Sustentabilidade na prateleira: setor de produtos de limpeza registra aumento de mais de 300% no número de embalagens recicladas

softelec
Créditos divulgação. Foto tirada na cooperativa Viva Bem.

Imagem: Divulgação | Em parceria com a eureciclo, empresas do segmento já realizaram a compensação ambiental de mais de 84 mil toneladas de embalagens pós-consumo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2023 – Um dos setores que se destacam em relação à sustentabilidade e reuso de embalagens são os fabricantes de produtos de limpeza. E com o compromisso de contribuir para a diminuir o impacto do descarte incorreto de embalagens, a eureciclo, maior operadora de logística reversa do país, auxiliou na compensação de 84.281.610 toneladas de embalagens deste segmento, um crescimento de 327% da massa reciclada entre 2019 e 2022.

O plástico e o papel foram os materiais mais compensados, representando 67% desse total. 

Crédito: foto tirada na cooperativa Viva Bem

Esse impacto pode ser observado na busca de parceria para diminuir os impactos ambientais. O número de clientes da eureciclo aumentou em mais de 200% entre 2020 e 2022, saindo de 84 para 257. Dentre os diversos parceiros do setor de limpeza está a marca Veja. Com mais de cinco décadas de história, a marca tem o objetivo de mitigar os impactos da sua atuação na natureza e implementar estratégias que promovem a sustentabilidade por meio da logística reversa. Em parceria com a eureciclo, ela compensa 100% do volume comercializado do Multiuso Power Nature, tanto o original quanto o refil. 

“A aposta na operacionalização de logística busca equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, incentivar a cadeia de reciclagem e reduzir cada vez mais o impacto ambiental. Somente no ano de 2022, o setor de limpeza compensou quase R$5 milhões em resíduos”, afirma Camila Castello Branco, gerente de negócios e parcerias da eureciclo.

Os resíduos são direcionados para a reciclagem, em peso e material, e os operadores de coleta e triagem são remunerados pelo serviço prestado.

“O mecanismo contribui para equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza, além de incentivar a cadeia de reciclagem de materiais complexos, oferecendo sustentabilidade financeira para o setor, por meio da compensação ambiental”, explica Camila.

A eureciclo, desde 2016, já compensou mais de 828 mil toneladas de resíduos pós-consumo. Os parceiros do setor são fundamentais para os resultados já conquistados e para a valorização de mais de 420 operadores e cooperativas de triagem homologados pela certificadora, espalhados por todo o país.

Inclusão social e economia circular

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) , apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo. Visando alterar essa estatística, as principais marcas do setor de limpeza no Brasil têm optado pela reciclagem na fabricação de novos frascos, como medida para racionalizar o uso dos recursos naturais. Além da compensação dos produtos pós-consumo, é realizada a remuneração dos operadores de coleta pelo serviço prestado por meio das centrais de triagem parceiras. 

O país tem grande potencial para aumentar os índices de compensação ambiental e a logística reversa valoriza os profissionais de reciclagem. De acordo com dados do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), há cerca de 800 mil profissionais em atividade no Brasil. Esses trabalhadores são responsáveis por 90% da coleta de todos os resíduos e as estimativas mostram que o número de pessoas que vivem desse trabalho varia de 300 mil a 1 milhão.

“A eureciclo auxilia as empresas a investirem na cadeia de reciclagem. Em conjunto com uma rede de cooperativas e operadores de reciclagem parceiros. Desse modo, as marcas reciclam uma quantidade de material equivalente às que colocam no mercado com as suas embalagens, contribuem para aumentar a vida dos recursos naturais e beneficiam operadores de coleta e triagem de materiais recicláveis a se tornarem protagonistas nesse processo. Tudo isso fazendo girar a roda da economia circular”, esclarece Camila.

Sobre a eureciclo

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.

Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 420 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.

Como resultado dessa união e parceria com mais de 7 mil clientes, já conseguimos que mais de 828 mil toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 14 mil famílias impactadas,

A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 , e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro. 

Site oficial: https://www.eureciclo.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!