O “pescador de nuvens”​ CLOUDFISHER: usando de forma inteligente os recursos disponíveis na natureza, para produzir água potável!

softelec

Esta tecnologia “made in Germany”  é apaixonante por vários motivos: pela simplicidade e pela função transformadora de vidas, com um nome um tanto poético, mas que faz jus: CLOUDFISHER (O pescador de nuvens!). Em 2014, ainda não haviam produtos para serem comercializados. Todo o desenvolvimento servia somente para atender aos projetos sociais da Fundação da Água da Alemanha (em alemão, Deutsche Wasser Stiftung).

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A história do CLOUDFISHER é mais ou menos assim: um designer industrial alemão, no seu aniversário de 50 anos, sentindo-se grato por ter atingido seus objetivos profissionais, quis “dar” um presente para a humanidade (ao invés de receber um presente. Ouvi esta história da boca do próprio criador do CLOUDFISHER, o Sr. Peter Trautwein).

Existem pessoas neste mundo que pertencem a um outro plano e fazem a existência valer a pena: Peter Trautwein doou e doa seu know how e tempo para produzir água potável em regiões áridas e sem esperança.

Além de ter desenvolvido o CLOUDFISHER, ele doou os direitos de patente para a Fundação da Água, que teve como patrono o arquiteto super ecológico Friedensreich Hundertwasser (1928-2000) e atualmente, o Dalai Lama.

Juntando a experiência e know how de designer industrial, engajamento social e uma fundação sem fins lucrativos: a gente só pode tirar chapéu! Tudo isso para transformar vidas em áreas áridas e sem recursos hídricos. Levar mais qualidade da vida das pessoas, melhorar a agricultura e até, através desta agricultura, melhorar o rendimento familiar.

Desde então, já realizaram projetos na Tanzânia, Eritréia, Califórnia e agora em 2017 e 2018, estão instalando o maior do mundo, no Marrocos.

Quem diria, uma realidade no Marrocos: 31 Cloudfisher instalados, 1700m2 de superfície de rede, captação de 22 litros/m2 de água potável, 37,4 qbm de água/névoa por dia. A maior plataforma de captura de névoa em água potável do mundo.

Cloudfisher se tornou um objeto de pesquisa com apoio da Universidade de Munique. Isto porque, a qualidade da estrutura e da rede sempre foram questões consideradas importantes. Ventos fortes podem danificar a rede e interromper a produção da água, afetando as pessoas que dependem desta fonte e dispõem de poucos recursos para sua manutenção. Por isso, a rede do Cloudfisher está na sua 8. versão, hoje o que chamam de rede 3D: mais resistente, para capturar muito mais gotas e produzir maior volume de água potável.

Entre 2017 e 2018, um total de 14 aldeias nos vales em torno de Boutmezguida, no Marrocos serão abastecidas com água potável. Cerca de 800 habitantes terão acesso a até 18 litros de aguá por dia, em relação a 8 litros no passado.

Devido a grande procura, o Peter Trauwein abriu uma empresa LTDA para a comercialização do CLOUDFISHER, entretanto toda a renda é convertida para os projetos sociais da Fundação da Água. A empresa se chama AQUALONIS GmbH.

Existem critérios que devem ser considerados para a instalação. O primeiro passo, antes da instalação de um projeto para coletar névoa, é o de recolher dados. Para tanto, isto leva um certo tempo: o local desejado tem de ser avaliado. Através do acompanhamento diário dos dados meteorológicos: velocidades e direções do vento, humidade relativa e temperatura, precipitação e quantidades de água recolhidas, pode-se decidir se o local é apropriado para a instalação do sistema Cloudfisher para produção de água, assim como, para decidir a melhor forma de alinhamento dos coletores (instalação física).

Possibilidades de uso no Brasil?
Onde há névoa e vento, há água potável. Penso na região do Rio Doce, em Minas Gerais. Será que seria uma solução para esta região, que hoje sofre com a falta de água potável? Deixo a pergunta para os especialistas…

Mais informações aqui: http://ambientalmercantil.com/aqualonis/CloudFisher%20Pro+Mini_PTBR.pdf http://ambientalmercantil.com/captacao-de-agua/cloadfisher-mini-e-pro.html

 

Simone Horvatin,
Desenvolvimento
de mercados

SUPPLYgoGREEN
Spreading green technologies for a clean world
https://www.supplygogreen.com/

E-mail de contato: EMAIL

LANÇAMENTO OFICIAL DO CLOUDFISHER NO BRASIL NO EVENTO AMBIENTAL MERCANTIL EXPOBAHIA 2017. VOCÊ AINDA NÃO CONFIRMOU SUA PRESENÇA? DESCONTOS PARA INSCRIÇÕES ANTECIPADAS.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!