Centro de Pesquisa da Syngenta Seeds reduz pegada de carbono em 297 toneladas por ano com o uso de energia solar

softelec

Imagem: Emerson França/Divulgação – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Syngenta Seeds/Uberlândia-MG | Mais de 3,9 mil painéis fotovoltaicos garantem a geração de energia limpa para a estação, considerada a maior da América Latina e localizada em Uberlândia (MG); redução de efluentes em 92% e preservação de vegetação nativa também fazem parte das iniciativas sustentáveis

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 O quanto representa deixar de emitir 297 toneladas de CO2 por ano na atmosfera? O equivalente a plantar aproximadamente nove mil árvores. Esse é o resultado obtido pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Syngenta Seeds, localizado em Uberlândia (MG) — considerado a maior estação de pesquisas da empresa na América Latina. As melhorias na unidade tornaram o local referência em sustentabilidade nas operações da marca.

“Queremos ser parte da solução e, portanto, a sustentabilidade precisa estar em tudo o que fazemos, desde o desenvolvimento de produtos inovadores que ajudem os agricultores a enfrentarem os desafios impostos pelas mudanças climáticas, até à minimização dos impactos de nossas operações. Neste contexto, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Uberlândia, é um exemplo de como a Syngenta Seeds trabalha a sustentabilidade e a inovação em sua operação, contribuindo para uma agricultura neutra em carbono e reduzindo a intensidade de carbono”, afirma Jair Unfried, Head de Desenvolvimento de Germoplasma de Soja da Syngenta Seeds para a América Latina.

Com 330 hectares de área total, dos quais 220 hectares são de área experimental, mais de dez mil metros quadrados de estufas e oito mil metros quadrados de laboratórios, a unidade desenvolve sementes com inovação para resistência a insetos, fungos e estresses abióticos, ao mesmo tempo em que elabora e implementa soluções voltadas à sustentabilidade em suas operações.

Uma das principais mudanças foi a instalação de 3.948 painéis fotovoltaicos para captação de energia solar, que geram 180 mil quilowatts de energia limpa por mês — cerca de 60% do consumo da unidade. Além disso, a empresa realizou a troca de 99% das lâmpadas por modelos LED em todos os setores, contribuindo assim para a redução do consumo de energia e emissão de gás carbônico.

Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Syngenta Seeds/Uberlândia-MG – Crédito: Emerson França/Divulgação

Por ser todo em vidro, o novo escritório da unidade prioriza o uso de luz natural em seu design e conta com um sistema que, para manter a temperatura do ambiente interno, ajusta as configurações dos aparelhos de ar-condicionado de acordo com a temperatura externa.

Outra iniciativa sustentável implementada no local, é a coleta de água da chuva, em reservatórios com capacidade de 18 mil litros, para reuso nos banheiros.

No campo localizado na unidade de pesquisa, as técnicas de irrigação por gotejo subterrâneo, com automação e decisão baseada em dados, implementadas em 45 hectares da unidade, junto a outras iniciativas como implementação de tratores e drones, e técnicas de smart farm, resultaram em redução de efluentes em 92%.

A unidade em Uberlândia também se destaca por ser referência na preservação de vegetação natural. De seus 330 hectares totais, 109 hectares são de área de preservação permanente (APP).

No Brasil, a Syngenta Seeds conta com seis estações de pesquisa focadas no desenvolvimento de sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho e soja. Em todas as unidades, a empresa implementa iniciativas sustentáveis para reduzir a intensidade de carbono de suas operações.

Sobre a Syngenta  

A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.  

O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.  

Site oficial: https://www.syngenta.com.br/

Crédito:
Imprensa | Syngenta

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!