Moove é pioneira no setor utilizando embalagens mais sustentáveis para comercialização de lubrificantes

softelec

Imagem: Divulgação – Moove é pioneira no setor utilizando embalagens mais sustentáveis para comercialização de lubrificantes | Conhecida por suas constantes inovações que garantem práticas sustentáveis, empresa reformula a composição de suas bombonas de 20 litros utilizando resina reciclada pós-consumo da Braskem

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2022 – A Moove, empresa global de lubrificantes e óleos básicos, responsável por fabricar e comercializar os lubrificantes Mobil™, vem em constante evolução desenvolvendo processos e iniciativas que priorizem premissas e compromissos ESG.

Em linha com propósito de “Mover pessoas e negócios do jeito certo para todos”, a companhia considera os aspectos ambientais em todas as etapas dos seus processos de produção e agora apresenta uma nova tecnologia para a sua bombona de 20 litros, que passa a ser produzida com resina reciclada pós-consumo da Braskem.

Essa iniciativa contribui para a redução de plásticos no meio ambiente e garante a integralidade e qualidade do produto e da embalagem.

A resina reciclada pós-consumo, conhecida como resina PCR (post-consumer recycled, em inglês), é produzida a partir de resíduos plásticos descartados adequadamente e encaminhados para o processo de reciclagem. Pioneira no uso dessa matéria-prima em embalagens de lubrificantes, a Moove se uniu à Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, e à Raízes, empresa nacional fabricante de frascos, para gerar impactos positivos nos quesitos econômico e sustentável por meio desta inovação.

“A bombona de 20 litros é produzida com 40% de resina PCR. O uso desse plástico resultou na diminuição de 6% no consumo total de plástico virgem da Moove”, explica Marilia Goldschimidt, gerente de Marketing da marca Mobil™.

O uso das resinas recicladas pós-consumo contribui significativamente para a redução de resíduos no meio ambiente. Iniciando a utilização de PCR no segundo trimestre de 2022, estima-se atingir, ainda neste ano, aproximadamente 500 toneladas de plástico reciclado. O plástico utilizado nessa tecnologia vem diretamente do Instituto Jogue Limpo – associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante que realiza a logística reversa das embalagens plásticas usadas – fechando, então, o ciclo deste produto.

Moove é pioneira no setor utilizando embalagens mais sustentáveis para comercialização de lubrificantes
Crédito: Divulgação

Na Braskem, o projeto também é reconhecido como uma ação de grande importância para a companhia, que assim como a Moove, se dedica, diariamente, na construção de um futuro mais sustentável. “Esse projeto reforça o compromisso da Braskem com o desenvolvimento sustentável, além de demonstrar a qualidade e a diversidade de aplicações do nosso PCR. Temos orgulho de promover parcerias com empresas de inúmeros segmentos, unindo diversos elos da cadeia produtiva e fechando o ciclo da economia circular”, afirma Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo da Braskem.

Para colocar as novas bombonas de 20 litros nas ruas, a Moove contou com a experiência da Raízes, responsável por transformar a resina PCR da Braskem na primeira bombona com material reciclado do mercado nacional, por meio do uso de tecnologia multicamadas, que intercala camadas independentes de material virgem e de PCR em um mesmo produto.

Para garantir total satisfação do cliente final, foram realizados testes de linha de envase, empilhamento, armazenagem e envio de longa distância.

Tudo foi aprovado criteriosamente e com sucesso pelo setor de qualidade da Moove com acompanhamento da Raízes.

A Moove segue testando novas bombonas e frascos e esse é mais um passo que a companhia dá, seguindo seu compromisso de manter ativas as práticas sustentáveis em todos os seus processos. Já em 2005, a empresa foi a pioneira em lançar o “Troca Inteligente”. O uso de lubrificantes a granel proporciona muitas vantagens que vão da economia à proteção ao meio ambiente. Desde o lançamento, já foi evitado o descarte de milhões de embalagens plásticas. Além disso, os principais produtos da marca Mobil™, como por exemplo a linha de produtos para caminhões Mobil Delvac™, marca preferida dos caminhoneiros, investe agora nessa tecnologia de embalagens recicladas.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Site oficial: https://www.braskem.com.br/

Sobre a Moove

A Moove, multinacional brasileira do Grupo Cosan, é uma das maiores produtoras e distribuidoras de lubrificantes e óleos básicos do Brasil, com presença em 11 países, nas Américas (Brasil, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai) e Europa (Reino Unido, Portugal, França e Espanha). Desenvolve produtos e serviços especializados em lubrificação que são essenciais para movimentar e propiciar maior eficiência em equipamentos industriais e veículos comerciais e de passageiros.

Site oficial: https://moovelub.com/

Sobre a marca de lubrificantes Mobil™

Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™.

Sobre o Jogue Limpo

O instituto Jogue Limpo é uma associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante. É a entidade gestora responsável por realizar a logística reversa das embalagens plásticas de óleo lubrificante usadas e de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). O Jogue Limpo é totalmente gratuito para geradores varejistas e possui Acordo Setorial assinado junto ao Ministério do Meio Ambiente.

Site oficial: https://www.joguelimpo.org.br/

Crédito:
Imprensa | Moove

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!