Fronius anuncia investimentos na área de soldagem

softelec
Divulgação

Imagem: Divulgação

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Março de 2023 – Após fechar 2022 com crescimento na casa dos dois dígitos, a Unidade Perfect Welding da Fronius, especializada em soluções de soldagem, reforça os investimentos para ampliar a capacidade produtiva e desenvolver soluções mais competitivas para o mercado.

A empresa, que investiu 187 milhões de euros no ano passado, vai destinar mais de 233 milhões de euros em 2023 para a construção de instalações com estrutura sustentável e lançamento de tecnologias voltadas para automação e digitalização da indústria de soldagem.

Ampliação das unidades fabris

A companhia segue com o plano de ampliação das unidades fabris, com a construção de novas instalações da fábrica de Sattledt, Áustria, que teve área útil ampliada de 41 mil m2 para 69 mil m2 no ano passado.

“Estamos criando espaço para estações adicionais de trabalho e linhas de produção para sistemas de soldagem, de forma a garantir uma situação estável de produção. Esperamos contratar cerca de 1,3 mil funcionários em todo o mundo até o final de 2023”, afirma Harald Scherleitner, diretor global de vendas e marketing, unidade de negócios Perfect Welding da Fronius International GmbH.

O centro industrial de Pettenbach, também na Áustria, é outro alvo de expansão em 2023.

“Lá serão criadas capacidades adicionais para a fabricação de tochas de solda, priorizando alto valor agregado, elevado padrão de qualidade e segurança. Além disso, o autoabastecimento com energia de fontes renováveis vem sendo continuamente aplicado nas instalações”, explica o executivo.

Sistemas inteligentes de soldagem 

Além da ampliação das unidades fabris, a aposta da Fronius para este ano são soluções digitais e de automação de soldagem, que ajudem o mercado a suprir a escassez de mão de obra especializada e a tornar o processo de produção mais sustentável.

Os investimentos serão focados no desenvolvimento de equipamentos e sistemas voltados para digitalização completa de todos os processos de soldagem, bem como dispositivos e aplicativos intuitivos e fáceis de usar, que poderão auxiliar os trabalhadores a executar os processos de soldagem exigentes e de alta qualidade com mais rapidez e eficiência.

No geral, a Fronius vê as soluções digitais como a chave para aumentar a eficiência e a qualidade dos processos de soldagem.

“A dedicação e motivação da Fronius em oferecer novas tecnologias vem totalmente de encontro à falta de especialistas. A tendência é que cada vez mais os equipamentos ofereçam recursos e comunicação para facilitar a aplicação e a integração com dispositivos mecânicos, automatizados ou robotizados”, observa Claudio Sá, diretor comercial da Perfect Welding, da Fronius do Brasil.

Segundo o executivo, entre as novidades tecnológicas da Fronius que devem chegar ao mercado neste ano está o WeldCube Navigator, software de treinamento e procedimento técnico que, por meio de um guia que traz o passo-a-passo pré-definido no visor, orienta o profissional a manusear as ferramentas de soldagem e trabalhar com diferentes técnicas para obter um acabamento de qualidade.

“O sistema garante a repetibilidade necessária para o aprendizado, facilitando o treinamento de novos soldadores em peças que tenham diferentes cordões de solda”, explica Claudio Sá.

Complementando o WeldCube, a Fronius deve lançar também o novo simulador de soldagem, composto por hardware com tochas de solda reais e recurso de realidade aumentada (AR), que permite ao profissional praticar as técnicas aprendidas em cenário mais realista.

O simulador ainda vem integrado com a plataforma Welducation Campus, que promove treinamento virtual de qualidade e abrangente, com teorias, exercícios práticos e testes de conhecimento.

Na parte de componentes, a novidade será o Dual Wire Feeder, alimentador de arame duplo para a série Fronius TransPuls Synergic/i. Equipado com duas bobinas de arame e duas mangueiras ou jogos de tochas de solda, o Dual Wire Feeder permite que o soldador alterne entre duas espessuras de arame ou materiais de forma rápida e fácil.

Fronius International GmbH

Fundada por Günter Fronius em 1945, a Fronius International é uma empresa austríaca com sede em Pettenbach e unidades em Sattledt, Steinhaus, Thalheim, Wels, Graz, Innsbruck, Salzburg e Viena. O que começou como um empreendimento local de um homem só, cresceu e tornou-se uma empresa global que atua nas áreas de Tecnologia de Soldagem, Energia Solar e Carregamento de Baterias. Por meio de 36 filiais internacionais e parceiros de vendas/representantes em mais de 60 países, a empresa tem uma taxa de exportação de 92%, com 5.660 colaboradores em todo o mundo e 1.321 patentes registradas, que a tornam líder em inovação no mercado mundial. Site oficial: https://www.fronius.com/en

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição.

A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW. Saiba mais no site da empresa. Site oficial: https://www.fronius.com/pt-br/brasil.

Perfect Welding

A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando a soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid, com ferramentas poderosas para a melhor soldagem possível. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Nosso objetivo é decodificar o “DNA do arco”. Site oficial: https://www.fronius.com/en/welding-technology

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!