No Dia Mundial da Reciclagem, Movimento Plástico Transforma reforça a importância da economia circular

softelec
O Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), inaugurou recentemente no Museu Catavento, em São Paulo, o espaço Economia Circular do Plástico.
O Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), inaugurou recentemente no Museu Catavento, em São Paulo, o espaço Economia Circular do Plástico.

Imagem: Divulgação | Com ações no Museu Catavento e na Corrida de São Silvestre, iniciativa busca mostrar para a sociedade a importância do descarte correto de resíduos e a reciclagem

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi instituída pela UNESCO com o objetivo de trazer reflexões sobre a necessidade de realizar o descarte correto de materiais em prol da sustentabilidade do planeta. Segundo Telines Basílio do Nascimento Júnior, presidente da Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva da Capela do Socorro (Coopercaps), em 2022, apenas a Coopercaps processou 23 mil toneladas de resíduos, sendo que o plástico representa 50% do faturamento da cooperativa. Isso só demonstra a importância do material dentro da economia circular e para a geração de renda da população.

Como forma de contribuir para o aumento da reciclagem no país, principalmente do plástico, promovendo uma experiência interativa que resulte em uma nova percepção sobre o material, o Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), inaugurou recentemente no Museu Catavento, em São Paulo, o espaço Economia Circular do Plástico.

Localizado no segundo andar do Museu, a atividade reúne desde informações sobre a criação dos plásticos, seus diversos tipos, como eles são aplicados no dia a dia da sociedade, além de jogos e projeções sobre consumo e descarte conscientes, reciclagem e a importância da gestão correta dos resíduos para a evolução da economia circular.

Além desta iniciativa, o Movimento em parceria com a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, também realizou nos últimos três anos a coleta dos copos plásticos utilizados pelos corredores da Corrida Internacional de São Silvestre.

Apenas em 2022, foram recolhidos cerca de 1.500 kg de copos plásticos que foram transportados até uma gestora de resíduos para triagem e, posteriormente, reciclados para que sejam transformados em novos produtos. Ou seja, os copos plásticos utilizados para hidratar os atletas se tornarão mesas e cadeiras infantis que serão doadas para escolas.

O brasileiro mais bem colocado na última corrida de São Silvestre reforça a importância da separação dos resíduos e de sua destinação correta. Segundo Fábio Jesus Correia, que até o fim do ano passado era coletor e corredor amador, e que após o quarto lugar conquistado na corrida foi contratado pelo clube do São Paulo como atleta, durante o seu trabalho, via muito lixo que poderia ter sido reciclado sendo descartado de forma errada.

“Eu coletava produtos descartáveis, mas junto eu via muitos produtos que poderiam ser reutilizados. Eu acredito que se a população fizesse uma melhor separação dos resíduos, muita coisa poderia não ir para os aterros”, complementa.

Simone Carvalho, do comitê técnico do Movimento Plástico Transforma, explica que as duas ações têm como objetivo demonstrar para à sociedade e principalmente para as crianças os benefícios que podem ser obtidos com a reciclagem e a destinação correta de resíduos.

“Queremos reforçar a importância da economia circular, em que um mesmo produto pode ser utilizado de diversas formas, transformado em outros materiais, ao invés de ser descartado em um lixão, por exemplo”, finaliza.

Sobre o Movimento Plástico Transforma

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demostram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversos projetos voltados à sociedade que juntos já impactaram mais de 200 mil pessoas.

A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico – fruto da parceria entre a  ABIPLAST e a Braskem.

Site oficial: https://www.plasticotransforma.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!