C6 Bank zera emissão de carbono

Banco compensou 475 toneladas de carbono emitidas em 2020; compra de créditos vai ajudar a proteger região no sul da Amazônia 

São Paulo, 14 de janeiro de 2021 – O C6 Bank passou a fazer parte de um time seleto de empresas brasileiras que zerou suas emissões de carbono. A compensação foi feita por meio da compra de créditos da Moss.earth, a maior plataforma de compensação de carbono do mundo. A ideia é incorporar essa prática e repetir a compensação neste e nos próximos anos. 

Para realizar a compra dos créditos, o C6 Bank fez um inventário das emissões de todas as empresas do grupo, incluindo nessa conta o consumo de energia elétrica e o transporte dos funcionários, de deslocamentos de táxi a viagens de avião, o que totalizou uma emissão de 475 toneladas de carbono em 2020. 

O banco compensou toda essa emissão por meio da compra de créditos de carbono gerados pelo projeto da Fazenda Fortaleza do Ituxi, que está localizada ao sul da Amazônia.

A iniciativa, que tem certificação internacional, protege uma área de 150 mil hectares e viabiliza a produção de açaí e castanhas pela população local, além de projetos de energia solar. 

Na plataforma da Moss, a certificação de créditos de carbono é feita sobre blockchain, algo inédito no mercado brasileiro. Essa tecnologia, que pode ser entendida como um banco de dados público (verificável por qualquer pessoa), é inviolável, permite rastrear as transações e, no caso do crédito de carbono, impede que o mesmo crédito seja vendido mais de uma vez, garantindo a transparência do processo. 

“Zerar a emissão de carbono com ajuda da tecnologia, investindo indiretamente no plantio de árvores, no uso de energia renovável ou no combate ao desmatamento, é uma forma de evitar os efeitos das mudanças climáticas e de contribuir com comunidades que protegem a biodiversidade”, diz Alexandra Pain, head de marketing e impacto social do banco. 

O C6 Bank, que tem o símbolo do carbono no nome, já nasceu com preocupação ambiental. O prédio onde está a sede do banco tem certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Gold, que reconhece edifícios sustentáveis no mundo. Entre as iniciativas da instituição estão reciclagem, iluminação 100% automatizada e sistema que permite economia de água. No prédio do banco, também há bicicletário e vestiários, para incentivar os colaboradores a optarem por meios de transportes de baixo impacto ambiental. 

O C6 Bank é um banco completo, lançado em 2019, que já superou a marca de 4 milhões de contas abertas no Brasil. Sem agências físicas, a instituição financeira já tem em seu portfólio mais de uma dezena de produtos, incluindo conta corrente isenta de taxa de manutenção, cartão sem anuidade, transferências e saques gratuitos, tag de pedágio grátis, programa de pontos (Átomos), Conta Global, plataforma de investimentos, entre outros. O banco teve o maior crescimento na base de clientes entre os bancos digitais do país, segundo levantamento do UBS Evidence Lab publicado em outubro de 2020. O C6 Bank atende pessoas físicas, MEIs e PMEs e está presente em 99,7% dos municípios brasileiros.

Sobre o C6 Bank 

Mais informações sobre o banco em https://www.c6bank.com.br/ 

Crédito:
Imprensa | C6 Bank

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

SERÁ ENVIADO UM E-MAIL DE ATIVAÇÃO. ATENÇÃO: PODE SER QUE A ATIVAÇÃO VÁ PARA A CAIXA DE SPAM.

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 898 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.