Intercâmbio acadêmico com a USP promove conhecimento sobre jogos indígenas

softelec

Imagem: Agência Brasil – Atividade dos Jogos Indígenas

  • Parceria entre a Escola de Educação Física e Esporte da USP e Comitê Intertribal prevê realização de um curso com debates contemporâneos sobre esporte e saberes indígenas.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Um acordo de cooperação acadêmica entre a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP e o Comitê Intertribal (ITC) Memória e Ciência Indígena, associação indígena sem fins lucrativos fundada em 1992, vai promover a elaboração conjunta de projetos de pesquisa e organização de eventos científicos e culturais.

A parceria, assinada no mês de abril, é coordenada pelas professoras da EEFE Soraia Chung Saura e Ana Cristina Zimmermann e tem como primeira ação a realização do curso de difusão Jogos dos Povos Indígenas e Saberes Originários. O objetivo é relacionar o evento a debates contemporâneos e ampliar perspectivas dentro do universo pedagógico e da educação física escolar e não-escolar, contribuindo também com outras perspectivas e visões nas áreas de esporte e lazer.

O público de interesse do curso inclui professores da rede pública e privada de ensino com interesse na aplicação da lei 11.645 de 2008, professores indígenas, atletas indígenas ou integrantes dos jogos indígenas. Também podem participar estudantes de graduação e pós graduação.

O curso tem o valor de 200 reais, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas neste link.

As aulas acontecerão de 1 de junho a 31 de agosto e vão tratar de temas como História dos Jogos dos Povos Indígenas, Espiritualidade e Conhecimentos Indígenas; Jogos dos Povos Indígenas, Poder Público e Direitos Humanos; Mulheres Indígenas e os Jogos dos Povos Indígenas; Jogos, Infância e Juventude Indígena, entre outros.

A programação completa está disponível clicando aqui.

Os Jogos dos Povos Indígenas são torneios organizados desde 1996 pelo ITC com apoio do Ministério do Esporte para integração das diferentes tribos, além do resgate e celebração das culturas tradicionais e originárias. Clique no player do vídeo para saber mais:

Crédito: Jornal da USP

Com informações da Escola de Educação Física e Esporte da USP

Site oficial: https://jornal.usp.br/

Crédito:
Imprensa | Jornal da USP

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!