A tecnologia baseada em sensores da ‘TOMRA Recycling’ possibilita a triagem de resíduos sólidos urbanos com volume e qualidade para o ECOPARQUE PERNAMBUCO

softelec
Sensores da TOMRA estão presentes na central de tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) do Ecoparque Pernambuco.
Sensores da TOMRA estão presentes na central de tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) do Ecoparque Pernambuco.

Imagem: Divulgação Ecoparque PE | Com a automatização da TOMRA, o Ecoparque PE se tornou uma Central de Valorização de Resíduos, além de atender os critérios ESG

Soluções inovadoras de seleção baseadas em sensores da TOMRA estão presentes na central de tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) do Ecoparque Pernambuco.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A Central de triagem localizada em Igarassu, ao norte de Recife, recebe cerca de 250.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) por ano, recupera mais de 12.500 toneladas de materiais recicláveis e produz cerca de 50.000 toneladas de combustível derivado de resíduos (CDR).

Nessa instalação estão em operação 3 unidades do sistema de seleção TOMRA AUTOSORT® em uma linha de triagem dedicados a recuperação de plásticos, incluindo polietileno de alta densidade (PEAD), polipropileno (PP), tereftalato de polietileno (PET) e plástico filme de polietileno (PEBD), garantindo o processamento em alta velocidade, grande volume e atingindo elevados níveis de pureza das frações finais desejadas.

O material de entrada geral – resíduo bruto como sai das residências – é submetido a diversos processos mecânicos como abertura de sacos, peneiramentos, triagem manual, separação balística, que separa o material em diferentes fluxos de material, chegando em três unidades AUTOSORT®.

Como parte desse processo, os sistemas de seleção ejetam polímeros plásticos por tipo de material e posteriormente o material é selecionado por cores manualmente.

A sofisticada tecnologia de seleção por infravermelho próximo AUTOSORT® da TOMRA, é capaz de identificar e separar com precisão e rapidez diferentes materiais de acordo com propriedade específica, extraindo frações finais de alto valor e alta pureza que geram preços de mercado mais altos.

No total, a planta do Ecoparque Pernambuco tem capacidade de processar impressionantes 35 toneladas por hora (tph) de resíduos sólidos urbanos de residências e empresas da região.

Nielson Ximenes, Gerente Industrial, comenta:

Nielson Ximenes, Gerente Industrial do Ecoparque

“O Ecoparque-PE foi a primeira planta de triagem mecanizada com produção de CDR a partir do lixo urbano bruto a entrar em atividade na América Latina. A equipe da TOMRA participou de todo o startup da planta, proporcionando treinamento de triagem ao colaboradores, e operação dos equipamentos.”

Carina Arita, gerente comercial da TOMRA no Brasil, acrescenta:

“A TOMRA tem dedicado os últimos 10 anos tropicalizando as soluções de triagem baseada em sensores, e estamos muito felizes por termos sido escolhidos pelo Ecoparque-PE para instalar nossa tecnologia nessa instalação inovadora e disruptiva para o mercado brasileiro, que não apenas valorizar os recicláveis com grande escala e qualidade, mas também está preparada com flexibilidade capaz de se adaptar a quaisquer mudanças do mercado no futuro.”

Carina Arita, Gerente Comercial da TOMRA Brasil

Rafael Escudeiro, gerente de serviço, comenta:

Rafael Escudeiro, Gerente de Serviço do Ecoparque

“O maior desafio na implantação dos equipamentos do Ecoparque-PE foi a customização necessária para o resíduo brasileiro de modo que a planta alcançasse o desempenho desejado pelo cliente. E todo esse trabalho foi possível porque a TOMRA conta com Engenheiros locais, brasileiros e treinados para fazer todo o tipo de assistência técnica.”

E Alexandre Menelau, Head do projeto, conclui:

“Uma  planta mecanizada precisa de tecnologia para que os resíduos sejam separados adequadamente, em velocidade e volume que dê sustentabilidade a planta. Com a implantação dessa unidade de tratamento nós deixamos de ser um aterro e passamos a ser uma Central de Valorização de resíduos em consonância com a tendência ESG que hoje é amplamente divulgada e absorvida por nossos clientes.”

Imagem: TOMRA AUTOSORT®
Imagem: Ecoparque em Pernambuco

São instalações como essa do Ecoparque-PE que vemos que possível avançarmos com o atendimento à Politica Nacional de Residuos Sólidos (PNRS), valorizar materiais recicláveis, gerar emprego e renda, promover a Economia Circular, reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa, resultando na redução dos impactos das Mudanças Climáticas.

Veja o vídeo aqui da instalação:
https://video.tomra.com/residuos-solidos-urbanos

Sobre a TOMRA Recycling

A TOMRA Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de seleção baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Cerca de 7.400 sistemas foram instalados em mais de 100 países em todo o mundo.

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade do mundo para aplicações de seleção de resíduos, a TOMRA Recycling continua sendo pioneira no setor, dedicando-se a recuperar frações de alta pureza que maximizam tanto a rentabilidade quanto o lucro.

A TOMRA Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para selecionar, descascar e processar análises para a indústria alimentícia, de mineração e outras.

A TOMRA Sorting pertence à empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de 995 milhões de euros e emprega mais de 4.300 pessoas globalmente.

Para mais informações sobre a TOMRA Recycling visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga nas redes sociais LinkedInTwitter or Facebook.

Crédito:
Imprensa | TOMRA Recycling

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!