Programa Mãos Pro Futuro alcança a marca de 100 caminhões doados às cooperativas de reciclagem brasileiras

softelec

Imagem: Divulgação | O investimento em caminhões tem possibilitado que as associações e cooperativas de catadores realizem a coleta seletiva em diferentes localidades

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Julho de 2023 – O Programa Mãos Pro Futuro, criado e coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), e realizado em parceria com as entidades ABIPLA e ABIMAPI, alcançou um marco significativo ao contabilizar 100 caminhões doados para diversas organizações de catadores brasileiras. O trabalho desenvolvido é dedicado a fortalecer e estruturar essas cooperativas, com o objetivo de impulsionar sua produção e desempenho da coleta seletiva, assim como gerar emprego e renda para os mais de seis mil catadores de materiais recicláveis apoiados pelo programa.

Os investimentos realizados pelo Mãos Pro Futuro são utilizados na melhoria de infraestrutura, aquisição de equipamentos e caminhões, pagamento por tonelada recuperada, capacitação e assessoria técnica, software de gestão, divulgação, entre outros. Estes recursos desempenham um papel fundamental na otimização do trabalho realizado nas cooperativas, trazendo sempre benefícios ao meio ambiente e aos parceiros.

“O investimento na aquisição de caminhões tem possibilitado que as associações e cooperativas de catadores realizem a coleta seletiva em diferentes localidades, o que resulta em um aumento considerável nas quantidades de materiais recicláveis coletados. Isso, por sua vez, contribui para o aumento da produtividade das cooperativas e, consequentemente, da renda de todos os cooperados envolvidos”, explica Rose Hernandes, diretora-executiva de meio Ambiente da ABIHPEC e coordenadora do Mãos Pro Futuro.

A ampliação da parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a presença do programa em todo o território nacional se somam aos resultados positivos.

Atualmente, 182 organizações de catadores, que reúnem mais de 6.000 cooperados integram o Mãos Pro Futuro.

O programa registrou 163.845 toneladas de massa de embalagens recuperadas e encaminhadas para reciclagem em 2022. O volume é 11,3% maior que o apurado no balanço de 2021. No total são 966.345 toneladas de resíduos recuperados de 2013 a 2022, fruto de um investimento de R$ 138 milhões, realizado prioritariamente em associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

O volume registrado em 2022 é o novo recorde do Mãos Pro Futuro, que apresenta frequente progressão no volume recuperado ao longo dos anos. Em 2022, 30,4% das embalagens dos produtos colocados no mercado, pelas empresas participantes do “Mãos Pro Futuro”, foram recuperadas e encaminhadas para a reciclagem. Em 2021, por conta dos resultados alcançados, o programa também foi selecionado pela segunda vez como um exemplo de iniciativa sustentável pela Comissão Econômica para América Latina e o Caribe – CEPAL (ONU). Além disso, o modelo de gestão do “Mãos Pro Futuro” atende diretamente a 7 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda das Nações Unidas para 2030.

Site oficial: Mãos Pro Futuro | Logística Reversa

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Site oficial: https://abihpec.org.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5121 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!