Energia Renovável: Statkraft inicia primeira fase da operação comercial do Complexo Eólico de Ventos de Santa Eugênia

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2023 – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a primeira etapa da operação comercial do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, o maior empreendimento da Statkraft fora da Europa, por meio dos parques eólicos VSE 2 e VSE 7. A produção de energia renovável do Complexo deve atingir 2.300 Giga Watt-hora (GWh) por ano, o suficiente para abastecer 1,1 milhão de residências brasileiras.

“Esse é um marco importante para a Statkraft e que reforça nossa estratégia de atuação no Brasil. Com o Complexo Ventos de Santa Eugênia, a Statkraft terá, entre projetos em construção e operação, ultrapassado a marca de 1GW de capacidade instalada, o que fortalece nossa posição de líderes internacionais no fornecimento de energia renovável”, destaca Fernando De Lapuerta, CEO e Diretor-Presidente da Statkraft Brasil.

O Complexo, localizado em Ibipeba e Uibaí, municípios do interior da Bahia, cuja área abrange um total de 489,18 hectares, contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores com 5,7 megawatts de potência, cada. Com investimento de R$ 2,8 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão está sendo financiado pelo Banco do Nordeste (BNB), o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia teve início da construção em 2021 e está com 95% das obras concluídas.

Sobre a Statkraft

A Statkraft é uma empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano. A Statkraft e é uma empresa global em operações no mercado de energia. A Statkraft tem 5.000 funcionários em 20 países.  

Com ações pautadas pela ética e transparência, a empresa está presente no Brasil desde 2012, com sede localizada em Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 18 ativos de geração renovável no Brasil, com cerca de 450 megawatts (MW) de potência instalada.

A empresa é a primeira geradora a oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no País, certificando por meio do I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), a origem da produção de sua energia, o que garante que a operação é sustentável.

Sites oficiais: https://www.statkraft.com/; https://www.statkraft.com.br/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5026 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!