A planta de triagem de resíduos totalmente automatizada ROAF maximiza as taxas de reciclagem graças aos sensores da TOMRA

softelec
A ROAF é uma planta de triagem de resíduos sólidos urbanos automatizada com os sensores da TOMRA, ocupando segundo lugar na Noruega.
A ROAF é uma planta de triagem de resíduos sólidos urbanos automatizada com os sensores da TOMRA, ocupando segundo lugar na Noruega.

Imagem: Divulgação

  • Inaugurada em 2014, a ROAF é uma planta de triagem de resíduos totalmente automatizada com os sensores óticos da TOMRA e ocupa o segundo lugar na classificação de resíduos sólidos urbanos por volume na Noruega. Desde que aboliu a coleta separada de plásticos, a instalação poderia aumentar suas taxas de recuperação de orgânicos e plásticos, maximizando seus esforços de reciclagem e mantendo baixo o impacto ambiental. A planta não apenas está mais perto de atingir as taxas de reciclagem de plásticos da UE em 2025 de 50%, mas também usa os orgânicos recuperados para a produção de biogás e o abastecimento de seus caminhões de coleta de resíduos.
  • Com a contribuição da tecnologia TOMRA, a combinação de uma gestão eficiente de resíduos e tecnologias avançadas de triagem faz com que a triagem de resíduos mistos ganhe o jogo no sul da Noruega e a ROAF ocupa o segundo lugar no processamento de resíduos domésticos em volume na Noruega.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2022 – Inaugurada em 2014, a ROAF é uma planta de triagem de resíduos totalmente automatizada com os sensores óticos da TOMRA e ocupa o segundo lugar na classificação de resíduos sólidos urbanos por volume na Noruega. Desde que aboliu a coleta separada de plásticos, a instalação poderia aumentar suas taxas de recuperação de orgânicos e plásticos, maximizando seus esforços de reciclagem e mantendo baixo o impacto ambiental.

A planta não apenas está mais perto de atingir as taxas de reciclagem de plásticos da UE em 2025 de 50%, mas também usa os orgânicos recuperados para a produção de biogás e o abastecimento de seus caminhões de coleta de resíduos.

A instalação está situada em Skedsmokorset, perto de Oslo, e coleta e seleciona resíduos de 7 municípios vizinhos.

Imagem: ROAF é uma planta de triagem de resíduos totalmente automatizada com os sensores óticos da TOMRA na Noruega.

Até sete anos atrás, os plásticos eram coletados separadamente na calçada, assim como papel e papelão e resíduos residuais. Infelizmente, muitos recicláveis ​​ainda acabaram na fração de lixo doméstico e foram considerados queimados. Para otimizar a recuperação de recursos e mitigar o impacto negativo da incineração, TOMRA e ROAF examinaram conjuntamente a composição dos resíduos domésticos e criaram um modelo de negócios para introduzir uma nova abordagem de gestão de resíduos para os sete municípios atendidos.

A triagem de resíduos mistos impulsiona a recuperação de recursos

Com base em uma análise detalhada e vários testes realizados com exemplos de resíduos sólidos urbanos da região no Centro de Testes da TOMRA na Alemanha e localmente na Noruega, os parceiros desenvolveram um novo modelo de negócios.

A nova abordagem inclui uma mudança nas práticas de gestão e coleta de resíduos da região e a construção de uma nova unidade de triagem.

Imagem: Circularidade dos resíduos orgânicos

Quanto à coleta de resíduos, os municípios da ROAF aboliram a coleta seletiva de plásticos e agora seguem um sistema de coleta de resíduos de 3 recipientes:

  • Resíduos biológicos: os moradores descartam os resíduos biológicos em sacos verdes e os jogam junto com plásticos e resíduos no recipiente de resíduos sólidos urbanos, que é recolhido por um caminhão ROAF e transportados para o centro de triagem.
  • Resíduos de Papel e Papelão: um segundo recipiente reúne papel e papelão.
  • Resíduos de Vidro e Metal: o terceiro destina-se ao descarte de embalagens de vidro e metal.

A segunda parte do novo modelo de negócios foi a construção da primeira planta de triagem de RSU do mundo totalmente automatizada. Após um período de planejamento extensivo de 3 anos, o construtor alemão STADLER construiu a planta em apenas 3 meses e recebeu o prêmio de negócios germano-norueguês por seus esforços em 2014.

Os trommels, abridores de sacos, separadores balísticos, Corrente de Foucault (eddy-current), ímãs e peneiras vibratórias trabalham em conjunto com os separadores ópticos mais avançados da TOMRA. Dezesseis AUTOSORT™ processam 40 toneladas de resíduos por hora.

A partir desses resíduos, as unidades recuperam biorresíduos, papéis e plásticos com alto nível de precisão no processo de triagem. Uma vez que os orgânicos, juntamente com os resíduos coletados na calçada, chegam à usina de triagem, eles são alimentados na instalação.

Imagem: tecnologia de separação e triagem de resíduos AUTOSORT™ da TOMRA Recycling

Primeiro, três dos sistemas AUTOSORT™ da TOMRA separam as sacos verdes dos resíduos restantes. Enquanto as sacolas verdes são enviadas para um local de biogás, onde os orgânicos são convertidos em biogás para reabastecimento dos caminhões de coleta e biofertilizantes da usina, as sacos de resíduos restantes passam por outras etapas de triagem.

Diferentes peneiras de tambor separam os materiais por tamanho antes dos separadores balísticos e 16 AUTOSORT™ altamente precisos realizam uma diferenciação muito mais precisa por tipo de material. Graças às tecnologias avançadas das unidades de classificação baseadas em sensores, incluindo NIR e VIS, cinco tipos diferentes de plásticos (LDPE, HDPE, PP, PET e plásticos mistos), bem como papel, podem ser separados com precisão do material de alimentação. Na última etapa, ímãs e Corrente de Foucault (eddy-current) removem as frações metálicas.

Todas as frações individuais geradas são armazenadas em bunkers e vendidas para processadores europeus, que transformam os materiais em reciclados de alta qualidade.

Em 2014, a fábrica já estabeleceu metas ambiciosas, mas olhando para trás a combinação de otimização de processos e equipamentos de última geração levou a um aumento considerável na recuperação de plásticos e resíduos sólidos urbanos.

Além disso, enquanto em 2014 as metas de triagem foram fixadas em 2.500 toneladas de plásticos e 6.000 toneladas de orgânicos por ano, a capacidade em 2021 chega a 3.600 toneladas para plásticos e 11.500 toneladas para bioresíduos.

Finalmente, desde a automação da planta em 2014, os esforços de triagem manual não são mais necessários, e o pessoal pode ser alocado para outras tarefas dentro da empresa. Olhando para os objetivos de longo prazo, a ROAF pretende aproveitar as suas realizações atuais e a experiência acumulada para atingir taxas de reutilização e reciclagem de 70% em 2030.

A sua ambição está em linha com as metas estabelecidas pela UE que exigem taxas de reciclagem de plástico de 55% e os de resíduos sólidos urbanos de 60% até 2030.

Tom Roger Fossum, Diretor Técnico da ROAF, comentou:

Imagem: Roger Fossum, Diretor Técnico da ROAF – Foto: Benjamin A. Ward / ROAF

“Desde o início de nossa colaboração, temos certeza de que escolhemos os parceiros certos. Tanto a TOMRA quanto a STADLER sempre estiveram à disposição e empreenderam esforços consideráveis, usando suas sinergias e combinando-as com nossa experiência local de gerenciamento de resíduos para realizar o projeto em conjunto. Como os resultados mostraram, tudo valeu a pena.”

Oliver Lambertz, vice-presidente e chefe de desenvolvimento de negócios da TOMRA Recycling, acrescenta:

“Estou acompanhando o projeto desde o início e pude ver como os pensamentos e testes iniciais se transformaram em um projeto inovador de práticas recomendadas. O que vemos agora é um sistema otimizado de gestão de resíduos, tornando a coleta seletiva de plásticos neste caso redundante. Ao mesmo tempo, poderíamos aumentar as taxas de recuperação e tirar a maior parte de nossos recursos. Na verdade, muito pouco se perde.”

>>>CONTINUA NA PÁGINA 2

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5030 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!