Embrapa lança terceiro vídeo da campanha morango com selo Brasil Certificado

Embrapa lança terceiro vídeo da campanha morango com selo Brasil Certificado

O terceiro vídeo da série sobre o morango Brasil Certificado, obtido com a adoção da tecnologia da Produção Integrada, está disponível a partir de hoje (12 de maio), pelo Canal da Embrapa no YouTube.

O vídeo apresenta o foco na sustentabilidade e na produção consciente, com uso adequado do solo, da água e de todos os recursos empregados na propriedade em perfeita harmonia com o ambiente”.

ASSISTA A LIVE DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA

“Quando iniciamos este trabalho, há 15 anos , sabíamos que a Produção Integrada era uma ferramenta poderosa para reunir as melhores práticas agronômicas de combate aos problemas fitossanitários do morangueiro”, afirma a pesquisadora Fagoni Calegario, da Embrapa Meio Ambiente, que trabalha nesse projeto desde 2006. 

Atualmente, de acordo com a pesquisadora, os métodos de controle estão ainda mais modernos. Priorizando o equilíbrio da planta e do ambiente e os controles biológicos, a segurança e a qualidade do morango são garantidas.

“São mecanismos biológicos e naturais”, afirma Dante Andreazza, da South Berry Andreazza, empresa gaúcha certificada desde 2017.

O selo Brasil Certificado é a forma do consumidor identificar no mercado os morangos produzidos com todos esses cuidados e essa tecnologia.

“O morango da produção integrada tem procedência, tem identificação”, afirma Evandro Andreazza, da Granja Andreazza, empresa que entrega hoje, por ano, mais de 1.200 toneladas de morango certificado em todo país.

A campanha foi lançada com o objetivo de mostrar aos consumidores que existe mais essa opção de morangos de produção sustentável.

“O desafio agora é unir as pontas. O consumidor interessado neste produto precisa encontrar no mercado o morango com selo Brasil Certificado”, orienta Fagoni.

Sabendo desta possibilidade, os consumidores podem solicitar nos pontos de venda o morango com selo Brasil Certificado, motivando o varejo a oferecer não só o morango, mas também outros produtos que já usam o mesmo selo, como maçã, vinhos e suco de uva.

De acordo com Rosilene Souto, coordenadora de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o selo traz as logomarcas do Mapa e do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e é concedido aos agricultores que seguem o protocolo da Produção Integrada, comprovado por auditorias. 

“O selo é a forma do agricultor comprovar a produção sustentável, que utiliza recursos naturais de forma eficiente e substitui insumos químicos, por meio das boas práticas agrícolas, realizando a rastreabilidade em todo o processo,” afirma Rosilene.

A série, composta por quatro vídeos, mostra, na prática, todos esses os cuidados no cultivo e manuseio do morango Brasil Certificado, dando voz a produtores, técnicos e pesquisadores envolvidos no sistema. 

ASSISTA AO TERCEIRO VIDEO DA SÉRIE

Crédito:
Imprensa | Embrapa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.