Fonte solar ultrapassa 1,6 mil empregos gerados no Acre, segundo ABSOLAR

softelec
Bandeira do Acre
Bandeira do Acre

Imagem: Divulgação | Estado possui 54,2 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos

Maio de 2023 – O Acre possui atualmente mais de 4,5 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 21 cidades, ou 95,5% dos 22 municípios da região, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Atualmente, são mais de 5,1 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Conforme mapeamento da ABSOLAR, os acreanos contam com um excelente potencial para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica por meio da geração própria. O estado possui 54,2 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Acre a atração de mais de R$ 300 milhões em investimentos, gerando mais de 1,6 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 64,4 milhões aos cofres públicos.
 
A potência instalada de energia solar distribuída no Acre coloca o estado na vigésima quinta posição do ranking nacional da ABSOLAR. Para Edlailson Pimentel da Silva, coordenador estadual da ABSOLAR no Acre, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“Como muitos estados da região Norte do país ainda dependem dos combustíveis fósseis, mais caros e poluentes, para suprimento de eletricidade dos cidadãos e do setor produtivo, o crescimento da energia solar no Acre tem sido fundamental para melhorar a qualidade da energia elétrica no território acreano, garantindo mais segurança, autonomia e independência aos consumidores a partir de uma fonte limpa e renovável”, comenta.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros.

“A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento do País. Em especial, temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros, ajudando a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica para que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira”, conclui Sauaia.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

Site oficial: https://www.absolar.org.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!