Cosanpa assegura qualidade no tratamento de água por meio da complexação (quelação) de ferro

softelec
Os resultados com a aplicação das pastilhas conjugadas indicaram que esse produto químico tem como principais benefícios: desinfecção com boa estabilidade residual, complexação eficiente de ferro, manganês e outros metais, e a limpeza e proteção de tubulações de distribuição.
Os resultados com a aplicação das pastilhas conjugadas indicaram que esse produto químico tem como principais benefícios: desinfecção com boa estabilidade residual, complexação eficiente de ferro, manganês e outros metais, e a limpeza e proteção de tubulações de distribuição.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Localizada no estado do Pará, Carajás é considerada a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo. Por conta disso, a presença de ferro nos mananciais do estado do Pará supera o valor máximo permitido de 0,3 mg/l, durante o processo de tratamento.

Na etapa de cloração, esse ferro reage com o íon Cloro formando Cloreto Férrico, que confere coloração avermelhada, alterando assim as propriedades organolépticas da água e atribuindo um sabor metálico à água. Além desses inconvenientes no aspecto visual e de paladar, a presença do ferro favorece a proliferação de bactérias nocivas e pode prejudicar processos industriais, como a fabricação têxtil e de bebidas e produtos alimentícios.

Para atender aos padrões da Portaria GM/MS n 888, de 4 de maio de 2021, a Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) tinha um grande desafio por conta da quantidade de sistemas de abastecimentos por poços, sendo 105 em todo o estado do Pará, os quais não possuíam infraestrutura para o tratamento desses mananciais e isso demandaria altos investimentos para adequações.

Ciente dessa necessidade, a Sabará Químicos e Ingredientes, unidade de negócio do Grupo Sabará, fabricante e distribuidora de soluções com foco no tratamento de água para consumo humano, animal e industrial, desenvolveu, em conjunto com o corpo técnico da Cosanpa, uma solução customizada para viabilização da cloração dos mananciais de poços com alto teor de ferro sem o uso de energia elétrica e bombas dosadoras.

Essa solução envolve os sistemas de dosagem das pastilhas conjugadas por meio de cloradores pressurizados e um produto composto de Dicloroisocianurato de Sódio e Ortopolifosfatos de Sódio em pó, que são prensados em pastilhas de 200 g em substituição aos sistemas antigos, que trabalhavam em solução com Hipoclorito de Cálcio e Ortopolifosfato de Sódio com bombas dosadoras.

Esse produto tem um precursor de cloro que atua como desinfetante, e Ortopolifosfato que atua como quelante (complexante), propiciando a cloração com a eliminação dos efeitos indesejáveis de elevação da cor acentuada de amarelo a avermelhado causados pela concentração elevada de ferro, manganês e dureza da água.

Essa solução inovadora, criada há 17 anos, garantiu a Cosanpa a cloração de vários poços de diversos mananciais em localidades longínquas por meio da viabilidade logística do produto em pastilhas, suprindo toda necessidade de cloração através da solução da prestação de serviços de dosagem desse produto que, atualmente, trata mais de 720 mil metros cúbicos de água por mês, levando água potável a uma população superior a 150 mil pessoas.

Os resultados com a aplicação das pastilhas conjugadas indicaram que esse produto químico tem como principais benefícios: desinfecção com boa estabilidade residual, complexação eficiente de ferro, manganês e outros metais, e a limpeza e proteção de tubulações de distribuição, o que traz uma redução de custos com manutenção da rede, praticidade, simplicidade de aplicação e facilidade logística e de armazenamento.

“Ter água limpa e saneamento básico é mais que um direito: é sinônimo de qualidade de vida e saúde para a população. A nossa preocupação é colaborar para que a cada dia mais pessoas tenham acesso à água tratada. Nesse sentido, as pastilhas à base de cloro orgânico e Ortopolifosfato têm amplo espectro de ação contra bactérias, esporos e fungos e possuem um excelente custo-benefício, principalmente, para as iniciativas públicas e privadas responsáveis pelo fornecimento de água tratada”, afirma Jefferson Teixeira, diretor Comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.

Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa.

É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.

Site oficial: https://gruposabara.com/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!