Lançado serviço extra de coleta de resíduos no centro de São Paulo

softelec
Lançado em São Paulo projeto piloto “Operação Centro Limpo”.
Lançado em São Paulo projeto piloto “Operação Centro Limpo”.

Imagem: Divulgação | Região será atendida de modo contínuo das 6 às 22 horas, de segunda a sábado, com plantão aos domingos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2023 – O projeto piloto “Operação Centro Limpo” foi lançado no dia (5/04), no Vale do Anhangabaú, pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) e a Loga (Logística Ambiental de São Paulo), concessionária responsável pelo recolhimento, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos e de saúde na Região Noroeste da cidade.

Estiveram presentes ao evento: secretário-executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Galias de Souza Vargas; secretário da Casa Civil, Fabricio Cobra Arbex; secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro; secretário adjunto do Governo, Clodoaldo Pelissioni; João Manoel da Costa Neto, diretor, e Mauro Haddad Nieri, gerente de Saneamento da SP Regula; Valnei Nunes, diretor- presidente da Loga e os diretores da empresa Edson Stek, de Operações, e Lucas Feltre, Financeiro.

Divulgação
Divulgação

Edson Stek, diretor da LOGA enfatizou:

“O novo projeto contribuirá para que fique ainda mais limpa a região central da cidade, local histórico, muito dinâmico no comércio, serviços, gastronomia, presença de instituições financeiras e movimento turístico. A coleta extra de resíduos atenderá com eficácia e de modo contínuo à demanda gerada na área, que continua sendo uma das mais movimentadas e com maior população flutuante da cidade”, observou o executivo.

Está previsto reforço nos serviços nos períodos matutino e vespertino, acompanhado de um programa de conscientização específico e mapeamento dos grandes geradores. Além do centro velho, são contempladas as regiões de Campos Elíseos, Santa Efigênia, República, Sé e Consolação, as duas últimas de maneira parcial.

Os serviços reforçados, nos turnos das 6 às 14 e das 14 às 22 horas, contam, em cada um deles, com seis equipes de coleta com caminhão toco (semipesado, com dois eixos e boa capacidade de manobra). Também atuam dois agentes de conscientização e um líder adicional por turno dedicado à operação. A coleta regular noturna, após as 22 horas, e a seletiva serão mantidas normalmente, contando com a parceria de entidades e estabelecimentos comerciais.

As equipes circularão todo o tempo, saindo somente quando necessário para realizar descargas nas operações de transbordo dos resíduos. Assim, toda a área abrangida será atendida de modo contínuo das 6 às 22 horas, de segunda a sábado, com plantão de uma equipe por turno aos domingos.

No ato de lançamento, a Loga apresentou os veículos de coleta caracterizados especialmente para a ação. Além disso, estavam expostos um caminhão movido a biometano, um da coleta de recicláveis e o Ecomóvel da empresa, utilizado em ações de conscientização sobre descarte correto de resíduos.

O projeto-piloto terá duração de três meses. Posteriormente, poderá ser estendido para o Canindé, Bela Vista, Bom Retiro, Brás e Luz.

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5055 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!