Mars adere ao Pacto Global da ONU no Brasil

softelec
A Mars tem o compromisso de ajudar a criar um mundo seguro, saudável e sustentável para seus parceiros e as comunidades em que operam.
A Mars tem o compromisso de ajudar a criar um mundo seguro, saudável e sustentável para seus parceiros e as comunidades em que operam.

Imagem: Divulgação | Globalmente, a empresa já é participante da iniciativa das Nações Unidas desde 2013, mas agora passa a integrar o braço nacional do Pacto Global a fim de acelerar mudanças positivas em D&I, equidade de gênero, agro sustentável, uso de recursos hídricos, entre outros temas relevantes, em seus princípios e metas

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Dezembro de 2022 – A Mars é uma das empresas que prioriza a sustentabilidade em suas metas. Quando relançou seu programa global de Sustentabilidade, em 2018, a companhia comprometeu a investir mais de US$ 1 bilhão para ações em três pilares — Planeta Sustentável, Pessoas Prósperas e Promoção do Bem-estar — até 2050.

O chamado Sustainable in a Generation (SIG) é um dos mais completos planos que a empresa já realizou em sua história e para seguir progredindo em sua trajetória de construir o mundo o que deseja até 2030 e para as gerações futuras, a empresa passa a fazer parte da maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do planeta: o Pacto Global da ONU no Brasil.

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Formada por organizações que escolheram avançar por meio de um modelo sustentável e longevo, a rede — que no Brasil conta com mais de 1800 participantes e no mundo mais de 20 mil organizações — busca conduzir e apoiar as empresas a desenvolverem ações ainda mais rigorosas que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade em direção, principalmente, ao desenvolvimento sustentável. O Pacto Global provoca as empresas a contribuírem com soluções, assumindo compromissos públicos por meio da estratégia Ambição 2030, iniciativa que reúne Movimentos ligados a temas prioritários de ESG da ONU relacionados a diversidade de gênero, salário justo, acesso à água potável e saneamento, promoção da igualdade racial, diminuição das emissões de gases poluentes, cuidado com a saúde mental das pessoas e transparência nas informações.

Segundo Kátia Souza, Gerente de Assuntos Corporativos da Mars, o Pacto Global fará com que a companhia possa garantir maior assertividade e transparência em suas próprias metas, mas também mire na Ambição 2030.

“Não queremos apenas ser realizadores de tarefas. Nossa intenção é também estimular a cooperação e o trabalho mútuo, que é um dos Cinco Princípios da Mars“, diz Kátia. “Assim, ao organizarmos nossas metas e ao cumprir nossa responsabilidade com o que estabelecemos para cada área, institucionalmente, enraizamos a cultura da sustentabilidade e estimulamos o engajamento de parceiros, colaboradores e associados da Mars“, completa.

Um dos movimentos do Pacto Global é o “Elas Lideram 2030”, cujo foco é ampliar a participação de mulheres em cargos de liderança, exigindo que as empresas tenham 30% de presença feminina em alta liderança até 2025 e 50% delas nessa posição até 2030. A Mars tem como missão ultrapassar essa meta e equilibrar em 50-50 de homens e mulheres em cargos de liderança até 2025.

Outro exemplo de impacto sustentável para o País é o Movimento + Água, o qual o Pacto Global pretende alcançar mais de 100 milhões de pessoas com a universalização do saneamento e segurança hídrica no Brasil. Para contribuir com tal ação, a Mars já vem atuando de forma responsável nessa cadeia e tem por meta garantir o uso sustentável da água, a fábrica de Mogi Mirim (SP) — para alimentos para animais de estimação — referência global em gestão hídrica com uma Estação de Tratamento de Efluentes própria, reaproveitado e poços para obter água para as operações e consumo.

Outros compromissos da empresa estão relacionados à redução das emissões totais de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor em 27% e atingir emissões líquidas a zero até 2050, alcançando o equilíbrio entre a quantidade de emissões produzidas e a quantidade removida da atmosfera até 2050.

Destaque no CDP

O comprometimento da Mars com o tema não é novo. Em 2022, a Mars figurou na chamada Lista A do CDP, uma das mais renomadas organizações globais sem fins lucrativos que analisa anualmente como empresas gerenciam impactos ambientais relacionados a florestas, mudanças climáticas e recursos hídricos. O reconhecimento à Mars na Lista A traz um reconhecimento por sua atuação protagonista, ao lado de companhias que estão na liderança em governança, estratégia e que adotam metas ambiciosas para os temas endereçados pelo CDP.

A Mars recebeu classificação máxima nos temas Florestas e Segurança Hídrica, conquistando evolução notável nos últimos quatro anos. Somente cerca de 2% dos respondentes para Florestas entrou na lista A. No caso dos respondentes para Segurança Hídrica, cerca de 4% entraram na Lista A.

“Nosso objetivo é realmente tornar tangível nossa participação em iniciativas como o Pacto Global e os levantamentos do CDP que já fazem parte da realidade que vivemos no Brasil e do dia a dia da Mars“, completa Kátia.

Ao integrar o Pacto Global, a companhia se compromete a reportar anualmente o progresso em relação aos Dez Princípios do Pacto e com isso, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações no site e para mais informações, siga globalcompact e marsbrasil nas mídias sociais.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®️, OPTIMUM™️, PEDIGREE®️, RÁRIS®️, ROYAL CANIN®️, SKITTLES®️, SNICKERS®️, TWIX®️, UNCLE BEN’S®️e WHISKAS®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus 4 segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa — Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade — trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Site oficial: https://bra.mars.com/

Crédito:
Imprensa | Mars

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5059 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!