Bem Brasil amplia esforços para redução de gases de efeito estufa

softelec

Foto: Divulgação | Fábrica da Bem Brasil

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, empresa já nasceu sustentável e trabalha em vários projetos para mitigar ainda mais os impactos ambientais do negócio.

Celebrado em 16 de março, o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas foi instituído para chamar a atenção da população para o tema, bem como para a importância das ações que minimizem os impactos dessas alterações no planeta. O maior problema, sem dúvida, é o aquecimento global, provocado, principalmente, pelo aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEEs), como o dióxido de carbono (CO2). A boa notícia é que cresce o debate, no âmbito público e privado, em torno das iniciativas para reduzir a poluição e limpar a atmosfera. E a Bem Brasil Alimentos, empresa que já nasceu sustentável, está inserida nesse contexto e tem ampliado, continuamente, seus esforços para mapear e mitigar os impactos ambientais do negócio.

Atualmente, conta com diversos projetos em andamento nessa área. Entre eles, trabalha para realizar o Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa no Programa GHG Protocol. Trata-se de uma importante ferramenta, utilizada por diversos países, para entender, quantificar e gerenciar a difusão de GEEs por uma organização. No Brasil, é coordenado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para elaborar o documento, os colaboradores da companhia, incluindo a alta direção, passaram por capacitação, envolvendo diversos tópicos, como pegada de carbono, legislação, metodologia e gestão, redução e compensação de emissões.

No início deste mês, houve visita técnica de quatro auditores da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), às duas unidades da Bem Brasil, localizadas em Araxá e Perdizes, ambas no Triângulo Mineiro. Eles realizaram o mapeamento de todo o processo produtivo, com identificação das emissões dos GEEs em cada uma das etapas.

“Após esse diagnóstico, toda equipe SGA (Sistema de Gestão Ambiental) se responsabiliza pelo agrupamento dos dados para elaboração do cálculo de emissões e de pegada de carbono, com foco na entrega do relatório final. Nossa intenção é ser cada vez mais transparente e referência pela sustentabilidade”, explica a supervisora de Meio Ambiente, Érica Sales.

Ela acrescenta que enfrentar a crise climática e garantir a melhoria da qualidade do ar precisa ser um compromisso de todos.

“Publicar o inventário vai nos ajudar a desenvolver novas estratégias e métodos para diminuir ainda mais a emissão de gases de efeito estufa das atividades. Além disso, reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, destaca Érika.

A sustentabilidade já estava no DNA da Bem Brasil antes mesmo de ser uma prática comum no mercado. Desde sua inauguração, em 2006, são adotados procedimentos com foco na responsabilidade socioambiental, a fim de se construir uma empresa modelo nesse aspecto – com poluição zero e que trata da água e do ar com a mesma atenção dada à qualidade dos alimentos comercializados. Para a inauguração da planta de Perdizes, a empresa construiu sua própria usina hidrelétrica, tornando-se autossuficiente em geração de energia. A estação funciona com combustível oriundo da queima de cavaco de madeira de pinus e árvores descartadas, que gera vapor e faz rodar a turbina. Dessa forma, não há fumaça, e as cinzas são jogadas fora para não sujar nada.

Sobre a Bem Brasil

Fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, a Bem Brasil foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, no Triângulo Mineiro. Pioneira na atividade, conta, atualmente, com duas unidades fabris na região: a de Araxá e a outra no município de Perdizes, inaugurada em 2017. Juntas, geram mais de 600 empregos diretos e de 2 mil indiretos. A companhia é líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas no país, produzindo, por ano, mais de 250 mil toneladas de produtos. Além disso, seu mix contempla mais de 20 itens voltados para food service e varejo nacional. Site: https://www.bembrasil.ind.br/

Crédito:
Imprensa | Bem Brasil

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!