Hoje, os recicladores e operadores de usinas de triagem enfrentam a tarefa de limpar os resíduos contaminados a um nível adequado para processamento posterior ou comércio local.
Ao mesmo tempo, proprietários de marcas e recicladores que compram PCR exigem frações mono de alta pureza, classificadas por tipo de polímero e cores. Ao adotar a nova tecnologia de classificação baseada em sensores, os operadores da planta podem efetivamente classificar e purificar plásticos de alto valor dos fluxos de resíduos para fornecer frações de PET ou PO ao mercado.
Para criar produtos mais valiosos extraídos da reciclagem, é necessária uma combinação de soluções de pré-triagem e classificação de flocos. Primeiro, os classificadores de infravermelho próximo (NIR) separam os plásticos direcionados de contaminantes, como polímeros indesejados e materiais estranhos.
Os plásticos purificados são então triturados, lavados e secos. Os flakes de plástico resultantes são então processados em uma etapa secundária com um sistema de classificação de flakes de alta precisão que pode separar flakes de até 2 mm. Esses sistemas ultra flexíveis permitem que os operadores definam se desejam classificar os materiais por tipo e/ou cor de polímero, criando produtos especificamente adaptados para os requisitos mais exigentes.
A excelente tecnologia apresentada nesses sistemas pode classificar uma vasta gama de cores, incluindo os flakes naturais, claros e azuis claros altamente exigidos, bem como todas as cores brilhantes, garantindo a máxima pureza do polímero. Assim, os operadores recebem os meios para minimizar os níveis de contaminação e fornecer à indústria materiais de alta qualidade que podem processar em reciclados virgens.
Embora a maioria dos recicladores prefira plásticos provenientes de fluxos de materiais únicos com níveis mais baixos de contaminação, os operadores podem obter mais materiais para atender à demanda “limpando” os plásticos de impurezas.
Resíduos de embalagens pós-consumo, por exemplo, podem ser uma excelente fonte de polímeros recicláveis e estão disponíveis em grandes quantidades. Embora mais contaminados em comparação com os resíduos plásticos pós-industriais, os sofisticados sistemas de triagem podem recuperar e purificar automaticamente os materiais utilizando processos avançados de reciclagem mecânica.
Isso também aumentaria a disponibilidade de material de PCR no mercado.
A colaboração é fundamental na reciclagem de plástico. Melhorar a reciclabilidade e aumentar a quantidade de conteúdo reciclado exige que a indústria avance porque a reciclagem de alta qualidade começa na fase de projeto.
Os proprietários de marcas são incentivados a implementar o design para reciclagem para ajudar a facilitar o processo de classificação. Quanto mais complexo e colorido for o design de um produto, mais difícil será classificá-lo e reciclá-lo.
Assim, para maximizar a recuperação de recursos, o design do produto, a tecnologia de classificação e o processo geral devem se complementar. Com todos os métodos, desde o design do produto até o gerenciamento de fim de vida, é evidente que a mudança não vem de um único ator na cadeia de valor – para inovar e transformar a indústria, todos devem desempenhar seu papel.
Benefícios
O setor de reciclagem oferece um enorme potencial, mas a disponibilidade limitada de conteúdo reciclado, reciclados de baixa qualidade e a falta de incentivos financeiros prejudicam sua evolução.
A legislação e a conscientização do consumidor sinalizam que é hora de reduzir o desperdício e priorizar a reciclagem. Processos de classificação altamente eficientes que permitem que os MRFs e os recicladores criem frações mono de alta pureza até mesmo dos fluxos de resíduos mais contaminados garantirão um fornecimento de conteúdo reciclado a longo prazo. Como parte do roteiro para a circularidade dos plásticos, a capacidade de criar conteúdo reciclado similar ao material virgem abre novos fluxos de receita para instalações de triagem e recicladores, reforçando o comércio local.
O uso de tecnologias de triagem e classificação de resíduos de plásticos recicláveis baseadas em sensores oferece excelente vantagem econômica para toda a cadeia de valor dos plásticos.
Sobre a TOMRA Recycling
TOMRA Recycling projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos para transformar a recuperação de recursos e criar valor nos resíduos.
A empresa foi a primeira a desenvolver soluções avançados de classificação de resíduos e metais usando tecnologia de infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade para extrair o máximo valor dos recursos e manter os materiais em um ciclo de uso e reutilização. Até o momento, mais de 8.200 sistemas foram instalados em 100 países em todo o mundo.
A TOMRA Recycling é uma divisão do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada durante uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de recipientes de bebidas usadas.
Hoje, a TOMRA está liderando a revolução de recursos para transformar a forma como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para permitir um mundo sem desperdício. As outras divisões de negócios da empresa incluem TOMRA Food, TOMRA Mining e TOMRA Collection.
A TOMRA possui aproximadamente 10.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de ~10,9 bilhões de NOK em 2021. O Grupo emprega ~4.600 globalmente e está listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, Noruega.
Para mais informações sobre a TOMRA Recycling visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga-nos no LinkedIn, Twitter or Facebook.
Crédito:
Imprensa | TOMRA Recycling