Pacto Global da ONU lança Quiz ODS e pergunta: ‘Qual 2030 que você está construindo?’

softelec

Imagem: Divulgação | Plataforma desenvolvida com apoio da Oxiteno, Votorantim Cimentos e Imagine 2030 dá dicas para as pessoas contribuírem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

São Paulo, maio de 2022 – Situações comuns do dia a dia, como usar o carro para ir trabalhar, demorar no banho ou não reciclar o lixo, impactam diretamente o planeta. E cada vez mais precisamos entender o quanto essas ações contribuem para o futuro. Afinal, qual é o 2030 que você está construindo hoje? Esse é o questionamento que o Pacto Global da ONU Brasil quer que as pessoas façam hoje. Para isso, está lançando o Quiz ODS, uma plataforma interativa de perguntas e respostas, disponível no site do Pacto Global.

A ideia do projeto, desenvolvido com apoio da Oxiteno, Votorantim Cimentos e Imagine 2030, é engajar as pessoas e mostrar o papel de cada uma na Agenda 2030 da ONU e na busca pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Os ODS são, ou deveriam ser, uma agenda de todos os stakeholders. E o Pacto Global da ONU também quer trazer essas discussões para as pessoas, afinal são elas quem são impactadas por tudo isso. Falar de mudança climática, ou de qualquer ODS, é falar de pessoas. E o Quiz ODS mostra que também impactamos o planeta no nosso dia a dia e podemos, mesmo com pequenas ações, fazer a diferença”, explica Otavio Toledo, Head de Marketing, Comunicação e Eventos do Pacto Global da ONU Brasil.

O Quiz ODS é composto por dez perguntas que endereçam diversos ODS. As pessoas respondem, com base em suas vivências, a questões sobre uso de água, gestão de resíduos, consumo, mobilidade, meio ambiente, entre outras. Concluídas as respostas, a plataforma indica o nível de engajamento do(a) respondente em relação a Agenda 2030.

Além disso, o Quiz ODS traz dicas para um futuro melhor em temas como água, meio ambiente, consumo, mobilidade, reciclagem, alimentação e combate à desigualdade.

“Apoiamos o lançamento do Quiz porque a ação reforça os nossos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. Acreditamos também que cada um de nós tem um papel fundamental na construção deste futuro comum. Temos grandes desafios pela frente e precisamos nos reinventar como pessoas e como empresas para atingirmos um 2030 mais justo e mais sustentável. Como empresa assumimos grandes ambições, entre elas a de entregar um concreto neutro em carbono para a sociedade até 2050”, afirma Fabio Cirilo, gerente de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos.

Para Juliana da Silva, gerente de Sustentabilidade da Oxiteno, o apoio em ações como o do Quiz reafirma o compromisso da Oxiteno com temas socioambientais. “A indústria química tem um papel importante como provedora de soluções inovadoras com menor impacto, mas a colaboração é essencial! Como empresa B2B nós contamos muito com o apoio dos nossos clientes e fornecedores para pensarmos juntos em tais soluções. E mais do que isso, como consumidor final, ou seja, todos nós também temos a nossa contribuição nesta história. O que estamos consumindo e como estamos fazendo as nossas escolhas pesam também nesta conta. E o Quiz não deixa de ser uma boa ferramenta para refletirmos sobre o impacto das nossas escolhas e hábitos na construção de um 2030 melhor.”

Para conhecer o quiz, acesse: https://www.pactoglobal.org.br/pg/quizods

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4.000 organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em https://www.unglobalcompact.org/

O Pacto Global da ONU Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em https://www.pactoglobal.org.br/

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Mais informações em https://www.votorantimcimentos.com.br/

Sobre a Oxiteno

A Oxiteno é líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas. A companhia iniciou suas operações em 1973, em São Paulo, e tem como propósito contribuir para o bem-estar das pessoas por meio da química. Investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções inovadoras e alinhadas aos objetivos de negócio de seus clientes. A empresa está presente em oito países das Américas, Europa e Ásia e conta com 11 unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai, além de dois centros globais de P&D, três laboratórios de P&D e oito escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. No Brasil, possui fábricas nas cidades de Suzano (SP), Tremembé (SP), Triunfo (RS) e no Polo Petroquímico de Mauá (SP) e Polo Industrial de Camaçari (BA). Desde abril de 2022, faz parte da Indorama Ventures.

Site oficial: https://oxiteno.com/pt-br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5109 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!