Norton Abrasivos começa a utilizar carro elétrico para entregar seus produtos de forma mais sustentável

softelec

Imagem: Divulgação | Além do carro, empilhadeiras com bateria de lítio também já estão em uso

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – A Saint-Gobain Abrasivos incentiva e se compromete com o desenvolvimento sustentável e desde 2014, quando lançou seu Plano de Sustentabilidade, tem feito progressos significativos.

Seu projeto mais recente é a implementação do primeiro carro elétrico, que realiza a entrega de produtos abrasivos da marca Norton para os seus clientes na capital da cidade de São Paulo.

Após estudos e pesquisas, a empresa optou por ter um carro elétrico como projeto piloto.

“Estamos em fase de expansão do projeto e trabalhando para que mais veículos sejam implementados em outras regiões do Brasil e para que todas as filiais da empresa na América do Sul tenham ao menos um veículo elétrico para entregas”, comenta Patrícia Figueiredo, Diretora responsável pelos projetos de sustentabilidade.

As principais vantagens dos carros elétricos são: gastam energia de forma mais equilibrada em um congestionamento, oferecem maior sensação de conforto acústico por serem mais silenciosos, têm maior eficiência energética, são menos poluentes, não emitem gases na atmosfera como um carro convencional e geram mais economia por quilômetro rodado (na cidade de São Paulo, por exemplo, o custo do quilômetro rodado por um automóvel comum é três vezes maior do que por um carro elétrico).

Segundo a Diretora, “o projeto faz parte de uma estratégia mundial que tem como foco a redução de emissão CO2. Em 2019, assumimos o compromisso de zerar nossas emissões de dióxido de carbono até 2050 e de ter somente geração renovável de energia em todas as unidades da empresa”.

Além do carro elétrico, a Saint-Gobain Abrasivos também está trabalhando no projeto das empilhadeiras elétricas, que não emitem poluentes na atmosfera.

A frota de empilhadeiras da empresa, localizada em Guarulhos (SP), que é usada para movimentar cargas internas, funciona com baterias de lítio em substituição ao motor, que consome gasolina.

“Prevemos uma redução de 98% da emissão de poluentes apenas com o projeto das empilhadeiras”, comenta Patrícia Figueiredo.

Além dos benefícios para o meio ambiente, o projeto garante mais segurança para os operadores de empilhadeiras que não precisam mais trocar a água da bateria, reduz a poluição sonora antes gerada pelos motores e garante maior eficiência e produtividade.

Sobre as ações de responsabilidade social da empresa

Desde 2010, a Saint-Gobain Abrasivos já monitora e acompanha as metas ambientais de CO2 de todas as suas unidades fabris.

 Em 2014, a empresa lançou um plano de sustentabilidade com políticas e práticas operacionais que sustentam o compromisso e o desenvolvimento para o avanço de ações sustentáveis na prática.  A Saint-Gobain Abrasivos é membro do Pacto Global das Nações Unidas; é endossadora da declaração de Cuidado com o Clima do Mandado da Água do CEO para Proteção do Recurso da Água (como parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas); foi a primeira fabricante de abrasivos a produzir produtos FSC® e é membro fundadora da FEPA (Federação Europeia de Produtos Abrasivos) na França e da oSa (Organização para Segurança de Abrasivos) na Alemanha, ativamente promovendo a segurança contra abrasivos.

Para mais informações, acesse: https://www.saint-gobain-abrasives.com/pt-br/responsabilidade-social-corporativa

Crédito:
Imprensa | Norton Abrasivos

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5029 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!