TOMRA: A gestão de resíduos contribui para proteção do clima

softelec
TOMRA: A gestão de resíduos contribui para proteção do clima

Imagem: Divulgação |  IVAR IKS StavangerWebcast realizado em 7 de julho de 2021: Estudo TOMRA – Sistemas de recursos holísticos podem economizar 2,76 bilhões de toneladas de CO2

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) de 2016 foram concretizados pela Comissão Europeia.

A nova lei climática da UE aumenta a meta de redução de emissões de 40% para pelo menos 55% até 2030 para atender às expectativas da Cúpula Mundial do Clima de novembro em Glasgow.

Como líder em inovação, a TOMRA visa ajudar a atingir os objetivos e elevar a gestão de resíduos a outro nível. Um novo estudo encomendado pela TOMRA e conduzido pela EUNOMIA demonstra o potencial para um sistema de gestão de resíduos otimizado no que diz respeito às mudanças climáticas. No geral, é possível uma redução de 2,76 bilhões de toneladas de CO2 / ano.

Essa redução pode ser alcançada usando Sistemas de Recursos Holísticos – a combinação otimizada das principais práticas de gerenciamento de resíduos para coleta, seleção e reciclagem para promover a transição para uma economia circular, que está evitando o esgotamento de recursos naturais, reduzindo o descarte e contribuindo para um mundo neutro em carbono.

Os sistemas de recursos holísticos são uma combinação ideal de regulamentos de estrutura política, como responsabilidade estendida do produtor, sistemas de devolução de embalagens e processos técnicos para a triagem de resíduos. A consultoria de sustentabilidade com sede em Londres, Eunomia, examinou vários modelos para identificar o cenário mais eficiente e econômico para um sistema holístico.

Imagem: Fluxograma TOMRA HRS

O resultado é claro:

  • Os sistemas de devolução de embalagens para garrafas PET e latas de bebidas, com uma eficiência de retorno acima de 90%, devem desempenhar um papel central em tal sistema.
  • Com relação ao restante do lixo doméstico, apenas resíduos orgânicos, papel, têxteis e equipamentos elétricos e eletrônicos devem ser coletados separadamente.
  • O resto deve permanecer em um fluxo de resíduos mistos, que pode ser mais eficientemente separado em materiais reutilizáveis ​​para reciclagem posterior.

Isso permitirá que modelos holísticos personalizados regionalmente cortem as emissões globais de CO2 em até 5% – o equivalente a aterrar todos os voos comerciais em todo o mundo e tirar 65% dos carros das estradas.

“Agora é a hora de ação real para garantir que as sociedades parem de desperdiçar recursos com todas as consequências negativas relacionadas. Em muitos lugares, a pandemia ajudou a cumprir as metas do Acordo Climático de Paris”, ressalta Volker Rehrmann, Vice-Presidente Executivo e Chefe da Divisão de Reciclagem / Mineração e Economia Circular da TOMRA. “Mas mesmo para manter esse nível exigirá uma implementação determinada e consistente, incluindo sistemas holísticos, para fechar os ciclos.”

Os três elementos da gestão holística de resíduos são:

  • Sistemas de devolução de embalagens (deposit return schemes – DRS) para embalagens PET e latas de bebidas com eficiência de retorno acima de 90%. Eles maximizam a recuperação de material de alta qualidade e alta intensidade de carbono enquanto reduzem o lixo.
  • Coletas seletivas de resíduos orgânicos, papel, têxteis e equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE) permitem que esses materiais sejam reciclados para o maior aproveitamento do carbono. Embora coletas seletivas sejam uma parte intrínseca dos recursos holísticos, os índices de recuperação, mesmo nas melhores práticas, não são boas o suficiente. Uma triagem adicional da fração de resíduos restante sempre será necessária.
  • A triagem de resíduos misturados (mixed waste sorting – MWS) gera taxas adicionais de coleta e reciclagem acima e além do que os outros elementos podem oferecer. A incineração ou a disposição em aterro de plásticos e outros materiais com alto teor de carbono geram emissões desnecessárias de gases de efeito estufa (GEE). A MWS reduz essas emissões e retorna mais materiais ao sistema para incorporação em novos produtos. A MWS precisa ser considerada uma prioridade de investimento agora, já que é uma barreira necessária para garantir que os sistemas de gerenciamento de resíduos recuperem o máximo de recursos possível para reciclagem.

Para discutir mais a fundo esses conceitos e o white paper recentemente lançado (https://solutions.tomra.com/hrs-whitepaper-download), a TOMRA realizou um webcast ao vivo “Sistemas de recursos holísticos” com o Dr. Volker Rehrmann, EVP, TOMRA e o convidado Joe Papineschi, Presidente da Eunomia em 7 de julho de 2021 10:30 – 11:30 CET: https://solutions.tomra.com/ce-webcast-registration.

Apêndices:

Melhores práticas DRS – Lituânia

Imagem: Divulgação | DRS – Lituânia

Em fevereiro de 2016, o governo da Lituânia implementou um “sistema de devolução de embalagens”, para dar aos consumidores um incentivo para devolver embalagens de bebidas usadas para reciclagem. A TOMRA apoiou a Lituânia com a implementação de seu sistema de depósito de garrafas, lançado em fevereiro de 2016 com um cronograma de “ramp-up” apertado. O lançamento foi a primeira vez que a TOMRA trabalhou com um modelo “throughput” na Europa. O sistema de devolução de garrafas da Lituânia superou as expectativas, com 91,9% de todas as garrafas de bebidas devolvidas para reciclagem até o final de 2017.

Mais informações: https://www.tomra.com/en/collection/reverse-vending/case-studies/roll-out-lithuania

Melhores práticas MWS – IVAR IKS / Stavanger

Um modelo exemplar da estrutura de Sistemas de Recursos Holísticos está na região ao redor de Stavanger, na Noruega. Antes da análise, a região oferecia um sistema abrangente de coleta seletiva de resíduos orgânicos (alimentos e jardim), papel, plásticos, vidro e têxteis.

Imagem: Divulgação | IVAR IKS Stavanger

O sistema IVAR IKS agora processa todos os seus resíduos sólidos urbanos misturados em uma das Plantas de Triagem de RSU mais avançadas da Europa.

O resultado: uma planta de triagem de resíduos mistos recém-construída e totalmente automatizada, incluindo novas instalações para beneficiamento de plásticos e triagem de papel.

IVAR IKS alcançou aumento significativo nas taxas gerais de reciclagem, com a recuperação de plásticos e metais sendo mais notável na redução das emissões das mudanças climáticas. As mudanças implementadas no sistema, incluindo a separação de resíduos mistos, resultaram nas maiores taxas de reciclagem na sua classe. Em 2021, o IVAR IKS ficou em primeiro lugar na Noruega em taxas de coleta de embalagens de plástico pós-consumo.

Caso queira assistir ao Webcast na íntegra por favor consulte: https://video.tomra.com/the-holistic-resource-systemmp4

Sobre a TOMRA Recycling

A TOMRA Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de seleção baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos.

Cerca de 7.400 sistemas foram instalados em mais de 100 países em todo o mundo.

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade do mundo para aplicações de seleção de resíduos, a TOMRA Recycling continua sendo pioneira no setor, dedicando-se a recuperar frações de alta pureza que maximizam tanto a rentabilidade quanto o lucro.

A TOMRA Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para selecionar, descascar e processar análises para a indústria alimentícia, de mineração e outras. A TOMRA Sorting pertence à empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de 995 milhões de euros e emprega mais de 4.300 pessoas globalmente.

Para mais informações sobre a TOMRA Recycling visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga-nos no LinkedInTwitter or Facebook.

Crédito:
Imprensa | TOMRA Recycling

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!