Tirolez aposta em energias renováveis e deixa de consumir mais de 10.000MWh de energia elétrica

softelec
Fábrica localizada no município de Tiros, em Minas Gerais. Foto: Tirolez/Divulgação
Fábrica localizada no município de Tiros, em Minas Gerais. Foto: Tirolez/Divulgação

Imagem: Divulgação | A maior empresa 100% brasileira de queijos reduz em 11% a taxa de consumo de energia elétrica (kwh/tonelada)

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2022 – Responsabilidade ambiental é um dos principais valores da Tirolez. Nos últimos quatro anos, entre 2017 e 2021, a maior empresa 100% brasileira de queijos reduziu em 11% a taxa de consumo de energia elétrica (KWh/toneladas), a partir de projetos focados no ganho de eficiência em equipamentos. No total, mais de 10.000MWh foram poupados, equivalente ao abastecimento de 3.100 residências ao longo de um ano.

O consumo de fontes renováveis também é uma prioridade da Tirolez, que segue o Mercado Livre de Energia, com abrangência nas unidades situadas no estado de São Paulo (Monte Aprazível e Lins), em Santa Catarina (Caxambu do Sul) e em Minas Gerais (Arapuá e Tiros).

“No total, 93% da energia elétrica consumida nessas fábricas é proveniente de fontes eólicas, fotovoltaicas, biomassa ou de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Para as unidades que ainda não estão no Mercado Livre, estão sendo realizados estudos para implantação de usinas fotovoltaicas para a geração própria de energia”, ressalta João Vitor Ferreira, Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tirolez.

Como parte das ações de redução, na unidade de Tiros, foi instalado um novo sistema anaeróbio, que é preparado para a coleta e aproveitamento do biogás gerado.

“Por ser uma fonte renovável, o grande diferencial do Sistema de Biogás é a capacidade de reaproveitamento de um resíduo que seria desperdiçado e ainda geraria custos de descarte”, destaca Ferreira.

A redução do consumo de energia também pode ser percebida no dia a dia da Tirolez. Fazem parte dessas ações a substituição de lâmpadas por luminárias de LED, que reduzem o consumo de energia elétrica, a instalação de sensores de presença para controle de iluminação em alguns setores das fábricas e a substituição de ventiladores antigos por ventiladores de alto rendimento.

Sobre a Tirolez

Fundada há 42 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção.

O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Saiba mais curtindo as redes sociais ou acesse o site:

Crédito:
Imprensa | Tirolez

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!