Últimas notícias

#SOSPANTANAL, PORQUE MILHARES DE FAMÍLIAS E ANIMAIS NÃO PODEM ESPERAR

Imagem: Montagem de várias fotos, de vários autores, por uma boa causa 🙂

Vamos exercer nossa cidadania e apoiar aqueles que estão na linha de frente nos incêndios na região pantaneira. Neste momento, as ONGs de resgate de animais e de ajuda as comunidades carentes do Pantanal estão sobrecarregadas e no seu limite de capacidade. Ajudem a garantir os suprimentos necessários para salvá-los. Faça sua contribuição.

Apesar da criação do Conselho da Amazônia e da promessa de maior controle no bioma, por parte das Forças Armadas, agosto de 2020 repetiu a tragédia vivida em 2019, com um pico dramático no número de focos de fogo. No caso do Pantanal, a situação é ainda mais dramática: houve um aumento de 220% no número de focos de incêndio de 1 de janeiro a 31 de agosto. De acordo com o Inpe, foram 10.153 focos de calor; nesse mesmo período de 2019, foram contabilizados 3.165 focos. No caso do Pantanal, a situação é ainda mais dramática: houve um aumento de 220% no número de focos de incêndio de 1 de janeiro a 31 de agosto. De acordo com o Inpe, foram 10.153 focos de calor; nesse mesmo período de 2019, foram contabilizados 3.165 focos.

Notícias relacionadas: No mês de agosto, as queimadas no Pantanal cresceram mais de 200% e bateram recorde ; Animais típicos do Pantanal que você pode ajudar a salvar


AS COMUNIDADES CARENTES E OS ANIMAIS ESTÃO SOFRENDO. CONHEÇA AS ONGS QUE ATUAM NA LINHA DE FRENTE NO PANTANAL E PRECISAM DO SEU APOIO. SE PUDER, CONTRIBUA.


::::: COMITÊ DO FOGO :::::
#somostodospantanal
https://voaa.me/vaquinha-pantanal (ENCERRADA)

Pantanal em Chamas. Toda vida importa. Ajude a salvar milhares de animais silvestres (composto por diversas instituições de governo, terceiro setor e iniciativa privada). Montaram um Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres – PAEAS Pantanal para receber donativos (para doar, clique no link acima).

Notícia relacionada: Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres entra em operação

Vakinha Razões para Acreditar

::::: AMPARA ANIMAL :::::
https://voaa.me/vaquinha-pantanal (ENCERRADA)

::::: Agora as doações para AMPARA Silvestre podem ser feitas aqui ::::: https://amparanimal.colabore.org/oncas/single_step .

“Os poucos animais encontrados com vida chegam em estado gravíssimo e estamos fazendo o melhor possível por eles”, afirmou Juliana Camargo, presidente da Ampara.

A AMPARA Animal e a AMPARA Silvestre lançaram a campanha PANTANAL EM CHAMAS, com a finalidade de captar recursos para manter a operação do PAEAS Pantanal funcionando, garantindo os suprimentos necessários para resgate e reabilitação dos animais, para que tenham chance de voltar ao seu habitat posteriormente. Para doar, link acima.

ATENÇÃO: A AMPARA Animal também está recrutando veterinários para compor a equipe de voluntários na região.


::::: FUNDAÇÃO ECOTRÓPICA :::::
http://www.ecotropica.org.br/doadores
VAKINHA – EMERGÊNCIA PANTANAL: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/chamas-no-pantanal-ajude-fundacao-ecotropica

Fundação Ecotrópica atualmente se empenha para conter os incêndios na região e resgatar animais feridos e afetados pelo fogo. Trabalhando há 31 anos com a preservação da natureza no Pantanal mato-grossense, a ONG está aceitando qualquer tipo de doação (veja nos links acima).

ATENÇÃO, SUA DOAÇÃO PODE SER EM DINHEIRO OU MATERIAIS:
as necessidades vão desde máscaras, luvas, perneira, botinas, camisetas, soro fisiológico, até medicamentos como, gaze, pomadas de queimadura, rifocina, repelente e demais itens farmacêuticos e de uso pessoal.


::::: INSTITUTO ACAIA :::::
https://www.acaia.org.br/doacoes

O Acaia Pantanal nasceu em 2008, quando o Instituto Acaia estendeu suas atividades abrindo uma filial em Corumbá-MS com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano e social do Pantanal por meio de ações educativas integradas à preservação do bioma. Aqueles que contribuem, apoiam ações que visam a sustentabilidade social, ambiental e econômica da Bacia do Alto Paraguai, que abriga o Pantanal. Doações no link acima.


::::: INSTITUTO ARARA AZUL :::::
https://www.institutoararaazul.org.br/como-ajudar/

A campanha “Adote um Ninho” visa apoiar as ações do Projeto Arara Azul no Pantanal, através das pesquisas e do monitoramento de ninhos naturais e artificiais. O apadrinhamento desses ninhos, através da adoção, proporcionará a manutenção da biodiversidade do Pantanal: tanto as araras-azuis como várias outras espécies de animais que ocupam as mesmas cavidades. Saiba como participar, encaminhando um e-mail para diretoriaexecutiva@institutoararaazul.org.br ou contato@institutoararaazul.org.br ou no link acima.

Notícia relacionada: Queimadas no Pantanal: avanço do fogo ameaça santuário de araras azuis


::::: ECOA ECOLOGIA E AÇÃO :::::
https://ecoa.org.br/apoie/

Ecoa – Ecologia e Ação é uma organização não governamental que surgiu em 1989, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Atualmente, as principais linhas de trabalho da organização estão direcionadas pelas temáticas: comunidades pantaneiras, mudanças climáticas no Pantanal, conservação de polinizadores e agências financiadoras e seus desembolsos nas áreas de infraestrutura e energia. Doações no link acima.

Alcides Faria – ECOA

::::: COMITIVA ESPERANÇA :::::
https://comitivaesperanca.com.br/doar/

ALIMENTOS, PRODUTOS DE HIGIENE E AMOR AO PRÓXIMO

A ONG Comitiva Esperança leva alimentos, produtos de higiene e informação às comunidades carentes do Pantanal e do Cerrado de Mato Grosso do Sul. Milhares de famílias das áreas rurais e regiões de difícil acesso do interior do Pantanal e do Cerrado correm perigo! Você pode contribuir com cestas básicas ou doação em dinheiro no link acima.

Notícias relacionadas: Mãe pantaneira vive momentos de horror ao ver fogo avançar sobre casa , Fogo avança sobre o Pantanal, imagens impressionam. Confira!


::::: INSTITUTO ONÇAFARI :::::
https://oncafari.org/doe-agora/

A meta do Instituto Onçafari é preservar áreas de interesse ecológico. Propriedades com áreas de mata nativa ou em regeneração são doadas por filantropos à associação, que passa a protegê-las, garantindo abrigo e passagem para a fauna silvestre. O Onçafari Rewild estruturou, em parceria com o CENAP/ ICMBio, projetos de pesquisa para reintroduzir onças-pintadas em seu habitat, uma importante ferramenta para a recuperação de populações ameaçadas de extinção. Faça sua doação no link acima.

>>>>> Conheça as onças monitoradas pelo Instituto Onçafari

Notícia relacionada: Queimadas no Pantanal: a luta pela sobrevivência do maior felino das Américas em meio aos incêndios


::::: INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES – ICAS :::::
https://www.icasconservation.org.br/

O Instituto de Conservação de Animais Silvestres – ICAS, foi criado para apoiar projetos de conservação que favoreçam a biodiversidade no Brasil. O ICAS tem como principal objetivo a conservação de duas espécies icônicas da nossa fauna, o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira, através dos Projetos Tatu-Canastra e Bandeiras e Rodovias. Para fazer sua doação vá no link acima e clique na página DOE.


::::: WWF BRASIL :::::
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/faca_a_sua_parte/

O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, de natureza não-governamental e constituída como associação civil sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Para doar, clique no link acima.

Neste momento, o WWF-Brasil fornece apoio imediato ao combate a queimadas e desmatamento. Em agosto, para minimizar a situação de despreparo e desamparo das comunidades em relação ao fogo que assola o Pantanal, o WWF-Brasil realizou a entrega de equipamentos e uniformes para as brigadas de combate comunitárias da região, que também recebem treinamentos do Prevfogo/Ibama.


::::: WILD CONSERVATIO SOCIETY (WCS) BRASIL :::::
https://www.wcs.org

A WCS preserva a fauna silvestre e lugares naturais em todo o mundo através da ciência, da conservação ambiental e da educação, e inspirando as pessoas a valorizar a natureza. A WCS-Brasil, junto com seus parceiros, tem como objetivo manter e, se necessário, aumentar as populações de onça na Amazônia brasileira e no Pantanal / Cerrado, de modo que este animal símbolo sempre faça parte da nossa cultura e imaginação e além disso, que ainda continue a nos inspirar a conservar lugares selvagens que estão bem ligados a outros lugares. As doações são feitas em dólar (a partir de US$25).

Notícia relacionada: Comunicado sobre os incêndios na Amazônia


Créditos:
Catraca Livre, Ampara Animal, Fundação Ecotrópica, Instituto Acaia, Instituto Arara Azul, Ecoa, Comitiva Esperança, Instituto Onçafari, Instituto de Conservação de Animais Silvestres – ICAS, WWF-Brasil, WCS Brasil