Poluição por plásticos e seu impacto no mundo: a TOMRA faz parte desta revolução pelos recursos

softelec
Planta de reciclagem PET em flakes em funcionamento na cidade de Guolong, Guangdong, China.
Planta de reciclagem PET em flakes em funcionamento na cidade de Guolong, Guangdong, China.

Imagem: ©TOMRA Autosort – Planta de reciclagem PET em flakes em funcionamento na cidade de Guolong, Guangdong, China |  TOMRA é uma empresa global que atua para intensificar os ciclos da reciclagem e economia circular no mundo, desenvolvendo tecnologias inteligentes para coleta seletiva e triagem de resíduos sólidos urbanos e pós consumo.  

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Por Simone Horvatin, Colaboração para Ambiental Mercantil, Frankfurt na Alemanha

Mühlheim-Kärlich, outubro de 2021 – Nos dias 5 e 6 de outubro aconteceu o evento global TOMRA Talks, com a participação de vários “players” globais dos setores para discutir o futuro do tratamento de resíduos sólidos e reciclagem.

Poluição plástica tem impacto devastador na natureza  

Os plásticos começaram a ser produzidos em meados de 1950, e como matéria-prima, ofereceu muitas possibilidades e conveniência. Embora os plásticos possam ajudar a tornar a saúde mais segura (com descartáveis), fazer com que os nossos alimentos durem mais tempo e que as nossas embalagens sejam mais eficientes, os plásticos não tem um lugar “natural” no ecossistema e na natureza.

Como referência, em 1967 registrou-se 25 milhões de toneladas de plásticos produzidos. Em 2016, a produção global de plástico chegou a 396 milhões de toneladas, sendo estimado 53Kg de plásticos por habitante do planeta.

Dra. Jenna Jambeck, engenheira ambiental e professora da Universidade da Georgia, foi a primeira pesquisadora que avaliou o impacto dos plásticos no mundo e nos oceanos. Ela pesquisou e calculou a quantidade de plástico já produzida pela humanidade: 8,3 bilhões de toneladas. Um dos principais pontos da sua pesquisa foi estudar como as atividades humanas na terra que impactam nos oceanos, considerando o problema do “lixo plástico”. Ela afirma que o nosso lixo de consumo de todos os dias vai para os oceanos:  ao tomar um café, ao fazer compras no supermercado e assim por diante. Porém, o mais alarmante foi comprovar a quantidade deste lixo plástico descartado indevidamente na natureza.  

“Se todos os habitantes do globo ficassem lado a lado, nas praias dos litorais, cada um teria cinco sacolas de supermercados cheias de plásticos, e isso, por ano! O impacto da poluição plástica nos oceanos afeta os animais marinhos, na saúde humana, na teia alimentar e todo o ecossistema, da qual também fazemos parte”, Janmbeck afirma (assista ao último vídeo Jenna Jambeck: Changing Behavior to Reduce Plastic Pollution).

A TOMRA é parte desta revolução pelos recursos

Closing the Loop of Plastics” foi o tema principal do TOMRA Talks 2021, e demonstrou na prática a valoração de resíduos plásticos em toda sua cadeia de valores. Através de uma triagem e separação de alta precisão dos resíduos plásticos, a maximização e aproveitamento dos resíduos plásticos pós consumo para reciclagem se torna muito mais eficiente e rentável.  

Plástico é um material reciclável e de alto valor no mercado. Faz parte de um ciclo fechado: produção, uso, reciclagem, reuso, produção e assim por diante. As soluções da TOMRA Recycling contribuem para uma coleta seletiva e triagem de alta precisão,[MM1] [S2] [S3]  para garantir o máximo aproveitamento da qualidade dos plásticos para reciclagem. Os resíduos domésticos, separados em casa, vão para usinas como “plásticos“. O grande problema é que entre o que popularmente conhecemos como “plástico”, há vários subtipos na sua classificação (PET, PP. PE, etc), cada um com suas características próprias e seu valor comercial na cadeia. Por isso, com as tecnologias de inteligência artificial e “deep learning” desenvolvidas pela TOMRA Recycling, a triagem é muito mais eficiente e precisa.

Isso garante a valoração máxima do material reciclável e evita que grande parte vá para incineração indevidamente.

©TOMRA 2021 – INNOSORT FLAKE
©TOMRA 2021 – INNOSORT FLAKE
©TOMRA 2021 – INNOSORT FLAKE

Como líder global há quase 50 anos, a TOMRA Sorting Solutions tem como meta apoiar seus clientes a reciclar e valorar, de forma eficiente e precisa, resíduos plásticos.

O principal objetivo da TOMRA Recycling é “Fechar o ciclo dos plásticos“: através da reciclagem de precisão, aumentar a vida útil e reaproveitar os materiais da reciclagem, contribuindo com o meio ambiente e poupando os recursos naturais.

“Se olharmos globalmente, sabemos que apenas 14% dos plásticos pós-consumo são recolhidos para reciclagem. Todos nós conhecemos os problemas com o lixo plástico, basta simplesmente caminhar por ai, em terra, mas mais ainda nos oceanos. Já sabemos que, se continuarmos neste ritmo e não nos conscientizarmos que temos de agir, em 2050 haverá mais plásticos nos oceanos que peixes. É por isso que consideramos a reciclagem dos plásticos tão importante, e tema principal desta conferência “Closing the Loop on Plastics”.  É importante que a gente possa reciclar cada vez mais, poluir cada vez menos, e reduzir as emissões de CO2“, disse Tove.


Registre-se aqui para receber o vídeo de resumo da conferência: https://solutions.tomra.com/tomra-talks-2021-video

Sobre a TOMRA Recycling

A TOMRA Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de seleção baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Cerca de 7.400 sistemas foram instalados em mais de 100 países em todo o mundo.

A TOMRA Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para selecionar, descascar e processar análises para a indústria alimentícia, de mineração e outras. A TOMRA Sorting pertence à empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de 995 milhões de euros e emprega mais de 4.300 pessoas globalmente.

Para mais informações sobre a TOMRA Recycling visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga-nos no LinkedInTwitter or Facebook.

Referências:
WWF – World Wildlife Fund – Plastics Iniciative
Dr. Jenna Jambeck: Changing Behavior to Reduce Plastic Pollution

Crédito:
Simone Horvatin (Jornalista, MTB 0092611/SP), colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS
A única imprensa brasileira convidada a participar do evento, em Frankfurt na Alemanha.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!