JSL e Volkswagen adotam uso de caminhão 100% a gás

JSL e Volkswagen adotam uso de caminhão 100% a gás

Imagem: Divulgação/JSL – O uso do caminhão bitrem movido 100% a gás na operação da Volkswagen diminui em 15% a emissão de poluentes | Veículo para transporte de peças automotivas reduzirá a emissão de gases de efeito estufa (GEE) em 15% nas operações logísticas dedicadas à VW

São Paulo, junho de 2022 – A JSL, empresa com o maior portfólio de serviços de logística do Brasil, e a Volkswagen, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, iniciaram a operação com um caminhão bitrem movido 100% a gás.

A ação conjunta está alinhada às metas de sustentabilidade de ambas as companhias para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

O modelo escolhido para a operação é o Scania R 410, com motor alimentado por gás natural veicular (GNV), fabricado pela marca sueca que faz parte do Grupo Volkswagen.

O caminhão realiza o trajeto de Piracicaba a São Bernardo do Campo, em São Paulo, transportando peças automotivas para abastecimento da linha de montagem da Volkswagen, percurso originalmente realizado por uma carreta a diesel. Embora a carga transportada seja considerada leve, com peso máximo de 16 toneladas, o volume é alto.

O uso do veículo nessa operação diminui em 15% a emissão de poluentes e permite misturar o GNV ao biometano, tornando as viagens mais sustentáveis.

A empresa também realizou testes para avaliar o consumo e a autonomia e identificar as rotas ideais. Quando abastecido com o volume máximo (230 m³ de gás, ou cerca de 944 litros), o R 410, que é equipado com um motor de 410 cv de potência, consegue percorrer cerca de 500 km. Por se tratar de um bitrem – duas carretas –, o modelo é ainda mais eficiente na comparação com veículos com uma única carreta.

“Na JSL adotamos diferentes medidas a fim de mitigar os impactos de nossas emissões. Para aumentar a eficiência na operação da Volkswagen, um dos nossos primeiros clientes, buscamos priorizar combustíveis alternativos por meio de um caminhão 100% a gás. A iniciativa é a ponta de lança de um novo modelo operacional que alia otimização logística e redução na emissão de dióxido de carbono e de outros gases do efeito estufa“, destaca Eduardo Pereira, diretor comercial da JSL.

“O Grupo Volkswagen tem a meta de ser neutro em carbono até 2050, a partir de sua estratégia Way To Zero, e a Volkswagen do Brasil tem adotado uma série de medidas para colaborar com esse objetivo. Ter o primeiro caminhão a gás com nosso parceiro JSL nos permite avançar um passo importante na descarbonização da cadeia de suprimentos e logística de produção”, diz Miguel Sanches, vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM. 

Sobre a JSL

A JSL (JSLG3) reúne o maior portfólio de serviços de logística do Brasil, operando em 16 setores da economia. Presente em todos os Estados brasileiros e em mais seis países, atua em todas as etapas da cadeia produtiva com tecnologia embarcada, gerando eficiência no uso dos ativos, segurança e inteligência ao processo logístico de seus clientes. Fazem parte da JSL as empresas Fadel, TPC, Transmoreno, Rodomeu e Marvel, somando 26 mil colaboradores, 86 centros de distribuição e mais de um milhão m² dedicados à armazenagem.

Site oficial: http://www.jsl.com.br/

Sobre a Volkswagen

Presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há 69 anos, a Volkswagen é a maior produtora de automóveis do Brasil, com mais de 24 milhões de veículos fabricados, e a maior exportadora da história, ultrapassando a marca de quatro milhões de carros embarcados. Com capacidade para desenvolver e produzir veículos de forma completa, seus produtos se destacam pela segurança, tecnologia e design, como o novo Polo, Virtus, Taos, Nivus e T-Cross, estes últimos modelos juntos alcançaram a liderança no segmento SUVs compactos no mercado brasileiro em 2021. No Brasil, a empresa possui quatro fábricas e um centro de distribuição de peças e acessórios, além de cerca de 500 concessionárias. Em constante evolução tecnológica, a empresa investe permanentemente na mobilidade sustentável, na conectividade e na digitalização como temas estratégicos para o futuro.

Site oficial: https://www.vw.com.br/pt.html

Crédito:
Imprensa | JSL

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2562 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!