Jundiaí recicla quase 100% dos resíduos da construção civil

softelec
Unsina de reciclagem Jundiai
Unsina de reciclagem Jundiai

Imagem: Divulgação | Município reaproveita material em vias não pavimentadas e na fabricação de artefatos de concreto ecológico

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – A Prefeitura de Jundiaí faz a reciclagem de quase 100% dos resíduos gerados pela construção civil no município e todo material é reaproveitado na pavimentação de estradas rurais, insumo para obras na cidade e até mesmo na fabricação de artefatos de concreto ecológico.

O município implantou um sistema on-line de gerenciamento de resíduos da construção civil com cadastro de todas as empresas prestadoras de serviço de coleta desses materiais. Assim, o munícipe pode conferir o descarte adequado das caçambas na usinagem de britagem da cidade. Com isso, Jundiaí conseguiu reduzir de 1.600 pontos irregulares de descarte para menos de 50 locais.

“A população tem respondido de forma efetiva a iniciativa da prefeitura para acabar com o descarte de resíduos volumosos e da construção civil. Com isso, Jundiaí avança um importante passo na limpeza urbana e no reaproveitamento de materiais. A sustentabilidade faz parte do dia a dia dos moradores do município”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Os descartes de construção até 1 m3 podem ser realizados em um dos sete ecopontos da cidade. Volumes acima desse valor devem ser feitos por meio de caçambas contratadas. A cidade contabiliza quase 264 mil toneladas de resíduos da construção civil por ano.

Na usina, o resíduo tem uma triagem inicial para separar papelão, plástico, madeira, metal, entre outros itens. Em seguida, o material passa por um britador. No final do processo, a prefeitura dispõe de seis subprodutos, que são aproveitados nos serviços municipais.

“Temos um grande ganho com a reutilização desse resíduo, além da economia de insumos que deixamos de comprar com o reaproveitamento”, explica Márcio Alberto Moraes, Diretor de Limpeza Pública da Prefeitura de Jundiaí.

O município também faz a reciclagem dos resíduos originários de podas de árvores. Todo o material é triturado e reaproveitado como adubo e forração pelos agricultores de Jundiaí e na manutenção das praças da cidade.

Site oficial: https://jundiai.sp.gov.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!