FAO disponibiliza dados sobre gestão sustentável da terra em português

FAO disponibiliza dados sobre gestão sustentável da terra em português

Imagem: FAO/Fellipe Abreu

  • FAO disponibiliza dados sobre gestão sustentável da terra em português.
  • Plataforma leva recomendações de melhores práticas no manejo sustentável do solo para os 10 países que têm o português como língua oficial; além de informações, projeto pretende ampliar troca de informações entre países lusófonos.

Setembro de 2022 – No mês de agosto, o site da rede global de Visão Mundial das Abordagens e Tecnologias de Conservação, Wocat, tornou acessível para as mais de 260 milhões de pessoas que falam português ao redor do mundo, o seu acervo gratuito de melhores práticas de gestão sustentável da terra.*

A tradução foi viabilizada pelo projeto “Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil: Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade”, também conhecido como Redeser.

Perda de biodiversidade

O Redeser tem como objetivo interromper e reverter o processo de desertificação, por meio de ações para enfrentar as causas cada vez mais crescentes da degradação do solo e da perda de biodiversidade nos ecossistemas da Caatinga, com foco nas Áreas Suscetíveis à Desertificação, ASD. 

Menino ajuda família a trabalhar a terra no nordeste do Brasil
Crédito: Banco Mundial/Scott Wallace

O projeto é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente, GEF, e tem o Ministério do Meio Ambiente do Brasil como principal parceiro executor.

Já o Wocat, lançado em 1992, tem o objetivo de documentar, compartilhar e aplicar conhecimentos de gestão sustentável da terra. A rede estabelece um espaço inovador para compartilhar e dar escala a boas práticas para enfrentar a degradação do solo, as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

Estão disponíveis mapas, gráficos, informações relevantes e documentos sobre práticas de gestão sustentável testadas em diferentes lugares do mundo. Além disso, os profissionais que atuam na área também podem compartilhar suas próprias práticas e pesquisas.

Troca de experiências

Segundo o coordenador técnico do projeto, Gustavo Pinho, a tradução da plataforma propicia um ambiente mais acessível e amigável para pesquisadores e instituições, o que permitirá um maior intercâmbio das experiências não só pelo Brasil, mas também por outros países.

Uma mãe e duas filhas que trabalham em fazenda familiar em São Paulo, Brasil | Crédito: ONU Mulheres – Lianne Milton

Pinho adiciona que além de ser uma oportunidade de melhorar o conhecimento dos países que falam português sobre as práticas de manejo sustentável do solo, também aumentam a representatividade das ações dos países que falam português na plataforma.

Em 2020 o Banco de Dados Global de gestão sustentável da terra da rede Wocat foi oficialmente reconhecido pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, Unccd, como o principal banco de dados global sobre melhores práticas de manejo.

*Com a reportagem da FAO Brasil

Crédito:
Imprensa | Nações Unidas – ONU News

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2910 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!