Maior fabricante de cortinas em Blumenau tem como propósito deixar um legado positivo ao Meio Ambiente

softelec

Imagem: Bella Janela – Equipamento Clean | A Bella Janela, desenvolve diversas ações em prol da sociedade e preservação visando um futuro melhor

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Agosto de 2022 – Sempre com o intuito de preservar o Meio Ambiente, a Bella Janela, maior fabricante de cortinas da América Latina, possui diversos programas e investimentos onde seu maior objetivo é deixar um legado positivo para todos.

A empresa recentemente investiu R$ 2 milhões de reais na compra do equipamento de limpeza do ar Klean, de precipitação eletrostática, importado da China, que é um dos poucos no Brasil e único na região Sul do país.

Com esse novo equipamento, os gases emitidos pela rama contêm uma mistura de poluentes como vapores de óleos, partículas de resinas e outras partículas denominadas como carga de poluentes PM2.5 passam pelo sistema utilizando um conjunto adicional de ventiladores.

Fiapos e partículas grandes são retidos pelo pré-filtro lavável, e os gases vão para o permutador de calor, sendo resfriados a uma temperatura de aproximadamente 50ºC onde os vapores se condensam e se tornam gotas.

O ar expelido, que agora tem uma fina névoa de gotas de óleo, entra no precipitador eletrostático, ali 95% das gotas de óleo são coletadas e reaproveitadas como matéria-prima para produção de detergentes, sabão etc., garantindo que o sistema esteja de acordo com as leis de emissão de poluentes vigente. O Klean está instalado no setor de beneficiamento de tecidos, na planta do Garcia, com uma área fabril de 48.000 m² localizada em Blumenau, SC.

“A nossa empresa tem como propósito promover iniciativas em prol do Meio Ambiente, bem como apoiar as comunidades no entorno de suas operações e unidades fabris”, ressalta a diretora Industrial da Bella Janela, Raquel Teodoro.

Reciclagem e reutilização de todo o PVC de sua fábrica, muito utilizado em seus produtos, o policloreto de vinila, popularmente conhecido como PVC, é o rolo de “filme PVC” utilizado para cortinas corta-luz, mais conhecido como blackout, onde segura 100% da luminosidade. Com isso, rolos com alguns furos, pequenos defeitos ou até mesmo sobras e barras laterais de cortinas, que seriam descartados, são reutilizadas na Bella Janela.

Reciclagem de PVC
Crédito: Bella Janela

Com o equipamento Moedor, todo o material que será reutilizado entra em seu compartimento e é transformado em pequenos picotes assumindo o formato de flocos, após os picotes, o PVC é transportado para a Extrusora onde é fundido e modelado em filamentos parecidos com espaguete, com isso chegam na Granuladora, onde passam por um processo de corte que formam grãos de PVC, mais conhecidos como bolinhas, e assim na última etapa do processo voltam a ser o “Filme PVC”.

Caixas de leite
Crédito: Bella Janela

Reutilização de caixas de leite, no projeto Bella Social, que reutiliza-se as caixas doadas pela sociedade — que seriam jogadas na natureza, onde levam mais de 100 anos para se decompor — em casas de madeira. As caixas de leite funcionam como isolante térmico auxiliando no controle de temperatura interna das casas. Para cada casa revitalizada são utilizadas em média, 3.500 a 5.000 caixas de leite, por isso toda a doação vinda de parceiros e vizinhos da comunidade no entorno das fábricas é essencial.

A companhia também promove iniciativas sociais em prol da comunidade como o programa Janela do Conhecimento, voltado para ajudar as escolas da cidade de Anita Garibaldi na capacitação de professores, ensinando os educadores a desenvolverem novas formas de ensino. Em parceria com a Prefeitura de Blumenau, a empresa oferece no CEP um Curso de Costura industrial, que forma até 26 profissionais no ramo por ano.

Por fim, as sobras de tecidos são recicladas e transformadas em bolsas distribuídas como brindes e também doadas para entidades. Os projetos da empresa são estudados e executados para ajudar a reduzir todo e qualquer impacto no meio ambiente e reforçar o compromisso da Bella Janela com toda a comunidade.

Para o fundador e CEO da Bella Janela, Roberto Baby, todo esse empenho com ações sociais e a preocupação com o Meio Ambiente são pontos que fazem parte da missão da Bella Janela. “Queremos deixar um legado para nossa cidade e comunidade e, por isso, o cuidado com as pessoas e a conservação ambiental”, pontua Roberto.

Sobre a Bella Janela

Com sede em Blumenau – SC, a Bella Janela Cortinas e Tecidos é considerada a maior empresa de cortinas da América Latina. Em cada nova coleção são produzidas, entre modelos e tamanhos, cerca de três mil SKUs. Com o objetivo de democratizar a beleza e o aconchego aos lares brasileiros a operação atua em três áreas: tecelagem, acabamento e confecção, totalmente verticalizadas para dar o melhor custo benefício aos consumidores. A empresa possui quatro plantas fabris, duas na cidade de Blumenau, uma em Anita Garibaldi e outra em Lages, que correspondem a uma área fabril de 100 mil m². Conta com 900 funcionários e gera aproximadamente 500 empregos indiretos.

Site oficial: https://www.bellajanela.com.br/

Crédito:
Imprensa | Bella Janela Cortinas e Tecidos

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5240 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!