SCGÁS foca na ampliação da oferta de Gás Natural para Santa Catarina

Com abastecimento do mercado atual garantido, investimentos para ampliação da rede e ligação de novos clientes aumentam a demanda pelo insumo no Estado.

Devido a rápida recuperação do mercado catarinense no período pós pandemia, o consumo de Gás Natural no Estado registra crescimento, revelando a necessidade de ampliar o fornecimento. Em janeiro deste ano, a média diária de vendas de Gás Natural em Santa Catarina foi de 2.060.245 m³, valor 4,7% superior ao mesmo período em 2020.

O crescimento se deve a ampliação do fornecimento do insumo. Em 2020, a SCGÁS lançou o maior pacote de obras da sua história e registrou recorde na ligação de clientes.

Para atender a demanda de clientes e garantir o fornecimento de Gás Natural para novas regiões do Estado, a SCGÁS mantém contato com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A (TBG) sobre esta questão. 

Uma das possibilidades para ampliar o fornecimento devido aos crescentes volumes demandados é a abertura do mercado, que irá diversificar os suprimentos. Entre as alternativas possibilitadas por essa abertura está o GNL (Gás Natural Liquefeito), vindo por países vizinhos ou pela Baía Babitonga, em São Francisco do Sul. A ampliação da concorrência pode levar a oferta de preços mais competitivos.

Como prevenção, enquanto concessionária pública de distribuição de gás natural em Santa Catarina, a SCGÁS realizou chamamento público para receber propostas de suprimento adicional e recebeu seis propostas. O resultado da chamada deve sair em fevereiro e a previsão é para que o contrato inicie no segundo semestre. A empresa já realizou uma chamada pública coordenada no ano passado em parceria com as distribuidoras do Sul e a GasBrasiliano e lançará ainda neste ano uma nova chamada pública coordenada.

Essas medidas são necessárias para evitar o risco a médio prazo, pois, atualmente, não há qualquer restrição e há plena capacidade de atendimento à demanda na rede de distribuição de gás canalizado. Além disso, amenizam a restrição de capacidade no trecho sul do Gasbol que ocorre por conta do processo de chamada pública do transporte, promovido pela ANP e TBG em 2019. Entretanto a Petrobras realizou cessão de 140.000 m³ por dia de um contrato de transporte, transferindo para o SC2 (que compreende as estações de recebimento de Biguaçu até o Sul do Estado), que atualmente tem capacidade de atender 826.000 m³ por dia.

Crédito:
Imprensa | SCGÁS

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 689 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.