Laticínio Scala atinge a marca de 60% de logística reversa de suas embalagens

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – Tendo como um de seus pilares a sustentabilidade ambiental, o Laticínio Scala vem investindo desde 2002 em soluções que envolvem a preservação do meio ambiente.

Entre as iniciativas que fazem parte da política de gestão ambiental da empresa está a logística reversa de suas embalagens, ou seja, a empresa retira do mercado parte do volume de plástico e papelão que acondiciona seus produtos.

Esse volume de material recolhido aumentou de 40% em 2020 para 60% em 2021 (do total das embalagens das mercadorias comercializadas).

Esse crescimento de 50% no retorno dos resíduos para reciclagem correspondeu, em 2021, a uma compensação de 582 toneladas de papel e 215,8 toneladas de plástico. Em 2020, foram 238 toneladas de papelão e 113 toneladas de plástico.

A logística reversa tem o propósito de reinserir, no ciclo produtivo, materiais já utilizados, evitando a utilização de recursos virgens para a confecção de novos itens e reduzindo a lotação de aterros e lixões.

Ela é o principal instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece em suas diretrizes que a compensação ambiental se dá pela reciclagem de, no mínimo 22% das embalagens que são colocadas no mercado.

Além dos benefícios ambientais, a logística reversa também tem sua função social através da criação e formalização de empregos para a demanda de coleta e triagem de recicláveis por parte de cooperativas e operadores privados.

Sobre o Laticínio Scala

Há 58 anos no mercado, o Laticínio Scala tornou-se um dos principais produtores de queijos do Brasil, responsável pela mussarela queridinha dos pizzaiolos.

Possui três fábricas, sendo duas em Sacramento-MG e uma em Salitre de Minas (Patrocínio-MG). Além dessas, a Scala possui uma indústria de produtos destinados à nutrição animal, uma unidade armazenadora de grãos e um moderno centro de distribuição. 

Com capacidade para processar mais de 600 mil litros de leite por dia, a empresa detém uma linha de produtos completa que conta com: parmesão, provolone, gorgonzola, brie, minas padrão, colonial, meia-cura, queijo de coalho, prato, requeijão, cream cheese, manteiga e a mussarela.

Família Parmesão
Família Speciale

Além disso, a Scala também possui uma preocupação social e ambiental com projetos de sustentabilidade.

Site oficial: www.scala.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!