NIVEA estimula reciclagem de embalagens e fortalece seu compromisso com Agenda de Sustentabilidade

softelec
O Grupo Beiersdorf, a NIVEA iniciou projeto para educar e envolver pessoas colaboradoras na reciclagem de embalagens, se unindo a Triciclo da Ambipar Group.
O Grupo Beiersdorf, a NIVEA iniciou projeto para educar e envolver pessoas colaboradoras na reciclagem de embalagens, se unindo a Triciclo da Ambipar Group.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2023 – Com um olhar atento para um modelo de negócios cada vez mais sustentável e o fortalecimento da Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele, do Grupo Beiersdorf, a NIVEA iniciou, em fevereiro, um projeto para educar e envolver pessoas colaboradoras na reciclagem de embalagens.

A empresa se uniu à Triciclo da Ambipar Group, para instalar a Retorna Machine em quatro locais: no escritório, em São Paulo (SP), na fábrica, em Itatiba (SP), e nos Centros de Distribuição em Jundiaí (SP) e em Extrema (MG).

O objetivo é chamar a atenção dos times para a importância da utilização de recursos circulares ao contar com o ecoponto Retorna Machine para coletar e dar o destino correto de reciclagem a embalagens pós-consumo de produtos NIVEA e Eucerin, além de itens como PET, latas, aço, longa vida (exceto laticínios), vidro e plásticos PP/PE.

O projeto de longo prazo é uma iniciativa do Grupo de Afinidade (GA) Sustentabilidade Meio Ambiente da Beiersdorf, um coletivo de pessoas colaboradoras de diversas áreas que atua para trazer mudanças efetivas e fortalecer a cultura interna da companhia.

“Segundo o relatório Who Cares? Who does? para a América Latina da Kantar, de outubro de 2022, quase metade dos brasileiros não compreendem conceitos de reciclagem e quais materiais podem ser reaproveitados. Por isso, trouxemos este projeto para abrirmos oportunidades de diálogo, orientar e compartilhar essas informações e contribuirmos na prática do dia a dia para o avanço da nossa Agenda de Sustentabilidade”, diz Guilherme Almeida, diretor de E-commerce e líder do GA Sustentabilidade Meio Ambiente da NIVEA.

Pessoas colaboradoras participaram de um treinamento oferecido pela Ambipar Triciclo para entender as funcionalidades da Retorna Machine e como começar a reciclar as embalagens. Os times ainda receberam uma sacola de PET reciclado para levarem os itens de casa para o trabalho de forma sustentável.

“Achei esta ação muito bacana. Está totalmente alinhada aos valores da empresa com sustentabilidade e ter essa comodidade dentro do escritório é fantástico”, comenta Leandro Henrique Rodrigo, gerente de Gente & Gestão.

A Retorna Machine da Ambipar Triciclo ainda oferece vantagens para quem cria sua conta no site ou aplicativo. A cada retorno de embalagens, a pessoa acumula pontos que podem ser trocados por recarga de celular, créditos de Bilhete Único, na conta Pag Bank e Mercado Pago, descontos na conta de luz, doações para instituições, entre outras.

O público de São Paulo consegue encontrar a Retorna Machine em diversas localidades, a exemplo de estações de metrô e, assim, dar o destino correto para as embalagens pós-consumo.

Desde 2021, a Triciclo, passou a integrar a Ambipar Group, ampliando a oferta de soluções sustentáveis, com a monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing.

“Nosso intuito é fomentar a educação ambiental e a economia circular através do desenvolvimento de soluções inovadoras, como a ‘Retorna Machine‘, que democratizam o descarte adequado de resíduos recicláveis”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo.

Compromissos globais

A Beiersdorf tem uma série de metas para as marcas do grupo em todo o mundo, inclusive no Brasil, um dos mercados mais importantes para a companhia. Entre as metas ambientais, os desafios a serem conquistados até 2025 são:

  • Reduzir em 50% o uso de plástico novo;
  • Reduzir em 30% a emissão de gases do efeito estufa em toda a cadeia;
  • Neutralizar as emissões de carbono até 2030, por meio da compensação ou compra de créditos;
  • Reduzir em 25% o consumo de água na produção;
  • 100% das embalagens refil, reutilizáveis ou recicláveis;
  • Todos os ingredientes renováveis de fontes sustentáveis e desmatamento zero.

Além dessas metas, a companhia busca identificar outras oportunidades para reduzir o impacto ambiental do negócio para o planeta. Uma das ações no pilar de Sustentabilidade foi reconhecida no começo deste ano: a Beiersdorf recebeu o certificado Compensaid, da Lufthansa Innovation Hub, pela compra de 5.008 quilos de combustível sustentável para aviação, utilizado pela companhia aérea alemã.

A iniciativa mitigou a emissão de 14.970 quilos de equivalência em dióxido de carbono (CO2e) em comparação com combustíveis fósseis convencionais.

Sobre a Beiersdorf AG 

A Beiersdorf se destaca por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele por quase 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 de cuidados com a pele*, EUCERIN (dermocosméticos), LA PRAIRIE (cosméticos seletivos) e HANSAPLAST / ELASTOPLAST (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como LABELLO, AQUAPHOR, FLORENA, 8X4, HIDROFUGAL, GAMMON, COPPERTONE, MAESTRO, CHAUL, e STOP THE WATER WHILE USING ME! completam nosso extenso portfólio. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.  

A empresa sediada em Hamburgo gerou vendas de € 7.025 milhões e um resultado operacional (EBIT) de € 828 milhões no ano fiscal de 2020. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf ”Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. Site oficial: https://www.beiersdorf.de

O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente. 

Sobre a NIVEA    

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.   

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.  

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca. 

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.  

Site oficial: https://www.nivea.com.br

Sobre a Ambipar Triciclo

A Ambipar Triciclo atua no mercado desde 2016, com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável através da monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing. Teve seu controle societário adquirido pelo Grupo Ambipar em 2021 e é a operadora dos Projetos Retorna Machine, Recicla Pharma e Deixaki, todos vinculados ao Programa de Fidelidade Triciclo.

Nesse programa, as embalagens coletadas valem tricoins, que podem ser trocados por benefícios, como bônus de energia elétrica, recarga de vale transporte, desconto em livraria, crédito em telefonia, crédito em conta digital e muito mais. Todo o material coletado é tratado pela própria Ambipar Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em seis anos de operação, já coletou mais de 25 milhões de embalagens pós-consumo, gerando fonte de renda, matéria-prima e trabalho.

Site oficial: https://triciclo.eco.br/triciclo-grupo-ambipar

Sobre a Ambipar

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa — SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 39 países ao todo. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.

Site oficial: https://ambipar.com

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!