Volta às aulas: novas turmas de pessoas em situação de rua no Horta Social Urbana

softelec

Por Maria Clara Cabral | Retomada do curso de agricultura urbana contará com pessoas vindas de centros de acolhida. | Imagem: Site Divulgação Horta Social Urbana

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, janeiro 2021 – O programa Horta Social Urbana retoma as atividades no próximo dia 19/01 (terça-feira), com as turmas 13 e 14, cada uma composta por 8 homens e mulheres em situação de rua.

Realizado pela organização ARCAH, o curso promove capacitação socioprofissional em Agricultura Urbana Agroecológica e conta com oficinas de saúde e estudos, entre outros, para conviventes encaminhados de Centros de Acolhida de São Paulo.

Os educandos vêm de 5 Centros de Acolhida diferentes (CTA Vila Mariana, CA Morado do Sol, CA Estação Vivência, CTA Alcântara Machado, CA Santo Amaro), por isso, este ano as aulas têm início com uma semana de integração. O plano do curso visa principalmente o aprendizado da prática de plantio agroecológico. E as oficinas têm a função de desenvolver as habilidades socioemocionais dos educandos; trabalhar questões relacionadas ao mercado de trabalho e conquista de emprego; e os estimulam para a retomada dos estudos na rede pública de ensino.

O projeto

Mais de 300 pessoas em situação de rua já passaram pelo Horta Social Urbana e cerca de 30% deles conseguiram emprego, uma nova moradia ou retornaram para suas famílias. Alguns dos alunos formados, por exemplo, foram trabalhar na horta comercial que abastece um supermercado da rede Pão de Açúcar, na zona sul de São Paulo.

Após o término do período de aulas, a ARCAH apoia os educandos para que consigam reingressar no mercado de trabalho ou gerar renda a partir de hortas urbanas.

As hortas são criadas em espaços ociosos da cidade, sendo que parte da produção é enviada para centros temporários de acolhimento em São Paulo e outra parte serve para a alimentação dos alunos durante o curso.

Sobre ARCAH

A ARCAH (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade) é uma organização da sociedade civil que promove a reintegração de pessoas em situação de rua na sociedade por meio da capacitação socioprofissional e de ações de voluntariado. 

Desde a sua criação, em 2012, a ARCAH realiza iniciativas com o objetivo de compreender os desafios vividos pela população de rua de São Paulo, e encontrar soluções eficazes para contribuir com a retomada da dignidade, da cidadania e da autonomia dessas pessoas.  

A HORTA SOCIAL URBANA é um projeto da ARCAH de plantio e comercialização de alimentos orgânicos dentro da cidade de São Paulo, promovendo capacitação, autonomia e renda para pessoas acolhidas das ruas.

Como você pode contribuir com este projeto de integração social e sustentabilidade da cidade de São Paulo:

::: VOCÊ PODE SER UM VOLUNTÁRIO ARCAH
::: VOCÊ PODE FAZER DOAÇÕES/SER UM ASSOCIADO CLUBE DOS AMIGOS ARCAH
::: VOCÊ PODE COMPRAR AS CESTAS HORGÂNICAS, QUE SÃO ENTREGUES EM TODA GRADE SÃO PAULO SEMANALMENTE.

Imagem: Site Divulgação Horta Social Urbana

Crédito:
Maria Clara Cabral, Assessoria de Imprensa
ARCAH – Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade


ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5038 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!