Parque Solar Urrá: Colômbia celebra o primeiro projeto de larga escala da Trina Solar com módulos de alta potência e rastreadores inteligentes TrinaTracker

softelec
Foto: Trina Solar
Foto: Trina Solar

Imagem: Divulgação | O projeto está previsto para operar em julho de 2023 e possui 25MW de potência instalada conectada ao Sistema Interligado Nacional

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Agosto de 2022 – A Empresa de Serviços Públicos Urrá e o Consórcio Luxpower anunciaram o início do projeto de 25MW do Parque Solar Urrá, localizado no departamento de Córdoba, na Colômbia, que será conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) para distribuir a geração de energia ao mercado colombiano através de uma linha de subtransmissão de 34,5KWh e 3,5 km de extensão para a Subestação Urrá, de 110kW de potência.

Como primeiro projeto industrial da Urrá na região, o Parque Urrá 25MW contará com módulos fotovoltaicos da série Vertex da Trina Solar, bem como a solução de rastreamento inteligente da TrinaTracker. A instalação será otimizada com o software SCADA da Trina SmartCloud e o novo sistema SuperTrack, algoritmo que garante um aumento energético de 3% a 8% a mais em comparação com algoritmos convencionais.

Segundo o Balanço de Energia Útil da Colômbia, o consumo médio de uma casa é equivalente a 157KWh por ano. Espera-se que o Parque Solar Urrá produza anualmente energia equivalente ao consumo de cerca de 250 mil casas e mitigue a emissão de 900 mil toneladas de dióxido de carbono, o que hoje representa o plantio de mais de 11.272 árvores.

Com investimento de 17,6 milhões de dólares, o projeto contará com 37.536 módulos bifaciais Vertex DE21GC.20, com potência entre 640W a 650W e rastreadores do modelo Vanguard 2P, o qual permite a instalação de até 102 módulos por rastreador e oferece alta estabilidade com sistema multidrive, proporcionando segurança contra altas rajadas de vento.

Para atender as necessidades do projeto, o Consórcio Luxpower escolheu a solução abrangente da Trina Solar, que inclui módulos de alta eficiência com células de 210mm e rastreadores inteligentes, cujo design avançado permite gerar economia no Balanço do Sistema (BOS) da usina.

Através do mais extenso teste de túnel já implementado na indústria solar, a eficiência e durabilidades dos rastreadores Vanguard 2P foram certificadas pela principal consultoria de engenharia RWDI, que através de testes exaustivos em túneis de vento conseguiu verificar a sua resistência a cargas estáticas, dinâmicas e aeroelásticas, comprovando o seu funcionamento independentemente das condições climáticas e diferenças do terreno.

Camilo Cogollo, Diretor Comercial da Luxim, comentou: “Sempre quisemos oferecer um projeto solar altamente eficiente que nos diferenciasse como empresa, com a melhor qualidade e aproveitamento. Os rastreadores nos permitem acompanhar com eficiência o impacto da radiação solar que chega, acompanhando-a e aproveitando ao máximo as mudanças climáticas que possam surgir.”

Ao ser questionado sobre o motivo de ter escolhido a Trina Solar para este projeto, o executivo assegurou “Sempre foi uma opção sólida da nossa presidência contar com os serviços e acompanhamento permanente da Trina Solar. Como empresa, a Luxim compartilha a paixão pela melhoria contínua, reduzindo significativamente o impacto ambiental, a inovação e soluções energéticas mais limpas e inteligentes, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de uma nova geração de colombianos com maior conscientização ecológica.”

Este será o primeiro projeto colombiano a instalar rastreadores TrinaTracker, que se distinguem especialmente pelo uso do sistema de rastreamento SuperTrack, o qual utiliza inteligência artificial para maximizar a geração com todos os tipos de radiação: direta, difusa e refletida. Isto não só otimiza a bifacialidade dos módulos, como também evita o sombreamento que as diferentes topografias podem gerar no projeto.

Na opinião do Diretor Comercial da Luxim, a implementação da tecnologia TrinaTracker e seus módulos permite “dar segurança, qualidade e confiabilidade ao projeto, gerando resultados de acordo com as demandas propostas pelo governo colombiano. A alta confiabilidade, o desempenho e, acima de tudo, o suporte, nos ajudam a cumprir em menos tempo”.

Alvaro García-Maltrás, vice-presidente da Trina Solar para a América Latina e Caribe, destaca a importância da otimização e captura de dados para aumentar a capacidade de geração com sistemas inteligentes: “Para nós é um prazer poder entregar soluções abrangentes para a matriz de energias renováveis na Colômbia e em toda a região. Sabemos que os novos desafios do setor vão para a digitalização de processos que ajudam a reduzir as atividades presenciais na operação e manutenção de uma usina solar, incluindo inteligência artificial nos processos, digitalização das operações pela nuvem e análise de dados em tempo real. Podemos dizer com orgulho que a TrinaTracker está definindo a tendência do mercado”.

Juan González, Gerente de Vendas da TrinaTracker na América Latina e Caribe, explicou: “O design dos nossos rastreadores maximiza o desempenho energético dos módulos bifaciais, pois seu exclusivo sistema de controle inteligente SuperTrack ajustará o melhor ângulo de rastreamento em tempo real, considerando tanto a radiação difusa quanto a direta por meio de um algoritmo inteligente. Além disso, a usina solar de Urrá está localizada em uma área montanhosa, de modo que o SuperTrack poderá controlar de forma independente cada fileira de rastreadores, mitigando assim a perda de energia causada por sombreamento fila a fila.”

O Projeto concedido pela empresa Urra S.A. E.S.P. acompanha a iniciativa do governo colombiano de avançar no propósito de diversificação de sua matriz energética.

O Parque Solar Urrá representa mais um passo no caminho da transição energética e uma contribuição para a produção de energia cada vez mais limpa no país. Segundo dados da Unidade de Planejamento de Mineração de Energia (UPME) e do Ministério de Minas e Energia da Colômbia, estima-se que até 2030 cerca de 10% do consumo de energia no país virá de projetos fotovoltaicos ou solares.

Sobre a Trina Solar

Fundada em 1997, a Trina Solar é líder mundial no fornecimento de soluções de energia fotovoltaica e inteligente. A empresa se engaja em P&D de produtos fotovoltaicos, fabricação e vendas; Desenvolvimento de projetos fotovoltaicos, EPC, O&M; desenvolvimento e vendas de sistemas complementares inteligentes de micro-rede e multienergia, bem como operação de plataforma de nuvem de energia.

Em 2018, a Trina Solar lançou sua marca Energy IoT, estabeleceu a Trina Energy IoT Industrial Development Alliance juntamente com as principais empresas e institutos de pesquisa na China e em todo o mundo e fundou o New Energy IoT Industrial Innovation Center.

Com essas ações, a Trina Solar está comprometida em trabalhar com seus parceiros para construir o ecossistema de IoT de energia e desenvolver uma plataforma de inovação para explorar a New Energy IoT, enquanto se esforça para ser líder em energia inteligente global. Em junho de 2020, a Trina Solar foi listada no STAR Market da Bolsa de Valores de Xangai.

Para mais informações, visite https://www.trinasolar.com/pt

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5121 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!