Grupo Gera investe R$ 10 milhões em startup de eficiência energética para sistemas de climatização nas empresas

softelec

Imagem: Divulgação | Com novas atualizações e melhorias de software, empresa pretende saltar dos atuais 5 mil para 30 mil dispositivos instalados no setor privado este ano

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2022 – A startup Diel Energia, desenvolvedora de plataforma de gestão de refrigeração para o mercado corporativo, acaba de receber um investimento de R$ 10 milhões do Grupo Gera, companhia nacional que atua com comercialização e geração de energia renovável, com o objetivo de ampliar as soluções de eficiência energética para equipamentos de climatização no País.   

A parcela de consumo elétrico destinado à refrigeração em diversos segmentos pode corresponder de 60% a 80% do total da fatura, sendo este o maior alvo de atuação da startup.

Em média, o serviço da Diel promove uma redução de 15% no consumo de energia dos seus clientes, podendo em alguns casos reduzir até 40% do total da fatura.

No último ano, a Diel Energia registrou um crescimento de mais de dez vezes nos negócios, impulsionado pela maior busca por redução de custo na conta de luz e o consequente aumento de competividade no setor produtivo. Com o investimento do Grupo Gera, a startup pretende expandir as operações para todo o Brasil, passando dos atuais 5 mil para 30 mil dispositivos instalados no setor privado.

A Diel Energia também planeja uma política agressiva para executar projetos-pilotos em grandes players do varejo nacional, além de promover mais melhorias na ferramenta e no software, como por exemplo a integração com sistemas de monitoramento já existentes, sendo possível monitorar qualquer tipo de máquina de ar-condicionado.

“Todas as empresas com operação crítica que dependem do bom funcionamento do sistema de refrigeração possuem o desafio de aumentar a eficiência energética. Nesses casos, é necessário que os equipamentos estejam sempre funcionando para o sucesso da operação, como é o caso, por exemplo, de hospitais, clínicas e frigoríficos”, comenta Victor Arcuri, diretor e fundador da Diel Energia.

“Um importante exemplo são unidades de medicina diagnóstica, onde equipamentos como a ressonância magnética são extremamente sensíveis à temperatura e umidade. A não conformidade da sua climatização pode levar à quebra da máquina e ao prejuízo no faturamento. Outro exemplo é a armazenagem correta de materiais coletados, como conservação de exames de sangue na temperatura entre 2°C e 8°C, sendo vital para o resultado correto do paciente”, acrescenta Arcuri.

O executivo ressalta que, em grandes varejistas, a enorme quantidade de equipamentos e uma operação ramificada tornam difícil a gestão e o controle do desempenho de cada unidade.

“Obter informações de forma isolada ou não ter acesso aos dados concretos podem levar a tomadas de decisão precipitadas, gerando maior consumo de energia e maior custo de manutenção”, explica.

Sobre a Diel Energia

A Diel Energia foi fundada em 2018 com o objetivo de reduzir o consumo de energia para refrigeração, com tecnologias de internet das coisas e inteligência artificial. Foi premiada com o edital Sinapse da Inovação VI SC da FAPESC e incubada pelo Celta, o que forneceu recursos e apoio iniciais para desenvolvimento tecnológico da plataforma online Devac®.

Com foco total na economia para o cliente, a Diel resolve problemas de gestão da refrigeração, fazendo com que empresas deixem de pagar desnecessariamente por consumo de energia e manutenção excessivos. Tudo isso de forma simples e inovadora, contribuindo para uma operação eficiente e sustentável.

Desde 2019, quando iniciou a comercialização da tecnologia e recebeu seu primeiro investimento do Grupo Gera, a Diel expandiu sua presença para 10 estados brasileiros e hoje opera uma frota de 5 mil dispositivos, monitorando e automatizando máquinas de refrigeração em ambientes climatizados de grandes consumidores nacionais.

Site oficial: https://dielenergia.com/

Sobre o Grupo Gera

O Grupo Gera foi fundado em 2016 por empreendedores com experiências complementares no setor elétrico para atuar inicialmente em projetos de energia renovável para geração distribuída. O Grupo se diferenciou e se tornou um dos líderes do setor por atuar em todas as fontes de energia, tendo, hoje, em operação projetos solares, biogás a partir de resíduos sólidos urbanos e centrais geradoras hidrelétricas (CGH). A Gera facilita o acesso dos consumidores a essas soluções, já que realiza o investimento, implantação e operação dos projetos.

Com o foco no cliente e busca pela eficiência na contratação e consumo de energia, o Grupo Gera ampliou seu portfólio de soluções e hoje está presente em 14 estados brasileiros, gerencia mais de 15.000 unidades consumidoras de energia mensalmente, investe em projetos de autoprodução de energia para grandes empresas e é a gestora de energia e utilidades de grandes consumidores nacionais.

Em 2018, iniciou a atuação em tecnologia e a partir daí nasceu a Gera Soluções, com o propósito de facilitar o acesso à energia renovável e implementar soluções de eficiência energética mais inteligentes. Em 2019, investiu na Diel Energia, empresa com solução de monitoramento remoto e automação de ar-condicionado. Em seguida, formou joint venture com líder de marketplace solar europeu para iniciar o modelo no Brasil. Foi quando nasceu a Holu, plataforma digital completa para contratação de projetos solares. E, por último, investiu na Tyr energia, que permite através da agregação de cargas de condomínio que a área comum e unidades residenciais e comerciais acessem energia renovável mais barata através do mercado livre de energia.

Site oficial: https://grupogera.com/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!