Economia circular: A reciclagem de alta precisão dos resíduos plásticos é a solução mais rápida e eficiente para preservação do meio ambiente e recursos naturais

softelec
09/09/2018: As garrafas de plástico foram fotografadas por Matthew Horwood no rio Taff em Treforest, Reino Unido. Aproximadamente 38,5 milhões de garrafas de plástico são utilizadas todos os dias no Reino Unido. Um pouco mais de metade chega à reciclagem, enquanto mais de 16m são colocadas diariamente em aterros, queimadas ou descartadas para o meio ambiente e oceanos.
09/09/2018: As garrafas de plástico foram fotografadas por Matthew Horwood no rio Taff em Treforest, Reino Unido. Aproximadamente 38,5 milhões de garrafas de plástico são utilizadas todos os dias no Reino Unido. Um pouco mais de metade chega à reciclagem, enquanto mais de 16m são colocadas diariamente em aterros, queimadas ou descartadas para o meio ambiente e oceanos.

Imagem: Matthew Horwood – Getty Images | A TOMRA Recycling é uma empresa global e pioneira em economia circular e também está presente no Brasil.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Por Simone Horvatin, Colaboração para Ambiental Mercantil

Através de tecnologias próprias de alta precisão para coleta e separação de resíduos plásticos, a TOMRA Recycling está há quase 50 anos contribuindo para poupar nossos recursos naturais.

Todos sabem o que está por trás do aquecimento global e da mudança do clima: os combustíveis fósseis. Combustíveis fósseis são petróleo bruto, carvão e gás natural.

O que a maioria se esquece é que a matéria-prima dos plásticos, geralmente, é o petróleo. Assim, podemos afirmar que resíduos plásticos são um dos principais poluidores do meio ambiente.

Pesquisas publicadas pelo Center for International Environmental Law (CIEL) tornam visível esta ligação inextricável, ao examinar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) de cada fase do ciclo de vida do plástico, desde a cabeça do poço até à refinaria, incineradores, e nos oceanos. 

O artigo “51+ Disturbing Plastic Waste Statistics [2021 Update]” (em português, +51 Estatísticas Perturbadoras de Resíduos Plásticos) do site Seed Cientific reuniu pesquisas importantes sobre os resíduos plásticos e seus efeitos no meio ambiente.

Ciclo de vida do plástico e seu efeito no Meio ambiente

Produção global: Conforme dados atuais da ONU, são produzidos cerca de 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano. 50% de todos os plásticos produzidos por ano são usados apenas uma vez. O Fórum Econômico Mundial estimou que até 2040, haverá 1,3 mil milhões de toneladas de resíduos plásticos presentes no meio ambiente.

Garrafas plásticas e utensílios de cozinha:  De acordo com The World Counts, o número de garrafas de plástico utilizadas no mundo inteiro ultrapassa os 100 milhões por dia. As garrafas de plástico são utilizadas para vários fins. Servem como recipientes para bebidas, cosméticos, produtos farmacêuticos etc. Já a Habits of Waste afirma que 40 mil milhões de utensílios plásticos de cozinha (colheres, garfos e facas de plástico) são utilizados e descartados todos os anos. O tempo médio que uma garrafa de plástico leva para se decompor é de 450 anos.

Sacos/Sacolas plásticas: Ocean Crusaders Foundation afirma que 500 milhões de sacos plásticos “de uso único” são consumidos em todo o mundo, todos os anos. The World Counts estima que mais de 700 sacos/sacolas de plástico são consumidos por ano, por habitante no mundo.

Poluição de plásticos nos oceanos:  De acordo com a Plastic Oceans, 10 milhões de toneladas de resíduos de plástico chegam aos oceanos todos os anos. Isso equivale a um caminhão cheio de lixo plástico arremessado aos mares por minuto. Por causa disso, muitos especialistas projetaram que até 2050, resíduos plásticos ultrapassariam os peixes nos oceanos. Nas praias, 73% de todo o lixo encontrado é plástico. Todos os anos, 1 milhão de animais marinhos morrem, devido à poluição por plástico nos oceanos.

Microplásticos: Os plásticos podem decompor-se em pedaços menores, chamados microplásticos, através da biodegradação ou exposição ao sol, calor ou das águas.  Hoje, temos microplásticos espalhados pelo nosso planeta, até mesmo nas profundezas do oceano. Os plásticos prejudicam a cadeia alimentar tanto dos animais, quanto dos seres-humanos. De acordo com a Global Citizen, cerca de 70.000 microplásticos são consumidos por uma pessoa média todos os anos.

Desperdício de matéria prima valiosa: o desperdício do material plástico pós consumo está aumentando a uma taxa anual global de 9%. Do total de plástico produzido globalmente, 75% são desperdiçados. Cerca de 91% do plástico não é reciclado no planeta.

Podemos perceber a relevância dos resíduos de plásticos nos dias de hoje, e o quanto a economia circular e a reciclagem destes resíduos devem ser priorizadas, para que possamos através do consumo consciente e reciclagem, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e diminuir até zerar a poluição ambiental, por terras e mares. Garantir que o planeta seja saudável para todos os seres vivos e as futuras gerações.   

A “Reciclagem de plásticos” como agente transformador na economia circular

A reciclagem de plásticos está nas nossas mãos. Ela é acessível, atingível e possível; sendo uma das soluções mais eficientes para fecharmos “a circularidade do plástico”, buscando contribuir com a preservação dos nossos recursos.

A TOMRA Recycling quer revolucionar, por isso trabalha para garantir o maior aproveitamento possível dos resíduos plásticos em seu ciclo fechado de vida, poupando assim a emissão de gases de efeito estufa e os recursos naturais.       

A TOMRA Recycling é conhecida por desenvolver o primeiro sensor infravermelho (NIR) do mundo para a triagem de resíduos sólidos para indústrias de reciclagem, metais e mineração. Hoje, a TOMRA Recycling oferece muito mais que isso: através do uso de inteligência artificial e “deep learning” sua tecnologia de triagem proporciona aos seus clientes extrair maior pureza dos fluxos de separação, maximizando a melhor captação destes resíduos, melhorando sua valoração, rendimento e lucro.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Como líder global há quase 50 anos, a TOMRA Sorting Solutions tem como meta apoiar seus clientes a reciclar e valorar, de forma eficiente e precisa, resíduos plásticos. Fechando o ciclo: aumentando a vida útil dos materiais reciclados, contribuindo com o meio ambiente e poupando os recursos naturais.

Sobre a TOMRA Recycling

A TOMRA Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de seleção baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Cerca de 7.400 sistemas foram instalados em mais de 100 países em todo o mundo.

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade do mundo para aplicações de seleção de resíduos, a TOMRA Recycling continua sendo pioneira no setor, dedicando-se a recuperar frações de alta pureza que maximizam tanto a rentabilidade quanto o lucro.

A TOMRA Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para selecionar, descascar e processar análises para a indústria alimentícia, de mineração e outras. A TOMRA Sorting pertence à empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de 995 milhões de euros e emprega mais de 4.300 pessoas globalmente.

Para mais informações sobre a TOMRA Recycling visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga as redes sociais LinkedInTwitter or Facebook.

Crédito:
Simone Horvatin (Jornalista, MTB 0092611/SP) para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4840 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!