Como funciona um dos maiores telhados verdes da América Latina

softelec

Imagem: Divulgação Fotos Ecotelhado | Empreendimento no Brasil tem 10 mil metros quadrados de cobertura verde que capta água da chuva

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2022 – A busca pelo melhor aproveitamento de água e energia foi uma premissa na construção da nova sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac no Rio Grande do Sul.

O empreendimento investiu em iluminação natural, placas fotovoltaicas e instalou 10 mil metros quadrados de telhados verdes. A cobertura verde é considerada uma das maiores da América Latina atualmente. 

Projetada pelo Estúdio 41, a edificação comporta o espaço Administrativo da entidade. A ideia central foi criar um ambiente agradável, conectado à natureza e acessível para favorecer o convívio entre os colaboradores e a comunidade local. Há áreas de alimentação, exposições, eventos e espaços ao ar livre.

Crédito: Divulgação

Os cuidados com os recursos naturais começaram na construção do prédio com pedras in natura, recolhimento adequado de resíduos, controle de óleos e solventes e sistema de captação de energia solar. Os telhados verdes da Ecotelhado foram projetados para aumentar o isolamento térmico e possuem cisternas para reter a água da chuva, que irriga a vegetação do telhado e poderá ser direcionada depois na jardinagem ou no lago.

“Com os tetos verdes, conseguimos reduzir em torno de cinco graus a menos de temperatura em relação ao ambiente externo nas épocas quentes, o que nos proporciona economia de energia. Temos a capacidade de captar e reter 90 mil litros de água”, explica o gestor do condomínio Vitor Dossa.

Crédito: Divulgação

Como funciona a cobertura verde na Fecomércio-RS

O resultado é possível porque há um sistema eficiente por trás. É o que explica a arquiteta Catarina Feijó, da Ecotelhado, empresa de Porto Alegre pioneira no desenvolvimento desse tipo de produto.

“O nosso telhado verde é hidropônico, que é o cultivo de plantas com pouco uso de substrato. Desenvolvemos diversos módulos que são adequados de acordo com a área de inserção do projeto, deixando espaço embaixo da vegetação para que a água fique armazenada dentro. Na elaboração destes sistemas, nós usamos ainda o design da biomimetica, que é inspirado na natureza”.

Além de reduzir o gasto com energia, captar e permitir o reuso de água potável, a arquiteta lembra que o telhado verde tem papel importante na drenagem urbana, uma vez que a água da chuva que iria para as ruas e poderia provocar inundações é reaproveitada.

Crédito: Divulgação

“Também atua como isolante acústico, reduz a poluição na cidade, favorece a biodiversidade, atraindo borboletas e passarinhos, e pode se tornar um excelente espaço de convivência nas empresas e condomínios. Auxilia ainda na pontuação de certificações sustentáveis, como LEED e Agua”, ressalta.

Com todas as escolhas que fez, o Sistema Fecomércio-RS espera conquistar, em breve, a sua segunda Certificação Aqua, um dos mais importantes selos verdes quando se fala em sustentabilidade.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!