Queda de 58% no preço do polissilício pode impulsionar vendas de sistemas fotovoltaicos no segundo semestre

softelec
A Solarprime é a maior rede de franquias do Brasil em soluções de energia solar fotovoltaica.
A Solarprime é a maior rede de franquias do Brasil em soluções de energia solar fotovoltaica.

Imagem: Divulgação | CEO da Solarprime, Mário Campo Grande, explica que cenário irá favorecer as vendas no segundo semestre aliado às possibilidades de novas linhas de créditos e juros subsidiados pelo governo

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Junho de 2023 – Os preços da principal matéria-prima para produção de painéis solares, o polissílicio, tiveram uma queda de 58% em junho, se comparado a fevereiro deste ano. Relatório da consultoria Grenner aponta que o valor da matéria-prima caiu de US$30,80/kg, em fevereiro, para US$12,62/kg na primeira semana de junho.

De acordo com o relatório, a queda já era prevista por especialistas ainda no início deste ano, previsão que se confirmou com o excesso de oferta de silício policristalino a partir do aumento da capacidade produtiva na China e consequente alta no nível de estoque. O valor do silício é responsável por cerca de 60% do custo dos módulos fotovoltaicos, e por sua vez, os módulos representam algo em torno de 38% a 50% do preço final de um sistema fotovoltaico.

Para o CEO da Solarprime, Mário Campo Grande, esse cenário pode contribuir para queda significativa no preço final dos sistemas fotovoltaicos.

“No futuro não vai existir energia mais barata e acessível do que a solar. Este é só o primeiro passo. A redução nos custos dos sistemas está muito forte. Há 10 anos, por exemplo, o custo watt dos painéis na China era quase U$1,00. Ano passado, fechou em U$0,26 o custo watt. Neste momento, já se encontra a em U$0,20. A tendência de queda é latente por outro motivo, além da redução do valor na aplicação do silício: novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para diminuição do seu uso para produção das placas ou mesmo sua substituição”, explica Campo Grande.

Ainda segundo o relatório da Grenner, o valor do frete dos navios que fazem rotas asiáticas está em queda, voltando aos patamares prévios à pandemia. Todos os fatores somados, mais a possibilidade de estoque dos distribuidores de equipamentos, poderão reduzir o preço final dos kits fotovoltaicos e impulsionar uma possível recuperação do mercado.

Energia solar para todos: novas tecnologias e mais créditos

O CEO Mário Campo Grande ressalta que esse é o início de um movimento que irá tornar a energia solar cada vez mais acessível para todas as camadas da sociedade.

“Os preços dos sistemas fotovoltaicos vão cair ainda mais e possibilitar que os clientes de todas as classes sociais possam instalar sistemas autônomos dentro de suas casas, os famosos off-grid, que possibilitam a estocagem de energia”, afirma.

Campo Grande ainda destaca que o desenvolvimento de novas tecnologias na produção de módulos fotovoltaicos poderá diminuir o custo dos equipamentos e aumentar a oferta de sistemas fotovoltaicos.

“A aplicação de um mineral chamado perovskita é uma solução muito mais rentável do que o silício, pois seu valor será significativamente mais barato, além de que testes já realizados comprovaram sua eficácia como supercondutor”, acrescenta.

Além disso, um fator que pode impulsionar as vendas, segundo Mário, serão as possibilidades de acesso a linhas de financiamento mais facilitadas para população de baixa renda.

“No futuro, todo o movimento de queda no custo de sistemas, tecnologias e créditos facilitados vão tornar o acesso à energia solar semelhante ao que foi com o celular a uns anos atrás, pois hoje, independentemente de classe econômica, todos têm um na mão. Assim será com energia solar, todos terão um sistema fotovoltaico em casa”, finaliza.

Sobre a Solarprime

A Solarprime é a maior rede de franquias do Brasil em soluções de energia solar fotovoltaica, pioneira no setor atuando desde 2014, com milhares de sistemas instalados, entre residenciais, comerciais, industriais, rurais e outros. Está presente nos 26 estados e Distrito Federal com mais de 470 unidades. A entrada da Solarprime no franchising se deu em 2016, quando seus fundadores viram a oportunidade de expandir o negócio por todo o território nacional, com o objetivo de atender à demanda dos consumidores por uma solução que proporciona economia financeira e sustentabilidade simultaneamente.

A empresa é considerada a maior rede de franquias de energia solar do país, certificada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5059 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!