Volume de energia solar e eólica contratada no longo prazo no mercado livre tem queda de 30% no último ano no País

softelec
A CELA – Clean Energy Latin America é uma empresa de consultoria para investimentos em energia renovável na América Latina.
A CELA – Clean Energy Latin America é uma empresa de consultoria para investimentos em energia renovável na América Latina.

Imagem: Divulgação | Embora o montante negociado tenha sido menor, mercado registrou crescimento de contratos no período, saltando de 15 PPAs assinados em 2021 para 22 PPAs celebrados em 2022, impulsionados pelo modelo de autoprodução

Março de 2023 – O volume de energia contratada no Ambiente de Contratação Livre (ACL) no Brasil em 2022, o chamado mercado livre de energia, caiu 30% na comparação com o montante negociado no exercício anterior, conforme mostra estudo divulgado este mês pela consultoria CELA (Clean Energy Latin America).

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

O motivo da queda nos PPAs (Power Purchase Agreement), que são contratos de longo prazo entre consumidores e geradores de energia renovável que comercializam no mercado livre, está ligado, de acordo com análise da CELA, à queda nos preços da energia de curto prazo, aumento nas taxas de juros e elevação do CAPEX (investimentos de implantação de projetos) nos empreendimentos de geração centralizada com as fontes renováveis, o que retraiu a contratação de energia no longo prazo no ambiente livre.

Embora o volume contratado tenha sido menor em 2022, o mercado registrou um número maior de contratos no período, saltando de 15 PPAs assinados em 2021 para 22 PPAs celebrados em 2022, que equivalem a 516 megawatts médios (MWmédios) contratados.

“Percebemos, no último ano, uma maior aposta no mercado livre de projetos de autoprodução de energia, modalidade que viabilizou os PPAs ao longo 2022, inclusive em nova modalidade de autoprodução com arrendamento de usinas pela primeira vez”, comenta Camila Ramos, CEO da CELA.

Na sétima edição, o estudo da CELA traz os PPAs assinados entre janeiro e dezembro de 2022, além de análises históricas coletadas nos últimos seis anos pela consultoria junto às empresas, que somam 111 PPAs de longo prazo de eólica e solar no ACL, equivalente a 3.093 MWmédios contratados. Desses, 75 são PPAs de solar e 36 são PPAs de eólica; 2.008 MWmédios de solar e 1.086 MWmédios de eólica

A proposta do estudo, que ouviu entre janeiro e março de 2023 as principais empresas geradoras de renováveis com informações de contratos de longo prazo, é trazer um panorama do segmento de PPAs de solar e eólica no ACL, com base em entrevistas com os participantes, e ainda traz análises mais detalhadas desses 111 PPAs, inclusive preço, prazo, indexação, submercado, financiamento, entre outros.

Esta edição do estudo foi patrocinada pela AES e pela CELEO.

Sobre a CELA

A CELA – Clean Energy Latin America é uma butique de investimentos que presta assessoria financeira e consultoria estratégica a empresas e investidores do setor de energia renovável na América Latina. É especializada nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica, armazenamento de energia e hidrogênio verde. Trabalha com planos de negócios, a análise de viabilidade de projetos, captação de recursos, M&A, project finance estruturação financeira de PPAs no mercado livre e regulado.

Site oficial: https://www.cela.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!