Revista Mineira de Recursos Hídricos está com chamada aberta para trabalhos científicos

softelec
Revista Mineira de Recursos Hídricos está com chamada aberta para trabalhos científicos

Revista Mineira de Recursos Hídricos está com chamada aberta para trabalhos científicos.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH), editada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), está com chamada aberta para submissão de trabalhos científicos para o segundo volume. O envio é exclusivamente por meio eletrônico, no site do periódico, e são admitidos artigos científicos e notas técnico-científicas. 

Criada em 2019 e publicada a partir de 2020, a RMRH é editada em formato eletrônico e tem fluxo contínuo de recebimento e publicação, com volume anual único e fechamento em dezembro de cada ano.

“A Revista é um locus de divulgação de conhecimento técnico- científico, criado com o propósito de aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e editora-chefe da RMRH, Marília Melo.

Para a segunda edição, são aceitos trabalhos que abordam temas relativos a recursos hídricos, abrangendo as subáreas de planejamento integrado; instrumentos de gestão; tecnologia e problemas sanitários de irrigação; águas subterrâneas e poços profundos; hidrometeorologia; e análises qualitativas e quantitativas. Também podem ser submetidos artigos relacionados a instrumentos econômicos; sistemas de informação; questões sociais relacionadas; regulação do uso; controle de enchentes e de barragens; sedimentologia; gestão pública; usos e reuso da água; aproveitamento hidrelétrico; bem como sobre direito e normas relativas aos recursos hídricos e temas correlatos.

As condições para submissão estão disponíveis no site da Revista, na aba ‘Submissões’, sendo admitidos trabalhos originais e inéditos, que não estejam sendo avaliados por outra revista e que pelo menos um dos autores possua título de mestre ou doutor. No site também está disponível para baixar o Modelo Tutorial (Template), de uso obrigatório, com instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas.

Mudanças

Diferentemente do primeiro ano, quando o periódico adotava periodicidade semestral, com o primeiro número finalizado em junho e o segundo, em dezembro de 2020, a edição de 2021 da Revista Mineira de Recursos Hídricos passou por reformulação em sua política editorial, adotando o único volume anual. 

“O segundo volume da RMRH permanecerá aberto ao longo deste ano e à medida que os artigos forem aceitos e editorados, serão publicados até o final de dezembro”, explica a editora de Normalização e Produção da Revista, Márcia de Azevedo.

Ela ressalta que a Revista recebe trabalhos em processo contínuo, mas para este volume o prazo para envio é até 31 de outubro, para garantir a sua publicação até dezembro.

“O expediente e o Editorial serão inseridos junto com o último trabalho do volume”, complementa.

Outra mudança a partir deste volume é a exclusão da Resenha crítica de livros publicados dos tipos de trabalhos publicados pela revista, permanecendo artigos científicos e notas técnico-científicas. As publicações permanecem acessíveis no site da RMRH. Clique aqui para acessar.

Crédito:
Imprensa | ASCOM Governo de Minas Gerais

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!