Hidrogênio verde: thyssenkrupp Uhde é selecionada para exploração de planta de craqueamento de amônia em escala comercial

softelec
thyssenkrupp © 2023
thyssenkrupp © 2023

Imagem: Divulgação

  • Tecnologia reformadora uhde® é usada como base para o processo de craqueamento de amônia em grande escala
  • O craqueamento de amônia permite configurar cadeias de valor globais para hidrogênio verde
Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Janeiro de 2023 – A thyssenkrupp Uhde e a Empresa Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (ADNOC) assinaram um memorando de entendimento que estabelece uma parceria de longo prazo para criação de novos mercados para o hidrogênio e promoção de cadeias globais de valor para energia limpa.

O documento foi assinado em 16 de janeiro, durante a realização da Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW).

O acordo terá como foco o desenvolvimento de um projeto conjunto de craqueamento de amônia em larga escala, usado para extrair hidrogênio da amônia após o transporte. Este processo é baseado na tecnologia reformadora uhde®, reconhecida pela sua aplicação em mais de 130 fábricas químicas de grande escala em todo o mundo.

Pelo acordo, as empresas trabalharão juntas para desenvolver projetos para plantas de craqueamento de amônia com a tecnologia da thyssenkrupp. Além disso, a iniciativa deve garantir a criação de oportunidades na cadeia de valor de energia limpa para o fornecimento e envio de amônia limpa dos Emirados Árabes Unidos para instalações de craqueamento de amônia em todo o mundo.

De acordo com o diretor executivo de Soluções de Baixo Carbono e Crescimento Internacional da ADNOC, Musabbeh Al Kaabi, o rápido crescimento do negócio de hidrogênio na empresa é viabilizado pelas abundantes e competitivas reservas de energia dos Emirados Árabes Unidos.

“Estamos empenhados em fortalecer nossa posição como um fornecedor confiável de energia com baixo teor de carbono, criando novos fluxos de receita e fazendo o mercado global de hidrogênio crescer. Ao fazer isso, a empresa seguirá trabalhando com parceiros como a thyssenkrupp, que pensam da mesma forma que nós, fornecendo soluções tangíveis que contribuam para a descarbonização do setor de energia”.

Para Martina Merz, CEO da thyssenkrupp, a empresa contribui ativamente para todas as dimensões da transformação verde. “Juntamente com a ADNOC, daremos um passo importante para o craqueamento de amônia em larga escala, viabilizando assim a cadeia de fornecimento global de hidrogênio verde. As competências da thyssenkrupp Uhde são, portanto, um componente essencial para este processo. Um exemplo perfeito de como as parcerias podem acelerar a transição e de como a tecnologia da thyssenkrupp está no centro da transformação verde”, pontua a executiva.

“Os países da Europa, assim como muitos outros ao redor do mundo, dependem das importações de hidrogênio verde para descarbonizar a indústria e a sociedade. A amônia limpa é a melhor maneira de transportar hidrogênio por navio e, junto com a ADNOC, forneceremos a última peça do quebra-cabeça para o comércio global de hidrogênio verde em grande escala”, destaca o CEO da thyssenkrupp Uhde, Cord Landsmann.

O Secretário de Estado do Ministério Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática, Stefan Wenzel, destacou: “apoiamos muito o acordo entre a ADNOC e a thyssenkrupp Uhde no âmbito da Parceria de Energia dos Emirados-Alemanha. O desenvolvimento de craqueadores de amônia em grande escala é um marco importante para o crescimento da economia global de hidrogênio e estamos muito satisfeitos que a thyssenkrupp Uhde contribua com a tecnologia de ponta alemã”.

A amônia é a chave para as cadeias globais de energia limpa

O hidrogênio é um elemento crucial para a transição energética, pois pode fornecer energia para setores em que a instalação da eletricidade é mais complicada, como nos transportes de longa distância, produtos químicos, ferro/aço, refino, combustível marítimo, caminhões e geração de energia. O Conselho de Hidrogênio estima que o hidrogênio poderia atender a 18% da demanda global de energia até 2050.

A amônia é um transportador ideal do hidrogênio, uma vez que é muito mais fácil de comprimir. Quando embarcada, após chegar ao seu destino, a amônia precisa ser decomposta (ou “craqueada”) em hidrogênio antes de ser utilizada na cadeia de valor da energia.

A energia produzida a partir do hidrogênio gera apenas água como subproduto, com emissão zero de dióxido de carbono. À medida que a indústria cresce em escala global, com forte demanda da Alemanha e de outros países da Europa, o craqueamento de amônia se torna essencial para o crescimento da indústria.

Tecnologias líderes para redução de emissões ao longo de toda a cadeia de valor

Além de oferecer soluções de craqueamento de amônia, a thyssenkrupp Uhde também completa a cadeia de valor com a oferta de tecnologias e armazenamento de amônia limpa, pontos relevantes para a transição para energia limpa. A thyssenkrupp Uhde tem mais de 100 anos de experiência em engenharia e construção de plantas químicas, com mais de 2.500 unidades no total. Entre as 130 plantas de amônia construídas estão algumas das maiores plantas do mundo, estabelecendo, de forma constante, novos padrões para a indústria, como a tecnologia de dupla pressão uhde®.

Sobre ADNOC

A ADNOC é um grupo líder em energia diversificada e petroquímica, de propriedade integral do Emirado de Abu Dhabi. O objetivo da ADNOC é maximizar o valor das vastas reservas de hidrocarbonetos do Emirado por meio de exploração e produção responsáveis e sustentáveis, para apoiar o crescimento econômico e a diversificação dos Emirados Árabes Unidos.

Para saber mais, visite: https://www.adnoc.ae/

Sobre a thyssenkrupp Uhde

A thyssenkrupp Uhde combina conhecimento tecnológico único e décadas de experiência global em engenharia, suprimentos, construção e serviços para plantas químicas. Desenvolvemos processos e produtos inovadores para um futuro sustentável e, assim, contribuir para o sucesso a longo prazo de nossos clientes em quase todas as áreas da indústria química. Nosso portfólio inclui tecnologias de ponta para a produção de produtos químicos básicos, fertilizantes e polímeros, bem como cadeias de valor completas para hidrogênio verde e produtos químicos sustentáveis.

Site oficial: https://www.thyssenkrupp-uhde.com/

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional de empresas que compreende negócios industriais e de tecnologia independentes e emprega cerca de 96.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2021/2022 registrou um faturamento de €41 bilhões. Suas atividades comerciais foram agrupadas em seis segmentos: Materials Services, Industrial Components, Automotive Technology, Steel Europe, Marine Systems, e Multi Tracks. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 3.600 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro.

O grupo thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 17.370 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, o grupo cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e ajuda a tornar a vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, usa suas diversas habilidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde de seus clientes.

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 3.700 colaboradores na região nos segmentos automotivo, energia, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2021/2022 um faturamento equivalente a R$ 5,2 bilhões.

Site oficial: https://www.thyssenkrupp-brazil.com/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5121 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!