Destaque em ranking de produtividade de energia no país, parque solar Ituverava, na Bahia, conta com soluções SMA

softelec
Destaque em ranking de produtividade de energia no país, parque solar Ituverava, na Bahia, conta com soluções SMA.

A planta solar, uma das maiores em operação no Brasil, conta com inversores SMA Sunny Central e SMA Power Plant Controller

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Campinas, julho de 2021 – O parque solar fotovoltaico Ituverava, localizado a 800 km da capital Salvador, no município de Tabocas do Brejo, é uma das maiores usinas fotovoltaicas em operação no Brasil e tem se destacado por sua eficiência na geração de energia limpa no país.

Em janeiro deste ano, os sete subparques de Ituverava ficaram com as sete primeiras, das 10 posições, de um ranking de produção realizado por uma consultoria privada, que forneceu ferramentas analíticas e estudos sobre o mercado de energia renovável no Brasil. Esta conquista foi possível, entre outros fatores, ao planejamento e uso de ferramentas inovadoras que monitoram a produção de energia em Ituverava em tempo real, emitindo avisos de maneira inteligente quando a produção é impactada por uma ineficiência ou interrupção no funcionamento de algum equipamento.

A usina conta com a tecnologia da SMA, líder mundial no mercado de inversores solares nos segmentos residencial, comercial e utility. Em Ituvareva, foram utilizados 98 inversores SMA Sunny Central SC2200 com MVB (Medium Voltage Blocker, ou Bloco de Média Tensão na tradução para o português). No parque Ituverava, também foi utilizada o SMA Power Plant Controller, que realiza o controle de toda a energia fotovoltaica na faixa de megawatts.

É indicado para usinas fotovoltaicas com inversores centrais, bem como para aqueles com inversores de string descentralizados.

Imagem: Divulgação | Grupo SMA

De acordo com o novo Country Manager da SMA Brasil, André Gellers:

“Estamos muito orgulhosos de ter as soluções da SMA nesta planta em Ituverava e acreditamos firmemente no potencial de crescimento da energia fotovoltaica no Brasil como ferramenta para diversificar a matriz energética a partir de soluções mais limpas e sustentáveis”, explica o executivo.

O parque solar Ituverava, construído pela subsidiária brasileira de energias renováveis do Grupo Enel no Brasil, Enel Green Power Brasil, possui aproximadamente 573 hectares e conta com mais de 800 mil painéis solares instalados. A usina tem capacidade instalada de 254 MW e produção anual de energia de 500 GWh, valor suficiente para atender a demanda de consumo de energia anual de mais de 268.000 domicílios brasileiros, evitando a emissão de mais de 185.000 toneladas de CO2 por ano.

Sobre os inversores da SMA

O inversor Sunny Central, com 1.850 kVA ou 2.200 kVA para 1.000 VDC e 2.500 kVA, 2.750 kVA ou 3.000 kVA para 1.500 VDC (a 35 ° C), permite projetos de usinas fotovoltaicas ainda mais eficientes. A flexibilidade deste inversor permite a implementação com uma variedade de módulos. O transformador da fonte de alimentação integrada e a área de instalação fornecem um ambiente ideal para a integração dos equipamentos necessários do cliente. Adequado para qualquer clima externo em todo o mundo, este novo Sunny Central está equipado com OptiCool, uma tecnologia comprovada de resfriamento de ar que garante um funcionamento suave em condições ambientais extremas.

Sobre a SMA

Como especialista líder mundial em tecnologia de sistemas fotovoltaicos, o Grupo SMA estabelece hoje os padrões para o fornecimento descentralizado e renovável de energia do futuro. O portfólio da SMA contém uma vasta gama de inversores FV eficientes, soluções de sistemas holísticas para sistemas FV de todas as classes de potência, sistemas inteligentes de gestão de energia e soluções de armazenamento de baterias, bem como soluções completas para aplicações híbridas FV e diesel. Serviços de energia digital, bem como serviços abrangentes, incluindo serviços de operação e manutenção para centrais elétricas FV completam a gama da SMA. Os inversores da SMA com uma potência total em torno de 95 giga watts foram instalados em mais de 190 países de todo o mundo. A tecnologia multipremiada da SMA está protegida por mais de 1.600 patentes e modelos de utilidade. Desde 2008, a matriz do grupo, a SMA Solar Technology AG, está listada no Prime Standard da Bolsa de Frankfurt (S92), bem como no índice SDAX. Site: https://www.sma-south-america.com/pt/

Crédito:
Imprensa | Grupo SMA

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4893 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!