FURNAS investe quase R$ 400 milhões na Hidrelétrica de Porto Colômbia

softelec
Foto: @Furnas / Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia (MG/SP)
Foto: @Furnas / Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia (MG/SP)

Imagem: Divulgação | É a primeira de uma série de modernizações nos ativos da companhia após a capitalização e será feita pela Voith Hydro

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2022 – FURNAS e Voith, empresa alemã com mais de 60 anos de atuação no Brasil, assinaram o contrato para a modernização da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia (MG/SP), investimento de quase R$ 400 milhões, que inclui a prestação dos serviços de engenharia (projetos), obras civis, desmontagem e montagem eletromecânica, fornecimento de materiais, equipamentos e sistemas, treinamentos, descomissionamento e comissionamento, ensaios de rendimento e operação assistida.

A previsão é de que as mudanças levem cerca de seis anos.

Divulgação
Divulgação

Este é o primeiro investimento anunciado por FURNAS para seus ativos de geração após a capitalização.

“É um marco da retomada de crescimento da companhia, agora sem as amarras de uma empresa estatal e com disponibilidade de recursos”, disse o presidente da empresa, Caio Pompeu, na cerimônia de assinatura do contrato.

Presidente da Voith Hydro América Latina, Andreas Wellmann destacou a confiança entre as empresas como fator determinante na consolidação do negócio em um momento de transição.

“As equipes trabalharam de forma impecável, com maturidade e muita transparência, na condução de um acordo feito inicialmente com uma estatal para um contrato agora assinado com uma empresa privada. Para nós, da Voith, é um orgulho acompanhar FURNAS em um momento tão especial”, disse Andreas.

Localizada no rio Grande, entre os municípios de Planura (MG) e Guaíra (SP), a UHE Porto Colômbia tem 320 MW de capacidade total instalada, contando com quatro unidades geradoras de 80 MW cada. A operação comercial da usina foi iniciada em junho de 1973 e, em janeiro de 1974, ela já atingia sua capacidade total.

“São quase cinco décadas de operação. Com os avanços nas tecnologias aplicadas às usinas hidrelétricas, poderemos obter melhor desempenho e rendimento aos nossos equipamentos e sistemas. Por isso, priorizamos este investimento. É o primeiro de um plano de modernização que daremos seguimento no Sistema FURNAS”, anunciou o diretor de Engenharia da empresa, Sidnei Bispo. 

Com a modernização, serão substituídos geradores síncronos, reguladores de tensão, turbinas, reguladores de velocidade, sistema digital de supervisão e controle, sistema de excitação, sistema de proteção, equipamentos hidromecânicos, entre outros. As mudanças serão realizadas de forma gradual, em cada uma das unidades geradoras, para não comprometer a capacidade da usina.

Voith

Presente no Brasil desde 1964, a Voith tem participado de importantes projetos de infraestrutura que suportam o desenvolvimento do país. Foi responsável, por exemplo, pelo fornecimento das turbinas de Itaipu, em 1978, consideradas as maiores do mundo à época.

A unidade Hydro da Voith na América Latina desenvolve serviços e soluções personalizadas e de longo prazo tanto para grandes usinas como para pequenas centrais hidrelétricas.

Site oficial

FURNAS

Subsidiária da Eletrobras, FURNAS atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, e está presente em 15 estados e no Distrito Federal. Integram seu sistema 22 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e um complexo eólico, próprios ou em parceria com a iniciativa privada, além de mais de 35 mil km de linhas de transmissão e 72 subestações.

Ao longo das últimas seis décadas, FURNAS se tornou referência para outras empresas de energia. A companhia prioriza eficiência operacional, atuação por processos, inovação e sustentabilidade dos investimentos, além de medidas destinadas a aumentar a transparência de sua gestão. Nos últimos anos, tem desenvolvido projetos para diversificar ainda mais a sua matriz com foco em fontes renováveis.

Site oficial https://www.furnas.com.br

Crédito:
Imprensa | FURNAS

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!