Projetos de sustentabilidade da Enel Brasil já beneficiaram mais de 930 mil pessoas neste ano

softelec
A ENEL atende como distribuidora, os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo. A Enel Brasil leva energia para cerca de 18 milhões de clientes.
A ENEL atende como distribuidora, os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo. A Enel Brasil leva energia para cerca de 18 milhões de clientes.

Imagem: Divulgação

  • Enel Compartilha Eficiência e Ecoenel são os maiores beneficiadores; dados englobam outros sete projetos
  • Consumo consciente, eficiência energética, empregabilidade, empreendedorismo, cidadania e meio ambiente são temas trabalhados diretamente com a população
Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Agosto de 2022 — Com foco em promover ações sustentáveis e inclusivas para a população, os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Enel Brasil já beneficiaram diretamente mais de 930 mil pessoas somente neste ano, com atuações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.

Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2022 e englobam nove projetos que visam levar ações socioeducativas de consumo consciente, preservação do meio ambiente, eficiência energética, além de promover capacitações para o mercado de trabalho, auxiliar novos empreendedores a gerirem suas produções e trabalhar a inclusão social em diversas comunidades.

Ecoenel

Com a proposta de trocar resíduos recicláveis por descontos na conta de energia dos clientes, o Ecoenel conta atualmente com 306 ecopontos espalhados pelo Brasil. Somente neste primeiro semestre, foram mais de 23 mil pessoas beneficiadas. Com a atuação, o programa arrecadou mais de 3.451 toneladas de resíduos e concedeu mais de R$ 1 milhão em bônus na conta de energia de famílias e de instituições sociais cadastradas. Além disso, a partir da iniciativa, foi possível evitar a emissão de 10.543 toneladas de CO2 na atmosfera e preservar mais de 27 mil árvores, por meio da reciclagem de papel. Outro dado importante obtido com a realização das ações de coleta seletiva do programa é a economia de energia gerada, que chega a 14.976.009 KWh/ano. Com esse valor, é possível abastecer mensalmente 7.341 residências por um ano com consumo médio de 170 KWh/mês.

O Ecoenel é viabilizado com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e oferece bônus na conta de luz dos clientes da Enel em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) aliando a formação de uma rede de parcerias entre cliente, empresa e reciclador, com foco na economia, na sustentabilidade e na conscientização da população. Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (ODS) 2030 da ONU, especialmente com o ODS 7 — Energia Acessível e Limpa, o ODS 12 — Consumo e Produção Responsáveis, e o ODS 13 — Combate às Mudanças Climáticas.

Enel Compartilha Eficiência

A partir das ações realizadas pela plataforma do programa Enel Compartilha Eficiência, a empresa efetuou a troca de mais de 224 mil lâmpadas incandescentes ou fluorescentes dos clientes por modelos em LED, mais eficientes e até 80% mais econômicas que as lâmpadas comuns. Também beneficiou 4.787 clientes a partir da troca de geladeiras antigas por modelos novos, com selo Procel A, gerando mais eficiência e economia para o cliente. De janeiro a junho, foram contempladas  62  cidades nos quatro estados, realizando sorteio de refrigeradores. Com essas ações, aliadas às palestras e oficinas sobre consumo consciente, que beneficiaram mais de 76 mil pessoas no período, o programa auxilia no uso correto e na economia de energia.

Podem participar da troca de geladeiras clientes que estão cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica ou se enquadrem na tipologia “baixa renda”, clientes rurais ou residenciais com consumo médio mensal de até 230 kWh/mês.

Também é necessário ter uma geladeira antiga ainda em uso e estar adimplente com a distribuidora para efetuar a troca.

Atendendo a esses pré-requisitos, o cliente faz a inscrição para participar do sorteio na sua cidade ou bairro.

Outras ações da companhia, como as iniciativas oriundas da Chamada Pública de Projetos, beneficiaram mais de 106 mil pessoas com projetos de eficiência energética nas tipologias de iluminação pública, serviços públicos, prédios comerciais e industriais.

Sobre a Enel Brasil

A Enel Brasil está presente em toda a cadeia energética, com atividades em distribuição, geração, transmissão, comercialização e soluções sob medida para consumidores residenciais, públicos, comerciais e industriais. É o maior player privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes. Com quatro distribuidoras, localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo, a Enel Brasil leva energia para cerca de 18 milhões de clientes.

Por meio da Enel Green Power Brasil, seu braço de geração renovável, a companhia é o maior operador solar e eólico em termos de capacidade instalada e opera mais de 4,7 GW renováveis no país (2,1 GW eólicos, cerca de 1,2 GW solares e cerca de 1,3 GW de fonte hídrica), incluindo o maior parque eólico e o maior complexo solar da América do Sul.

A Enel Brasil possui ainda, no Estado do Rio Grande do Sul, um ativo estratégico para a integração energética do Mercosul, a Enel Cien, responsável pela conversão e transmissão de energia do Brasil para a Argentina e vice-versa. No segmento de comercialização, a Enel compra e vende energia convencional e incentivada no mercado livre em diversos estados e, em 2020, lançou a Enel Trading Brasil S/A, comercializadora de energia do Grupo que está atualmente entre as três maiores comercializadoras do Brasil.

A Enel também atua no país por meio da Enel X, linha de negócios do Grupo Enel que oferece serviços para acelerar a inovação e impulsionar a transição energética, incluindo gestão de energia e serviços financeiros. Com foco nos princípios da sustentabilidade e economia circular, a Enel X oferece a pessoas, comunidades, instituições e empresas soluções que respeitam o meio ambiente e incorporam inovação tecnológica na vida diária.

Site oficial: https://www.enel.com.br/

Crédito:
Imprensa | Enel

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5351 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!