Novos módulos Vertex da Trina Solar ajudam País a expandir geração solar

Novos módulos Vertex da Trina Solar ajudam País a expandir geração solar.
Novos módulos Vertex da Trina Solar ajudam País a expandir geração solar.

Imagem: Divulgação | Gao Leo, senior product manager da Trina Solar

Novembro de 2022 – O setor de energia solar é um dos mais aquecidos do mercado brasileiro.

Em um ano, a potência fotovoltaica instalada no País cresceu quase 50%, de acordo com dados da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica. Esse movimento impulsiona investimentos, estimula a criação de empregos e ajuda consumidores a reduzir custos fixos, além de contribuir para a saúde do planeta.   

No entanto, para continuar crescendo, a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos precisa de produtos mais avançados e que consigam otimizar a produção de energia, tenham maior compatibilidade elétrica e mecânica com outros equipamentos e sejam mais baratos. Essa é uma equação benéfica para qualquer atividade econômica: maior produtividade somada a custos menores. Ou seja, o investimento em pesquisa é fundamental para a contínua expansão do segmento.  

Nos últimos dez anos, a Trina Solar aplicou US$ 1,86 bilhão em pesquisas para desenvolver painéis solares mais eficientes e com o maior índice possível de compatibilidade em relação aos outros equipamentos do circuito, como inversores e trackers. Dentro dessa lógica é que estamos trazendo a nova geração dos módulos Vertex S DE09R e Vertex DE19R para o mercado brasileiro.

Além da maior eficiência e compatibilidade, seja elétrica ou mecânica, a nova geração também ganhou uma importante inovação.

Seu design possibilita que sejam embarcados mais painéis por contêiner, o que pode reduzir em até 21% o custo logístico e ainda reduzir a pegada de carbono de um projeto de geração solar.  

Em relação à eficiência, os novos painéis conseguem atingir um índice de até 21,5%. A maior eficiência, uma das maiores entre painéis similares das mais diversas marcas, é graças às suas novas células retangulares de 210mm, que ainda permitem aumentar em até 20W a potência de cada módulo. Apesar da potência maior, os novos módulos são compatíveis com a corrente dos principais inversores e otimizadores do mercado brasileiro, atingindo até 1A, no caso da linha DE09R, que é mais voltada para residências, e 15A na DE19R, indicados para todos os tamanhos de projetos de geração distribuída.  

Calculamos que grandes geradoras elétricas podem economizar entre 1 centavo e 1,5 centavo de dólar por kilowatt instalado com a nossa nova geração de módulos. Para as residências, essa economia é de 1 centavo de dólar por kilowatt. No caso da linha doméstica, a maior economia vem com o aumento entre 4% e 5% da capacidade instalada. Ou seja, é possível gerar mais energia na mesma área. Além disso, esses são módulos menores e mais leves, o que ajuda a diminuir o custo de instalação.  

Um dado interessante do Vertex DE19R, mais apropriado para o segmento de C&I, é em relação ao seu uso em rastreadores. Por conta da sua compatibilidade mecânica e baixa tensão de operação, podem-se instalar até 32 módulos desse modelo por rastreador, dependendo da temperatura mínima local. São de 2 a 4 a mais do que módulos padrão. De novo: maior produção de energia em um espaço menor. 

A performance desses módulos tem um impacto direto sobre o seu retorno de investimento, por causa do seu custo menor de instalação, de transporte e armazenagem. Com um risco menor e uma maior viabilidade econômica, projetos de geração que adotam os módulos Vertex S DE09R e Vertex DE19R têm mais chance de obter um financiamento e, provavelmente, seu custo de crédito será inferior ao de produtos concorrentes. Vale ressaltar que a Trina Solar é uma fabricante cujo índice de bancabilidade é AAA, o mais alto da indústria. 

A produção de energia por meio de painéis fotovoltaicos é uma indústria nova — aqui no Brasil, assim como nas economias mais avançadas —, mas que cresce a passos largos e apressados. Para atender essa dinâmica, é fundamental investir em tecnologias financeiramente acessíveis que permitam produzir mais energia em um espaço menor.  

Site oficial: https://www.trinasolar.com/pt

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3144 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!