Documentário aborda relação afetiva e ambiental de população com rios e água do Vale do Paraíba

softelec
Lançamento do filme acontece no dia 13/07, às 18h, no YouTube
Lançamento do filme acontece no dia 13/07, às 18h, no YouTube

Imagem: Divulgação | Lançamento do filme acontece no dia 13/07, às 18h, no YouTube

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – No dia 13 de julho, será lançado o minidocumentário “No Movimento das Águas”, sobre o projeto homônimo e suas oficinas que envolveram a população de Piquete, no Vale do Paraíba, para a conscientização sobre o bom uso de recursos naturais e construção de tecnologia ambiental de baixo custo.

O filme também visa abordar a relação afetiva e ambiental da comunidade local com as águas de Piquete. Para conferir, acesse o link no canal do YouTube da Fundação:

Realizado pela Fundação Energia e Saneamento, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Águas Piquete e Grupo Iguá Saneamento, o documentário conta com histórias e depoimentos de moradores da cidade e beneficiados pelo projeto, refletindo sobre as águas e rios do município. 

A iniciativa “No Movimento das Águas” em Piquete contou com uma oficina teórica e uma prática, que resultou na construção de um jardim filtrante, equipamento prático e eficiente de reutilização de água. Ao fim, foi realizado o minidocumentário sobre o recurso hídrico como patrimônio cultural da cidade.

Imagem: O filme também visa abordar a relação afetiva e ambiental da comunidade local com as águas de Piquete – Divulgação

A oficina teórica teve o objetivo de conscientizar os participantes acerca da importância de preservar os recursos naturais.

“Nessa oficina, foi dado o embasamento teórico e filosófico sobre o melhor uso dos recursos. Abordamos, também, fundamentos de permacultura, bioarquitetura, entre outros conceitos”, conta Rafael Ferreira, coordenador do projeto.

“Falamos sobre reutilizar os elementos que são gerados na residência de cada um antes de devolvê-los à natureza da melhor maneira possível. Trata-se de assumir a responsabilidade pelo impacto da sua existência”.

Já a atividade prática foi focada nos recursos hídricos, com a construção de um jardim filtrante que continua beneficiando os munícipes. Cada oficina contou com a participação de 10 moradores, mas o impacto na comunidade é imensurável. Afinal, cada participante pode influenciar várias outras pessoas com os conhecimentos adquiridos, além de promover a construção de outros jardins filtrantes.

“O jardim filtrante é barato e tem fácil aplicabilidade, podendo ser construído em mutirão. É ideal para áreas rurais, mas pode ser feito também no perímetro urbano, desde que o terreno seja espaçoso”.

O projeto, que, como o minidocumentário, contou com o patrocínio da Águas Piquete e Grupo Iguá Saneamento, reforça uma série de iniciativas de preservação de recursos hídricos na cidade.

“Realizamos desde 2010 atividades de melhoria na distribuição e qualidade da água em Piquete. Além das ações operacionais, entendemos que investir em projetos que contribuam com o consumo consciente e educação ambiental são métricas importantes para formar cidadãos mais responsáveis e colaborar para a manutenção dos recursos naturais”, afirma Mateus Banaco, diretor da empresa.   

De acordo com Rafael Ferreira, a região tem potencial para que a ação “No Movimento das Águas” amplie muito seu alcance.

“Nós conquistamos um público engajado, uma turma que está ali pronta para dar continuidade ao projeto. Num cenário ideal, seria interessante atingir 100% da zona rural. Há potencialidade para atingir milhares de pessoas, sendo que cada família impactada pode fazer uma grande diferença para a região”, conclui. 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Sobre a Águas Piquete  

Por meio de concessão plena com prazo de 30 anos, a Águas Piquete assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Piquete/SP em 2010. A empresa atende cerca de 13 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 38 municípios com 18 operações e que alcança cerca de 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. #águaspiquete #prefeituradepiquete

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas.

A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS).

No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. 

Site oficial: https://igua.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!