Organização debateu em webinar inovação em saneamento básico para o semiárido nordestino

softelec
Foto: Semiárido | Banheiro seco ONU Habitat
Foto: Semiárido | Banheiro seco ONU Habitat

Imagem: Divulgação | Em webinar gratuito e ao vivo, Habitat Brasil apresentou resultados da implementação de tecnologia inovadora.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O acesso ao saneamento básico é um direito humano que muitos brasileiros não possuem: 26% da população nordestina não têm acesso à água e mais de 39 milhões de nordestinos não têm acesso a saneamento básico. É pensando nessa realidade que a organização da sociedade civil, Habitat para a Humanidade Brasil, vem desenvolvendo soluções inovadoras para a problemática da água e do saneamento básico na região do semiárido brasileiro desde 2005.

No último ano, com apoio de parceiros e com tecnologia da empresa alemã 3P Technik, a organização implementou um projeto piloto que vem transformando a vida e garantindo mais saúde e segurança para 16 famílias pernambucanas, através da utilização de banheiros secos que funcionam sem a necessidade de água, eletricidade, compostagem ou produtos químicos, e são de fácil manutenção.

Foto: Divulgação

Antes a gente não tinha banheiro. A gente utilizava o mato para satisfazer as necessidades. Então tínhamos que ir lá sempre… se tivesse chovendo ou se tivesse o sol quente. Hoje, a gente tem o banheiro que nos protege do sol e da chuva. Eu gostei. Foi uma experiência muito boa pra a gente aqui”, conta Natalia, moradora de Riacho das Almas/PE.

Uma família que não tem acesso a tratamento de esgoto adequado e está diretamente em contato com fezes está mais propensa a desenvolver doenças de transmissão feco-oral como diarréia e hepatite A. Essa é a realidade da população de Riacho das Almas, na zona rural de Pernambuco. Lá, muitas famílias utilizam como banheiro espaços abertos e comunitários no exterior de suas casas. Estes espaços, além de risco de doenças, fornecem pouca privacidade e colocam mulheres e crianças em risco de violência sexual.

Quem participou do Webinar:

::: Mohema Rolim, especialista convidado do Habitat para a Humanidade Brasil fez a abertura. Ele apresentou o contexto do acesso ao saneamento básico no semiárido brasileiro e, porteriormente, os resultados do projeto piloto.
::: John Akudago, do Habitat para a Humanidade Internacional, apresentou a estratégia global para promoção do acesso à água, saneamento básico e higiene.
::: Vitor Simões apresentou a tecnologia da 3P Technik.
::: Stefan Wilhelm, da Fundação Bayer, falou sobre os Programas de investimento e a seleção do projeto dos banheiros secos.
::: Houve debate e encerramento.

Assista ao Webinar na íntegra:

Habitat Brasil convida todos e todas a conhecer essa tecnologia inovadora e saber mais sobre o impacto desse projeto na vida das famílias beneficiadas.

Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, desde 1992, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove incidência em políticas públicas pelo direto à cidade e soluções de acesso à moradia, água e saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades. Para saber mais, acesse: https://habitatbrasil.org.br.

Crédito:
Imprensa | Habitat Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!