Perigo invisível: acidentes por vazamentos de amônia e outros gases refrigerantes podem colocar em risco a vida dos trabalhadores das indústrias

softelec
Perigo invisível: acidentes por vazamentos de amônia e outros gases refrigerantes podem colocar em risco a vida dos trabalhadores das indústrias.

Imagem: Divulgação | Um sistema de detecção de gases confiável é importante para garantir a segurança da operação industrial, qualidade do produto e estar em conformidade com as legislações locais

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O perigo pode ser invisível. Vazamentos de gás em indústrias podem ocasionar paradas na produção, criando problemas financeiros, além de acidentes de proporções catastróficas, até mesmo com o custo de vidas.

A utilização ou geração de gases em processos industriais não se limita a gases convencionais, como o gás natural que conhecemos. Indústrias do ramo de alimentos e bebidas, como grandes frigoríficos e indústrias cervejeiras, fazem uso de gases refrigerantesamônia, R-123 ou R-404A –, em suas operações diárias para garantir a refrigeração e a conservação de seus produtos.

Caso ocorra um vazamento do gás utilizado no sistema de refrigeração, e dependendo de sua proporção, faz-se necessária a interdição de grande parte da planta industrial, com a retirada dos funcionários e a paralisação das atividades até que toda a área afetada seja desintoxicada, causando prejuízos inestimáveis.

“Um vazamento de amônia, por exemplo, pode causar desde uma intoxicação nos funcionários até mesmo explosões de grandes portes, colocando em risco a vida desses trabalhadores e gerando um prejuízo incalculável”, diz Felipe Claudiano, gerente de Produtos de Detecção Fixa e Portátil de Gases da MSA Safety, multinacional líder global no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos de segurança.

Portanto, as plantas industriais necessitam de um sistema eficiente capaz de detectar precocemente vazamentos de gases refrigerantes. A NR 36, norma regulamentadora de saúde e segurança do trabalho – especialmente para indústrias e empresas de abate e processamento de carnes e derivados –, estabelece os requisitos mínimos para avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes e traz, entre as várias medidas, a obrigatoriedade de implantação de mecanismos para a detecção precoce de vazamentos nos pontos críticos, acoplados a um sistema de alarme e instalação de painel de controle do sistema de refrigeração, entre os fatores fundamentais de segurança industrial.

DISPOSITIVOS DE DETECÇÃO

Existem vários dispositivos que auxiliam no controle e monitoramento dos vazamentos de gases, minimizando o risco de acidentes de grandes proporções. São detectores fixos que, ao serem instalados em locais estratégicos, captam o vazamento de gás refrigerante e emitem alertas para sistemas de controle auxiliares, como sirenes ou sistemas de ventilação.

Um detector pontual de gás de excelente performance é o X5000 da MSA Safety, que identifica o vazamento a partir de sensores químicos que reagem na presença do gás-alvo, como, por exemplo, a amônia.

Um detector como este possui uma vida útil de aproximadamente cinco anos, ao contrário dos detectores convencionais com duração limitada, com necessidade de manutenção e troca de sensores constantes para garantir o seu funcionamento.

Já o Chillgard 5000, também da MSA, é um sistema aspirado que monitora até 16 pontos utilizando a tecnologia fotoacústica infravermelha, detectando amônia ou até 38 diferentes gases refrigerantes. O detector possui uma interface de touch colorida com indicação visual simples de quando ocorre um alarme, falha ou evento, mantendo um log de eventos e de diagnóstico de fácil acesso e que permite solucionar problemas rapidamente. A porta de ajuste/calibração única facilita qualquer tipo de teste no detector e evita a necessidade de trabalho em altura, comum em detectores pontuais convencionais.

Imagem: Divulgação

Outra vantagem do Chillgard 5000 é a sua durabilidade. Como tem um design robusto e componentes de alta qualidade, a economia com manutenção e reposição de peças ao longo dos anos é muito menor se comparada com sistemas que fazem uso de tecnologia eletroquímica convencional.

O Chillgard 5000 tem o selo de aprovação das principais instituições mundiais, como o UL: certificação emitida pelos Underwriters Laboratories que garante o cumprimento dos padrões de segurança e qualidade dos Estados Unidos e do Canadá e que permite a livre circulação internacional. Também possui o CSA (Associação de Normas Canadense), com certificação da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos (OSHA), o EN 61010-1, norma unificada para toda a Europa (denominadas Normas Harmonizadas), dado apenas aos produtos extremamente qualificados, e a BACnet BTL, que dá a Certificação de Conformidade, uma chancela fundamental para transformar o Chillgard em um diferencial no mercado.

Imagem: Trabalhador substituindo Ultima X pelo Ultima X5000 Gas Detector

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela MSA indicou que o Chillgard 5000 pode gerar, ao longo dos anos, uma economia de até 50% se comparado com um sistema eletroquímico convencional.

É o que acontece com uma parceira que há quatro anos mantém instalados cinquenta pontos de detecção de Amônia. A empresa optou por investir no Chillgard; mesmo sendo um investimento maior no início, nos anos seguintes o valor gasto foi revertido em grande economia.

Segundo o especialista, para cada necessidade, aplicação ou tamanho da área com risco de vazamentos, existem sistemas que ajudam na melhor cobertura de monitoramento, como a detecção por perímetro feita a partir de detectores de feixe aberto, com emissor e receptor, a laser, em áreas de riscos constantes de até 120 metros de perímetro para detecção de amônia. Com uma tecnologia disruptiva a laser, o ELDS da MSA, por exemplo, é um detector livre de manutenção e que não gera alarmes falsos, o que é comum em aplicações com detectores convencionais em uso extremo.

“Existem soluções para todos os ‘tamanhos’ e necessidades. O mais importante é que as indústrias sigam rigorosamente os protocolos contra vazamento de gases e entendam que esses sistemas de detecção são investimentos e não apenas custos”, ressalta Felipe Claudiano.

Imagem: Divulgação

Sobre a MSA Safety

Fundada em 1914, a MSA Safety Incorporated é a líder global no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos de segurança que protegem as pessoas e as infraestruturas das instalações.

Muitos produtos MSA integram uma combinação de eletrônicos, sistemas mecânicos e materiais avançados para proteger os usuários contra situações perigosas ou de risco de vida.

A linha abrangente de produtos da empresa é usada por trabalhadores em todo o mundo em uma ampla gama de mercados, incluindo a indústria de petróleo, gás e petroquímica, o serviço de bombeiros, a indústria de construção, mineração e militar. Os principais produtos da MSA incluem aparelhos respiratórios autônomos, sistemas fixos de detecção de gás e chama, instrumentos portáteis de detecção de gás, produtos de proteção de cabeça industrial, capacetes de resgate e incêndio e dispositivos de proteção contra queda.

Para mais informações acesse: https://br.msasafety.com/deteccaofixa .

Crédito:
Imprensa | MSA Safety

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!