Saneamento Básico em pauta: Iguá lança iniciativa que ressalta a importância do acesso ao banheiro e ao esgotamento sanitário

softelec
Imagem: Iguá Saneamento
Imagem: Iguá Saneamento

Imagem: Divulgação | Companhia adotou banheiros de escolas, asilos e outras instituições, que irão ganhar cara nova nos próximos dias

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Dezembro de 2022 – No Dia Mundial do Banheiro, data instituída no calendário anual da ONU desde 2013, a Iguá, uma das principais empresas de saneamento no Brasil, adotou alguns banheiros em instituições que irão ganhar uma cara nova nos próximos dias. A ação inclui consertos de vazamentos, trocas de torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários, portas, fechaduras, válvulas de descargas, e até pequenos objetos decorativos.

No total foram escolhidos dezenas de banheiros, entre creches, casas de repouso, abrigos, grêmios recreativos e projetos comunitários, nas localidades onde a Iguá é a operadora dos serviços de água e esgoto.

Dispor de um banheiro deveria ser algo comum em pleno século XXI. Mas, infelizmente, essa não é a realidade da população brasileira. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil são 1,6 milhões de domicílios sem banheiro, ou seja, cerca de 5 milhões não tem acesso a um sanitário doméstico.

“Ter um banheiro é um privilégio, especialmente quando sabemos que, no mundo, há milhares de pessoas que não tem. A falta de esgotamento sanitário está intimamente ligada à precariedade de condições de vida da população. Vamos adotar alguns banheiros, deixando-os funcionais e agradáveis. Dessa forma, pretendemos trazer essa questão para o debate”, Ariane Roma – Especialista de Responsabilidade Social e Transformação, na Iguá Saneamento.

A proposta da ONU ao incluir a data, 19 de novembro, em seu calendário oficial é dar visibilidade e chamar a atenção de todos para a importância do acesso a banheiros e ao esgotamento sanitário no mundo.

De acordo com as Nações Unidas, 4,2 bilhões de pessoas não têm disponibilidade de um banheiro. Diante dessa realidade, o acesso à água limpa e saneamento para todos até 2030 entrou como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desde 2020, a Iguá é membro da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, se tornando a primeira empresa do setor a manifestar empenho com a descarbonização de seu negócio e vem avançando em outras agendas socioambientais, como o compromisso público, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), para reduzir suas emissões de carbono até 2030 e lançou o plano “Carbono Neutro”. Ainda em reconhecimento das ações que vem desenvolvendo em prol do enfrentamento da crise climática, neste ano a Iguá foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utilit pela Associação Internacional de Água (IWA, na sigla em inglês), maior rede internacional de profissionais de água, com membros em mais de 130 países.

“Universalizar o saneamento é uma pauta urgente, com impactos sociais, ambientais e econômicos. Não é mais possível admitirmos que em pleno século XXI há tantos brasileiros sem acesso a esse serviço”, conclui o COO da Iguá, Péricles Weber.

A aprovação do novo marco legal do saneamento básico, sancionado por meio da Lei nº 14.026/2020, traz esperança e diversas mudanças relevantes para o cenário do saneamento básico brasileiro. As principais metas do novo marco legal são universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto.

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros — Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná — com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas.

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Site oficial: https://igua.com.br/

Crédito:
Imprensa | Iguá Saneamento

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5375 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!