BAIXAR PDF: Como abordar o uso racional da energia em um contexto educativo?

softelec

Imagem: Divulgação | E-book gratuito “Nas Linhas da Energia” é atrelado à BNCC e auxilia professores com sugestões de atividades e vídeos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O uso racional de energia e a preferência por fontes energéticas renováveis são medidas urgentes no contexto atual do planeta. De acordo com o relatório “Estado do Clima”, recém-divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a utilização de combustíveis fósseis é uma das principais razões para o agravamento de problemas globais, como a concentração de gases de efeito estufa e as alterações climáticas. 

No entanto, para gerar atitudes sustentáveis por toda a vida, é importante que a conscientização acerca dessas questões ambientais comece desde cedo, o que se torna um desafio para pais e educadores. Afinal, como abordar um assunto complexo como a geração de energia de maneira didática, mas que não entedie as crianças e adolescentes?

Pensando nisso, a Fundação Energia e Saneamento elaborou o e-book gratuito “Nas Linhas da Energia”. O material explica, de forma leve e divertida, conceitos como história da eletricidade, fontes renováveis, conservação energética e cálculos de utilização. Além da parte teórica, há ilustrações, gráficos e vídeos para aprofundamento.

O conteúdo é atrelado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe atividades lúdicas e debates que podem ser aplicados em sala de aula a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Para acessar, basta fazer o download no site da Fundação.

Além da parte teórica, há ilustrações, gráficos e vídeos para aprofundamento
Crédito: Divulgação

Acervo para pesquisas acadêmicas

O acervo da Fundação Energia e Saneamento tem um vasto conteúdo sobre a história da energia no Brasil, com fotos raras, pesquisas e documentos que podem ser utilizados para as mais diversas faixas educacionais. 

Entre as opções disponíveis para pesquisadores, há artigos sobre o processo de eletrificação no país e sobre o patrimônio industrial do setor elétrico em São Paulo, por exemplo, além da exposição de fotos sobre os 120 anos da Usina de Parnahyba

Para acessar os outros materiais disponíveis ao público,
acesse o site
https://www.energiaesaneamento.org.br/acervo.aspx .

O conteúdo está dividido em quatro categorias: arquivístico, bibliográfico, museológico e patrimônio arquitetônico. Há, também, um rico banco de imagens e opções de pesquisa para uso editorial e comercial. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Empresa mantenedora da Fundação Energia e Saneamento: CESP

Patrocinador master: CTG Brasil

Site: http://www.museudaenergia.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia
Instagram: @museudaenergia
YouTube: https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!